Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Uso do Aço Inox em Laboratórios

Veja algumas razões pelas quais os órgãos fiscalizadores recomendam o uso do aço inox em laboratórios e demais unidades de saúde.

O aço comum é um material conhecido no mercado por sua boa resistência e variada aplicação. Por outro lado, com o surgimento do aço inox e sua consequente popularização, não demorou para que todos notassem as vantagens que esse tipo de composto é capaz de disponibilizar.

Há diversas razões pelas quais os laboratórios e outras unidades de saúde usam em seus equipamentos o aço inoxidável. Esterilização e limpeza estão no topo desta lista de prioridades.

A seguir destacamos as razões pelas quais o aço inoxidável é a matéria prima recomendada por órgãos fiscalizadores.

1- Propriedades do Aço Inoxidável

Têm como principais características alta resistência à corrosão, boa ductilidade, boa resposta aos trabalhos a frio e a facilidade em operações de soldagem, permitindo uma vasta gama de aplicações.

Possui propriedades antibacterianas, baixa rugosidade, impossibilitando que as sujeiras fiquem retidas no material e evitando que as bactérias se alojem no equipamento.

Material menos suscetível a corrosão com o passar do tempo. O aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto e à abrasão, além de grande durabilidade.

O aço inox é hoje, sinônimo de material durável e resistente, nos dando sempre a impressão de que é algo que não se deteriora mesmo sob condições adversas.

Por ser um material resistente à corrosão, possibilita grande vida útil, desde que a manutenção seja realizada adequadamente. Devido a isso, é um dos materiais mais utilizados na produção de equipamentos hospitalares e laboratoriais que necessitam de higienização constante.

Essas ligas suportam temperaturas baixas ou elevadas sem sofrer deformidades. Possuem alta resistência ao calor, permitindo suportar as temperaturas extremas usadas em equipamentos de esterilização, por exemplo.

Material 100% reciclável, o ciclo de vida dos produtos de aço inoxidável contribui para a minimização de recursos. Quando os produtos acabam completando sua vida útil, há menos preocupação com o descarte.

2- Uso do aço inoxidável em ambientes laboratoriais

Laboratórios e demais unidades de saúde precisam estar atentos em relação a higienização e propagação de micro-organismos.

Preocupar-se com riscos comuns biológicos, patógenos entre outros, já fazem parte dos cuidados essenciais e a escolha por equipamentos de qualidade irão auxiliar nesses cuidados.

Os equipamentos utilizados em laboratórios são:

  • Carrinhos para suprimentos;
  • Mesas e bancadas de apoio para laboratórios e áreas de farmácia;
  • Prateleiras e estantes para armazenagem de materiais;
  • Lavatórios e pias de assepsia para higienização;
  • Recipientes para resíduos médicos (bandejas, tigelas).

imagem blog aco inoxidavel o793 x 305 px - Uso do Aço Inox em Laboratórios

A vantagem dos equipamentos em aço inox para este tipo de aplicação, refere-se a constante limpeza que deve ser realizada. Todas essas vantagens ajudam a garantir a segurança tanto de pacientes quanto dos funcionários.

3- Exigências de Órgãos Fiscalizadores

Os órgãos sanitários nacionais e internacionais, indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável. Sabe por quê? Porque o aço inox oferece maior segurança, não transmitindo substâncias tóxicas, além de apresentar maior durabilidade e facilidade na limpeza.

Poucos ambientes industriais ou comerciais são submetidos a especificações tão exigentes quanto laboratórios, hospitais, clínicas e farmácias.

4- Termos técnicos do Aço Inoxidável

O aço inox é feito a partir de uma liga com vários metais, e pode ser produzido utilizando diversas composições químicas diferentes, das quais resultam em materiais com características distintas.

A família dos austeníticos, é a mais utilizada para equipamentos laboratoriais, em sua composição existe uma liga não magnética, ou seja, não colam ímãs. Possuem entre 17% e 25% de cromo e entre 7% e 20% de níquel. Essa característica diferencia o aço inox dos aços ferrosos.

imagem blog aco inoxidavel 3793 x 305 px - Uso do Aço Inox em Laboratórios

Em termos mais técnicos, o aço inox é uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo, o que o torna mais resistente do que o aço comum.

Isso acontece porque, ao entrar em contato com o oxigênio do ar, o cromo forma uma fina camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o contra a corrosão.

Apesar de invisível e finíssima, essa película é altamente aderente ao aço inox, defendendo-o contra a ação de agentes agressivos, como água do mar, variações de temperatura e o próprio oxigênio, que é o principal causador das oxidações dos metais (ferrugem).

Mesmo quando o aço inox sofre algum tipo de dano, seja um corte, amassado ou arranhão, imediatamente o oxigênio do ar combina-se com o cromo, formando novamente a camada protetora e restaurando sua resistência original.

Aumento da Resistência do Aço Inox

Adicionar ao inox outros elementos, como o níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio, também pode aumentar a resistência do material e garantir ao produto múltiplas aplicações em diferentes setores produtivos.

Aço Inox 201 e 304

Equipamentos de qualidade influenciam diretamente no custo-benefício do seu empreendimento, seja ele qual for. A Loja Brazil, trabalha com os dois metais de aço inoxidável geralmente mais utilizados, o 201 e o 304. Já abordamos aqui quais os tipos de aço inox existentes.

Acesse o site https://www.lojabrazil.com.br/ para conhecer os melhores equipamentos em aço inoxidável e não esqueça de assinar nossa newsletter e nos acompanhar nas redes sociais.