Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Reduzir custos internos sem perder a qualidade

Reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços em restaurantes são desafios para os empresários da área. Diante da retração econômica, é necessário investir em alternativas e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes e fidelizar os clientes regulares.

Reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços em restaurantes são desafios para os empresários da área. Diante da retração econômica, é necessário investir em alternativas e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes e fidelizar os clientes regulares.

É vital para a indústria de alimentos não perder a qualidade dos serviços. Isso porque, em restaurantes, oferecer pratos diversificados pode aumentar a base de clientes. Portanto, algumas competências de como melhorar processos e controlar melhor os recursos para que o custo do restaurante seja reduzido sem comprometer a qualidade, são necessárias.

Na verdade, qualquer setor com o objetivo de aumentar a renda exige um planejamento minucioso e acompanhamento das atividades, isso não se aplica apenas a períodos de estagnação econômica, mas também a períodos de negócios prósperos.

1 Planejamento e Gastos do restaurante com apoio do contador

Contabilidade é o departamento que deve ser consultado para estudar medidas de controle de despesas, melhorar o fluxo de caixa ou obter empréstimos de instituições financeiras.

Já se foi o tempo em que os contadores se limitavam a calcular os impostos a pagar e a preparar balanços. Hoje, as empresas de sucesso sabem que este é o profissional mais adequado para lidar com questões estratégicas.

Por meio do plano estratégico, é possível definir os objetivos que a empresa deve seguir. Essa definição é o que orienta os gerentes de negócios e seus subordinados. Portanto, além de estimular os colaboradores a encontrarem formas de otimizar o uso dos recursos do estabelecimento, o esclarecimento das metas a serem alcançadas também pode evitar a tomada de medidas erradas e causar prejuízos ao restaurante.

Estruturar todas as despesas de uma empresa – por menor que seja, é uma tarefa importante na redução de contas. Através da investigação das despesas, será possível determinar qual consumo é importante, qual pode ser reduzido e qual pode ser suspenso.

2 Fornecedores

Ao comprar insumos em grandes quantidades, eles podem ser adquiridos por um preço menor, porém é preciso se atentar ao prazo de validade para evitar perdas.

É importante entender sempre os preços de mercado e não hesitar em mudar de fornecedor quando necessário. Às vezes vale investir em mercadorias de outras regiões, desde que o prazo, a qualidade e o valor não tornem a operação mais cara.

3 Armazenamento correto de insumos

Um local de armazenamento gerenciado adequadamente é fundamental para reduzir os custos do restaurante, analisando a quantidade de alimentos comprados e evitando perdas desnecessárias. Assim, será possível determinar as necessidades reais de consumo dos insumos e produtos adquiridos.

Por meio do controle de estoque, é necessário pesquisar a quantidade de insumos existentes, com que frequência são utilizados e a quantidade descartada. Além do estoque organizado, é fundamental que o local de armazenamento esteja sempre devidamente desinfectado para evitar o descarte por contaminação. O ideal é utilizar prateleiras de aço inox, pois são de fácil higienização e alta durabilidade.

Pode-se evitar o desperdício de alguns alimentos que não são comumente usados na cozinha, no preparo de pratos novos, interessante é usar uma estratégia de uso cruzado com reaproveitamento. Sustentabilidade é um conceito que sempre existiu no mundo dos negócios, e quem não se adapta costuma ter má reputação no mercado.

4 Receitas padronizadas de forma estratégica
Um truque básico é desenvolver um padrão para as receitas e segui-lo. Além de outras vantagens, a padronização pode beneficiar economicamente, pois é possível evitar gastos desnecessários. O conteúdo da receita é exatamente o que será usado.

Padronizar as receitas para que vários pratos diferentes usem os mesmos ingredientes, mas sem deixar que percam a qualidade. Se necessário, utilizar ficha técnica para seguir a receita.

5 Manutenções preventivas

Geladeiras, processadores de alimentos, liquidificadores, fogões e outros equipamentos de cozinha, requerem precauções de segurança, o recomendável é realizar manutenções regulares. Normalmente é mais benéfico checar o equipamento com técnicos profissionais, do que ser surpreendido por alguma falha que venha a prejudicar as operações do estabelecimento.

6 Móveis e equipamentos mais duradouros

Os equipamentos utilizados nas cozinhas industriais são projetados para receber um grande volume de ingredientes. Maquinários como fogões, bancadas, pias, mesas e cubas devem ter boa procedência e atender as exigências necessárias para garantir refeições saudáveis e com padrão de qualidade.

A base em aço inoxidável proporciona sofisticação, modernidade, qualidade, charme, elegância e design em um só produto. Além disso, o aço inoxidável apresenta uma diversidade de vantagens, como limpeza fácil e prática, alta durabilidade, estética e economia.

O aço inox é hoje, sinônimo de material durável e resistente, nos dando sempre a impressão de que é algo que não se deteriora mesmo sob condições adversas. Por conta disso, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios e equipamentos para cozinhas.

7 Marketing digital

O marketing digital é a forma mais rápida e econômica de atrair e reter novos clientes. As pessoas pesquisam todo tipo de informação na Internet. Além disso, são milhares conectadas por redes sociais simultaneamente, sendo aproximadamente, 100 milhões de brasileiros usando o Facebook, outros 50 milhões acessando o Instagram e 120 milhões no WhatsApp. Portanto, esses números representam oportunidades.

Essa operação é mais barata que a publicidade, pois não há custo para criar uma página em uma rede social. Após a criação da página, é possível compartilhar novidades, bem como promover promoções e eventos. Geralmente, o público alcançado por postagens de mídia social é maior do que o público obtido por publicidade paga.

Outro fato que não pode ser ignorado, é que a Internet se tornou hoje um meio de referência. Não é por acaso que o Google é a marca mais influente entre os brasileiros, graças à eficiência de seu mecanismo de busca.

Reduzir custos, manter ou mesmo melhorar a qualidade do serviço é um dos grandes desafios para empresas como restaurantes, bares, lanchonetes e fast food. Afinal, todo o trabalho necessário para aumentar o faturamento ou caixa deve ser cuidadosamente planejado.

Referência no comércio eletrônico do segmento de Equipamentos Comerciais, Equipamentos Industriais e Utensílios de Cozinha, a Loja Brazil oferece as melhores opções em equipamentos aço inox.