Investir em um tipo específico de restaurante é uma forma de se adaptar à concorrência de mercado, aproveitando para encontrar novos caminhos e novas soluções. Mesmo que haja alguma semelhança entre alguns desses tipos de restaurantes, os clientes buscam-nos devido as características distintas, assim como de seus cardápios.
Diferença entre bistrô e restaurante
Você sabe qual a diferença entre um bistrô e um restaurante? O bistrô é um dos estilos de restaurantes surgido na França. É pequeno e despretensioso, e valoriza a interação individualizada entre os clientes e o dono – relacionamento personalizado, tornando a experiência rica e única.
Geralmente é um negócio familiar e gerenciado pela família. A área de atuação é de proximidade com os clientes, conhecendo seus gostos e oferecendo uma comida caseira e diferenciada.
Os bistrôs também se destacam pelo custo-benefício, pois o consumidor não vai pagar pelo conforto e pelos pratos mais requintados dos restaurantes, e por outro lado, não terá o mais básico dos pratos. O conceito principal pode ser entendido como, “bem servido sem pagar muito por isso”.
O espaço destinado aos processos de fornecimento de refeições, precisa comportar alguns equipamentos específicos, como refrigeradores, fornos, fogões, mesas em aço inox, estantes e prateleiras inox, pias aço inox , coifas entre outros.
O que é um bistrô?
Estima-se que o bistrô tenha conquistado muitas pessoas desde 1815. O público-alvo gosta das três principais características que definem o estilo gastronômico desses negócios, que são:
- O ambiente aconchegante;
- A simplicidade;
- A comida de qualidade
Por ser normalmente em um espaço pequeno, o chefe costuma ter uma forte presença não só na cozinha, mas também interagindo diretamente com o próprio cliente.
Uma curiosidade muito interessante sobre os bistrôs é que eles vieram de mulheres que decidiram abrir pequenos estabelecimentos gastronômicos em suas próprias casas para complementar a renda familiar quando os homens estavam em guerra e as deixavam sozinhas.
Para quem deseja maior interatividade com os clientes, em um ambiente que poderia ser a sua própria casa, esse modelo de negócio é um ótimo investimento, com um toque artesanal e pessoal, leva em consideração detalhes para agradar o cliente.
Cardápio de um bistrô
Pelo conceito, não há um cardápio fixo (ele é sazonal), pois os pratos são feitos de acordo com os ingredientes da época ou disponíveis no mercado.
Os pratos costumam ser simples, com preparo clássico e sem equipamentos complicados, mas precisam ser deliciosos. Há opções para todos os gostos e podem estar no cardápio para quem deseja abrir um bistrô.
À medida que o negócio cresce, os pratos podem ser aprimorados de acordo com o público-alvo e, apesar de um cenário mais tradicional, nada impede de trazer pratos modernos e contemporâneos.
Comida caseira é a palavra-chave desse conceito. Além de escolher refeições completas do menu para o almoço e jantar, é possível considerar o café e as sobremesas da tarde. Inove, pesquise, conheça os gostos locais, você não precisa ofertar apenas pratos típicos de um bistrô francês só por causa das origens do estilo gastronômico.
- Refeições (almoço e jantar): Panquecas, crepes, macarrão com molhos variados, fondue, risotos, carnes com especiarias, peixes grelhados ou à milanesa, lasanhas.
- Sobremesas: Croissant, Petit gâteau, tortas, cheesecake, pudins, brownies, sorvetes, profiteroles, macarons, salada def frutas com frutas da estação, churros, mousses.
- Bebidas: Diversos tipos de cafezes, vinhos e espumantes, chás gelados, sucos, coquetéis com e sem álcool, licores, refrigerantes, cervejas nacionais e importadas.
Depois de definir os pratos e bebidas do seu cardápio, é imprescindível pensar na apresentação dele, pois como diz o ditado – “a primeira impressão sempre é a que fica”.
Investir em um modelo de cardápio digital pode ser uma ótima alternativa para agregar modernidade à sua apresentação e ainda facilitar o atendimento.
O cardápio eletrônico já possui várias interfaces e meios de utilização diferentes. Basicamente utiliza um software, geralmente simples de ser utilizado, pois dá preferência para aparelhos touchscreen, como smartphones e tablets no estilo pressione e arraste.
Conheça os melhores equipamentos em aço inox acessando o site da Loja Brazil (clicando no botão abaixo). Acompanhe-nos também nas redes sociais e assine nossa newsletter.