Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Segurança na Cozinha do seu Restaurante

A segurança na cozinha do seu restaurante significa proteger seus colaboradores e garantir o futuro da empresa. Acompanhe e saiba mais!

Em uma cozinha industrial, existem vários utensílios e equipamentos que podem causar graves acidentes, sendo assim, é de suma importância frisar sobre a segurança do trabalho em restaurantes.

A segurança no local de trabalho é uma questão que exige uma discussão indiferente da área de atuação. As ações de prevenção de acidentes envolvem esforços nas áreas de gestão, previsão, planejamento e comprometimento, com foco na avaliação de riscos e implementação de ações.

Principais formas de prevenção de acidentes

As principais formas de prevenção são:

  • 1) Compartilhamento de conhecimento, especialmente no que diz respeito a novos riscos de novos equipamentos e tecnologias;
  • 2) Avaliação e gestão de riscos, incluindo ferramentas tradicionais de prevenção e controle, complementadas por estratégias de previsão de novos riscos decorrentes de alterações no ambiente de trabalho;
  • 3) Promoção da saúde no local de trabalho, prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais através de programas tradicionais.

Para quem trabalha na produção de alimentos, sabe que existem uma série de exigências que devem ser levadas em consideração referente a segurança na cozinha do seu empreendimento. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por garantir a eficiência e aplicar multas aos estabelecimentos que não cumprem com tais exigências.

Pontos importantes para garantir a segurança

A seguir, listamos alguns pontos que merecem uma maior atenção, para garantir a segurança de todos e respeitar as normas estabelecidas.

    • a)Riscos de queimaduras: ao acender as bocas do fogão, utilizar acendedores elétricos ou palitos de fósforos longos.
    • b)Riscos de cortes: utilizar luvas de malha de aço para cortes em equipamentos perigosos.

imagem blog seguranca na cozinha 1 793 x 305 px - Segurança na Cozinha do seu Restaurante

  • c)Riscos de quedas: manter a limpeza na área ao redor do fogão e das fritadeiras após o uso, pois o óleo respinga deixando-o escorregadio.
  • d)Riscos de choque elétrico: ao lado de cada equipamento, fixar um aviso alertando para que os mesmos, sejam desligados corretamente e não puxados pelo fio.

Quais os riscos que um restaurante oferece?

Muitos acham que os riscos dentro de uma cozinha se resumem a cortes, queimaduras e lesões, mas esses são apenas alguns dos riscos que podem acontecer em um restaurante. Abaixo seguem as cinco categorias existentes:

  • Acidentes: máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas impróprias ou com defeito, iluminação e eletricidade inadequadas, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inapropriado, animais peçonhentos;
  • Físicos: ruído, pressão, umidade, vibrações, calor, frio, cortes, queimaduras, choques elétricos, quedas e perfurações;
  • Químicos: substâncias que podem penetrar pela via respiratória, alvejantes, detergentes, removedores de gordura, vapores e gases dentro de uma cozinha;
  • Biológicos: contaminação por bactérias, fungos, parasitas e vírus;
  • Ergonômico: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, esforço físico intenso, movimentos repetitivos, postura incorreta e posições incômodas.

As normas de segurança melhoram as condições de trabalho e previnem acidentes, lesões e contaminações que possam comprometer o bem-estar dos colaboradores.

Ao melhorar as condições de trabalho, o funcionário irá ficar mais satisfeito, fazendo com que os índices de demissões e afastamentos de trabalho caiam consideravelmente. O restaurante é um ambiente que trabalha com o público, é importante que todo o trabalho ocorra de forma organizada, com segurança e higiene.

Medidas para garantir a segurança na cozinha

Bancadas:

É função da empresa fornecer boas condições de trabalho, sendo que as bancadas não podem ser muito baixas, o ambiente de trabalho deve ser espaçoso e bem arejado, os utensílios precisam ser funcionais e deve-se fornecer todos os meios necessários para a realização dos trabalhos com excelência.

Estrutura:

A estrutura deve passar por um planejamento sob critérios técnicos de higiene e segurança, com um ambiente que permita ao máximo, eficiência e agilidade. A superfície dos utensílios, precisa ser lisa para facilitar a limpeza e evitar riscos de contaminação.

Cabos das Panelas:

Os cabos das panelas devem estar sempre em boas condições de uso e virados para a parte de dentro do fogão. Evitar panos e toalhas próximos a fogões também é uma das recomendações de segurança do trabalho em restaurantes.

Utensílios de cozinha:

Os utensílios usados na cozinha precisam estar adequados às atividades dos dia a dia, além de proteção individual dos colaboradores. Facas e equipamentos afiados precisam ter proteção e serem guardados de modo que não venham a causar acidentes.

Equipamentos de cozinha:

Os equipamentos encontrados dentro das cozinhas industriais também são projetados para receber um grande volume de ingredientes. Maquinários como fogões, refrigeradores, mesas, estantes, prateleiras e pias devem ter boa procedência e atender as exigências necessárias para garantir refeições saudáveis e com padrão de qualidade.

imagem blog seguranca na cozinha 2 793 x 305 px - Segurança na Cozinha do seu Restaurante

Superfícies das bancadas:

As superfícies utilizadas nas bancadas de apoio e manipulação não devem ser porosas, precisam ser livres de buracos, fendas e rachaduras, evitando que acumulem resíduos, umidade ou que alguém possa se cortar neles. O aço inoxidável é o ideal e é fácil de encontrá-lo na criação de diversos materiais, inclusive na indústria gastronômica.

Colaboradores:

É necessário que o RH e o fornecedor estejam sempre supervisionando o trabalho na cozinha. Os colaboradores devem passar por treinamentos para que saibam avaliar riscos e evitar situações de perigo priorizando sempre a segurança. O treinamento agrega responsabilidade e conhecimento aos funcionários que, estando cientes do que pode ocorrer, estarão atentos para evitar criar situações de riscos.

Tanto a empresa quanto os colaboradores devem entender a importância da segurança do trabalho e que tais medidas propiciam um ambiente seguro. Em restaurantes, uma boa assessoria na área de segurança do trabalho é essencial para o funcionamento com êxito do local.

Como você pode observar, investir em segurança no trabalho significa proteger seus funcionários e garantir o futuro da empresa. Agora que já têm ciência das diversas dicas de segurança no trabalho é só implementar um plano de ação na sua empresa.

“Não lamente o acidente que já aconteceu, comemore o acidente que você foi capaz de evitar.”

(Maria Ivonete Rodrigues Ramos – Unimed)

Clique no botão abaixo e conheça as soluções seguras em equipamentos de aço inox para sua cozinha industrial:

Equipamentos em Aço Inox