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Ticket médio de restaurante: qual a importância e como calculá-lo?

Você sabe calcular o ticket médio do seu restaurante? Sabe como utilizá-lo a favor do seu negócio?

Você sabe calcular o ticket médio do seu restaurante? Sabe como utilizá-lo a favor do seu negócio?

Assim como em qualquer empresa, acompanhar as principais métricas é parte essencial do trabalho de avaliação de desempenho e obtenção de insights para futuras ações.

No caso de restaurantes, o ticket médio é uma das métricas mais importantes, permitindo medir a lucratividade do estabelecimento, sua saúde financeira e como aumentar a sua rentabilidade.

O que é o ticket médio?

Como o próprio nome já dá a entender, o ticket médio é o valor que cada cliente gasta, em média, em um restaurante.

Qual a importância de calcular o ticket médio do seu restaurante?

O ticket médio de um restaurante é um importante indicador de desempenho, que permite acompanhar o comportamento do consumidor e, a partir do crescimento ou encolhimento do valor, elaborar estratégias para melhorá-lo.

Ao acompanhá-lo periodicamente, é possível determinar o que está funcionando e o que precisa de ajustes no estabelecimento, tanto do ponto de vista administrativo quanto dos produtos oferecidos ao cliente.

Uma das principais vantagens de acompanhar o ticket médio é ter referências mais concretas para embasar as entradas e saídas, proporcionando ao restaurante adequar-se à sua realidade financeira.

Como calcular o valor do ticket médio do restaurante?

O cálculo do ticket médio de restaurantes é simples: basta dividir o valor total consumido em um determinado período pelo número de clientes que compareceram ao local.

Exemplo: se um restaurante apresentou faturamento de R$ 5.000 em um dia e atendeu 100 clientes, significa que o ticket médio do local foi de R$ 50 por pessoa.

Recomenda-se calcular o ticket médio mensalmente e criar uma planilha para comparar e acompanhar a evolução (ou involução) do negócio, facilitando a identificação de pontos críticos e auxiliando na tomada de decisões

Dicas para aumentar o valor do ticket médio do seu restaurante

Treine sua equipe

Mais do que atendentes, os garçons devem ser bons vendedores. Oferecer uma bebida, apresentar os acompanhamentos ou sugerir uma sobremesa na hora certa pode despertar o desejo do cliente em consumi-los e, assim, gastar um pouco mais.

Fidelize

Cartões fidelidade são uma boa saída para gerar consumo recorrente e, eventualmente, estimular que seus clientes gastem mais. Dentre as opções mais conhecidas está oferecer uma refeição grátis a cada X compras.

Ofereça descontos e promoções

Promoções também são uma excelente forma de aumentar o ticket médio do restaurante. Opções como descontos para aniversariantes ou promoções em datas especiais ou nos dias ou horários menos movimentados podem atrair o público e aumentar as vendas.

Crie combos

Normalmente, as pessoas que saem para comer acabam consumindo bebidas e, na maioria dos casos, sobremesas. Por isso, crie estratégias que estimulem os clientes a consumi-los, como combos prato+bebida+sobremesa em que o valor total é menor do que a soma dos itens vendidos individualmente.

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia, acesse o site da Loja Brazil e assine nossa newsletter!

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Assim como em qualquer empresa, acompanhar as principais métricas é parte essencial do trabalho de avaliação de desempenho e obtenção de insights para futuras ações.

No caso de restaurantes, o ticket médio é uma das métricas mais importantes, permitindo medir a lucratividade do estabelecimento, sua saúde financeira e como aumentar a sua rentabilidade.

O que é o ticket médio?

Como o próprio nome já dá a entender, o ticket médio é o valor que cada cliente gasta, em média, em um restaurante.

Qual a importância de calcular o ticket médio do seu restaurante?

O ticket médio de um restaurante é um importante indicador de desempenho, que permite acompanhar o comportamento do consumidor e, a partir do crescimento ou encolhimento do valor, elaborar estratégias para melhorá-lo.

Ao acompanhá-lo periodicamente, é possível determinar o que está funcionando e o que precisa de ajustes no estabelecimento, tanto do ponto de vista administrativo quanto dos produtos oferecidos ao cliente.

Uma das principais vantagens de acompanhar o ticket médio é ter referências mais concretas para embasar as entradas e saídas, proporcionando ao restaurante adequar-se à sua realidade financeira.

Como calcular o valor do ticket médio do restaurante?

O cálculo do ticket médio de restaurantes é simples: basta dividir o valor total consumido em um determinado período pelo número de clientes que compareceram ao local.

Exemplo: se um restaurante apresentou faturamento de R$ 5.000 em um dia e atendeu 100 clientes, significa que o ticket médio do local foi de R$ 50 por pessoa.

Recomenda-se calcular o ticket médio mensalmente e criar uma planilha para comparar e acompanhar a evolução (ou involução) do negócio, facilitando a identificação de pontos críticos e auxiliando na tomada de decisões

Dicas para aumentar o valor do ticket médio do seu restaurante

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Mais do que atendentes, os garçons devem ser bons vendedores. Oferecer uma bebida, apresentar os acompanhamentos ou sugerir uma sobremesa na hora certa pode despertar o desejo do cliente em consumi-los e, assim, gastar um pouco mais.

Fidelize

Cartões fidelidade são uma boa saída para gerar consumo recorrente e, eventualmente, estimular que seus clientes gastem mais. Dentre as opções mais conhecidas está oferecer uma refeição grátis a cada X compras.

Ofereça descontos e promoções

Promoções também são uma excelente forma de aumentar o ticket médio do restaurante. Opções como descontos para aniversariantes ou promoções em datas especiais ou nos dias ou horários menos movimentados podem atrair o público e aumentar as vendas.

Crie combos

Normalmente, as pessoas que saem para comer acabam consumindo bebidas e, na maioria dos casos, sobremesas. Por isso, crie estratégias que estimulem os clientes a consumi-los, como combos prato+bebida+sobremesa em que o valor total é menor do que a soma dos itens vendidos individualmente.

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