Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Tecnologia na produção de alimentos

A tecnologia é fundamental para fazer a gestão de todos os processos envolvidos com a produção de um produto alimentício e visando o aumento da produtividade.

Há 12 mil atrás com a Revolução Agrícola, a relação do homem com a agricultura teve início, foi quando descobriram ser possível plantar um grão e não somente colher pronto da natureza.

Nos dias atuais, as transformações ocorrem em velocidade muito alta, isto devido à capacidade de conhecimento em pesquisas, flexibilidade e conectividade das pessoas.

A tecnologia é fundamental para fazer a gestão de todos os processos envolvidos com a produção de um produto alimentício e visando o aumento da produtividade.

É imprescindível que, para superar os desafios postos à agricultura, a adoção de tecnologias modernas são ótimas ferramentas. Estas tecnologias possibilitam garantir a segurança alimentar e conservação ambiental.

A segurança alimentar refere-se a alimentos produzidos em bases sustentáveis, onde a qualidade e os métodos de produção são essenciais. A qualidade é a característica mais relevante na hora do consumidor decidir sobre o que irá consumir. Além da forma como o alimento foi produzido, levando em consideração o ambiente e todos os processos.

A tecnologia, não deve ser confundida com algo prejudicial aos métodos de aumento da produtividade, não estamos falando sobre uma indústria totalmente industrializada, alimentos processados ou métodos artificiais. Muito pelo contrário, refere-se a maneiras mais eficazes de produção e conservação do solo.

As novas tecnologias, fizeram surgir modalidades em benefício a agricultura. Dentre elas, podemos destacar a Agricultura de Precisão e a Agricultura Digital.

A Agricultura de Precisão, está relacionada a tudo aquilo que agrega mais exatidão e otimiza recursos para convergir em maior produtividade e sustentabilidade com o uso da tecnologia, considerando a aplicação de insumos nas áreas que apresentam maior potencial produtivo.

A Agricultura Digital, é o conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor a acompanhar com maior eficiência as atividades rurais, como softwares e dispositivos responsáveis pela coleta e o processamento de dados.

Essa modernidade, em relação a agricultura, conta com sistemas que fazem leitura do solo, indicam insumos necessários, medidores de umidade, pulverização e colheita gerenciadas via satélite, inclusive permitem mapear a produtividade e maquinário.

As instituições de pesquisa buscam continuamente desenvolver processos que possam contribuir para a melhoria da produtividade e da qualidade dos alimentos, para a redução dos custos de produção e aprimoramento dos processos de gestão.

A produção agrícola moderna, com crescente uso de tecnologia, tem se mostrado bastante eficiente e segura para garantir aos consumidores a disponibilidade por alimentos mais acessíveis e saudáveis.

Essa diversidade de tecnologias, certamente contribuem para a melhoria de todo o processo de produção agrícola. Dada as dimensões e as diversidades existentes no Brasil, não podemos deixar de considerar os esforços necessários para que todos, tenham acesso às tecnologias disponíveis.

A tecnologia é a grande aliada do homem, em todos os setores. Para que possamos utilizá-la de forma adequada, faz-se necessário cada vez mais o conhecimento. Somente através dele, seremos capazes de utilizar de forma correta as tecnologias que são disponibilizadas a todo instante.

 

Leia também: Como a alimentação influencia no meio ambiente?

 

Acesse www.lojabrazil.com.br e conheça produtos de qualidade que só tem a agregar em seu estabelecimento.