Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Veja como limpar seus produtos de aço inox em 6 passos.

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Limpar produtos de aço Inox sem sofrer

Limpar produtos de aço inox em 6 passos!

O aço inox é um dos materiais mais resistentes e é utilizado em uma ampla variedade de utensílios industriais e caseiros. É um material altamente sustentável, pois possui vida útil longa, não requer uso de produtos químicos perigosos para limpeza e, por isso, não agride o meio ambiente, além de minimizar os itens e custos de manutenção.

Seu filme de cromo é o responsável por sua resistência à oxidação e à ferrugem e, com os cuidados corretos, esse filme pode protegê-lo por anos. No entanto, a integridade da proteção pode ser danificada pela sujeira e por outros contaminantes, por isso a limpeza do aço inox deve ser feita regularmente e com itens que sejam seguros para ele.

limpar aço inox - Veja como limpar seus produtos de aço inox em 6 passos.

Produtos indicados para limpeza do aço inox

Os melhores produtos para a limpeza do aço inox são: água, sabão, detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de nylon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Secagem

A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e quase sempre remove as mais intensas, fazendo com que as manchas da superfície do aço desapareçam completamente.

Passo a passo da limpeza de rotina

1- Remova todos os detritos da superfície.
2- Molhe as superfícies a serem higienizadas.
3- Faça uma solução moderadamente concentrada de detergente com água morna e, aplique a solução com auxílio de esponja de pano ou esponja de nylon, com movimentos firmes e uniformes, assegurando-se de que toda a superfície foi coberta.
4- Enxágue imediatamente, antes que a solução seque.
5- Enxugue com pano úmido.
6- Seque com um pano absorvente.

Sujeira Moderada / Manchas Leves

No caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, usando um pano macio ou uma bucha de nylon para passar na superfície do aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, com passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Sujeira Intensa / Manchas Acentuadas

Faça uma pré-imersão em detergente morno, ou uma solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada, repita se necessário, e só se a sujeira persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos abrasivos, como os sapólios. Por fim, enxágue e siga as etapas da limpeza de rotina.

O ácido amigo da limpeza do aço inox

O ácido nítrico (HNO3) é o único ácido mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox.
Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos à base de alumínio e cobre, comum nos utensílios de cozinha.

Cuidados para preservar as características do aço inox

Mesmo adotando os procedimentos normais de limpeza do aço inox, existem cuidados que devem ser observados para preservar suas características.

Ácidos e produtos químicos

Ácidos e produtos químicos para piscina, ácido de bateria, ácido muriático, removedores de tintas e similares danificam a superfície do aço inox; portanto, devem ser evitados. Alvejantes e água sanitária podem ser usados ocasionalmente em pias ou tanques, desde que diluídos em água nas concentrações recomendadas. Use água entre fria e morna ao invés de água quente ou fervendo.

Cuidado com alguns produtos de limpeza
Polidores e saponáceos abrasivos só devem ser utilizados na limpeza do aço inox em casos extremos, pois podem prejudicar sua superfície.

Rótulos ou etiquetas

Descole o máximo que puder. Mergulhe a peça em água morna e esfregue com um pano macio. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Mas cuidado: nunca raspe a superfície do aço inox com lâmina, espátula ou abrasivos grossos.

Aço Comum
Não deixe artigos de aço comum em contato com o aço inox, especialmente se estiverem úmidos ou molhados. É o caso das esponjas de aço, cuja ferrugem pode manchar o aço inox. Quando não for possível evitar o seu uso, as peças dever ser enxaguadas com água em abundância.

A frequência da limpeza do aço inox será estabelecida pela intensidade do uso, mas não deverá ultrapassar o período de seis horas entre o final do uso e sua limpeza.

Após esse período, a maior parte dos detritos, sobretudo os ácidos e os materiais orgânicos, sofrem um processo de fermentação química que pode dificultar a limpeza ou, até, causar danos irreversíveis.

Considerações Finais

É necessário ponderar sobre todas as opções disponíveis e analisar os possíveis cenários, para que não danifique nenhum item da sua cozinha e entenda as melhores maneiras de ter o cuidado. Esperamos que com esse artigo você possa levar em consideração as possibilidades e com isso possa tomar a decisão mais acertada para limpar seus produtos de aço inoxidável.

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. 🙂