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Restaurantes de Nicho, mercado em crescimento.

Quando o assunto é o cardápio do restaurante, muito se discute sobre o que é mais vantajoso: um restaurante que serve pratos diversos mas não é especialista em nenhum, ou um restaurante que se dedica exclusivamente a uma culinária?

Quando o assunto é o cardápio do restaurante, muito se discute sobre o que é mais vantajoso: um restaurante que serve pratos diversos mas não é especialista em nenhum, ou um restaurante que se dedica exclusivamente a uma culinária? A verdade é que muitos empreendimentos, visando à sobreviver em um cenário de forte concorrência e muitas opções, optam por oferecer uma gama muito grande de produtos, achando que assim vai abarcar um número maior de clientes e, por conseguinte, ter seu lucro aumentado. No entanto, a adoção dessa estratégia pode ser uma escolha enganosa: quando se escolhe determinado produto e dedica-se exclusivamente àqueles pratos, os resultados podem ser ainda mais extraordinários – por essa razão, hoje vamos abordar os restaurantes de nicho, um mercado em ampla expansão. Vamos lá? 💹

Um nicho pode ser entendido como um setor do mercado ao qual o empreendimento se destinará a oferecer produtos e serviços, por isso é importante que ele seja definido ainda na fase de planejamento do seu negócio – a importância de ter um nicho claro e definido pode trazer mais vantagens do que se imagina. Vamos conhecer algumas?

1️⃣ IDENTIDADE: ao se trabalhar com um nicho específico e não com uma variedade de opções, a seu restaurante é atribuída uma identidade perante os clientes – um restaurante especializado em determinada culinária é mais procurado do que um restaurante em que não se sabe ao certo quais pratos são vendidos: especialização é sinônimo de expertise e qualidade.

2️⃣ REDUÇÃO DE CUSTOS: como cada tipo de culinária demanda diferentes ingredientes e preparos específicos, os restaurantes que não possuem um nicho definido terminam por ter gastos maiores, uma vez que oferecem diferentes opções de alimentos. Ao se especializar em um nicho, os processos de compra dos ingredientes, armazenamento de estoque e preparo dos pratos será substancialmente otimizado.

3️⃣ RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO PERSONALIZADO: ao se estabelecer o nicho com o qual se vai trabalhar, por consequência seu público-alvo também estará mais bem definido e, dessa forma, a forma de comunicar-se com seu cliente também é facilitada, o que permite que o relacionamento com o cliente seja muito mais próximo e personalizado.

4️⃣ GESTÃO MAIS EFICIENTE: ainda nesse sentido, gerir um restaurante com um cardápio especializado torna-se muito mais simples do que aqueles estabelecimentos cujos nichos não são definidos. Isso porque restaurantes que oferecem diversos tipos de culinária demandam mais profissionais que saibam fazer cada um dos pratos oferecidos, além da demanda por ingredientes ser também maior, como já mencionado.

Entender e analisar o mercado, descobrir o que seu público quer, ter produtos que atendam às suas necessidades e ter cumpridas as expectativas que seu consumidor depositou no seu negócio ou serviço, são passos essenciais para o sucesso do seu empreendimento. É de suma importância que seu restaurante assuma uma identidade e tenha um conceito, e nada melhor do que ter um nicho bem definido para isso – a partir dessa escolha, o marketing, serviço, atendimento e a gestão como um todo de seu estabelecimento assumirão uma identidade que contribuirá de maneira surpreendente para a construção da sua marca no mercado.

Se esse texto te proporcionou motivação para encarar os obstáculos do empreendedorismo no seu negócio, então nós, atingimos o nosso principal objetivo!

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