Quem fala que o álcool é indispensável para uma boa bebida, nunca experimentou drinks sem álcool, deliciosos e bem feitos. Em versões aperfeiçoadas dos tradicionais sucos de frutas, combinam com diversos tipos de eventos – baladas, casamentos, festas de aniversário, jantares e podem ser servidos para variar a rotina do dia a dia.
Mas, por muitos motivos – como atender mulheres grávidas, crianças e/ou pessoas que não possam beber por motivos religiosos e de saúde – é cada vez mais importante oferecer opções de coquetéis sem álcool.
Por isso, neste post selecionamos 10 receitas de coquetéis sem álcool, e também algumas dicas para prepará-los de forma adequada.
Acompanhe-nos e boa leitura!
Dicas essenciais na preparação de coquetéis sem álcool
Se você vai oferecer coquetéis sem álcool em seu estabelecimentos, é muito importante ter em mente alguns critérios para que eles façam sucesso com seus clientes:
- Conheça os gostos do público: antes de preparar a bebida, pergunte que tipo de coquetel o cliente gosta (amargo, doce, frutado etc.). Assim, além de você oferecer um serviço atencioso, há muito mais chances de ele gostar do produto e ter uma boa experiência.
- Capriche na apresentação: a guarnição faz muita diferença na hora de entregar o coquetel ao cliente. A bebida fica mais charmosa, e além disso, você tem mais chances de ganhar uma divulgação nas redes sociais do seu cliente.
- Tenha sempre ingredientes-chave em seu bar: água com gás, club soda, frutas cítricas, suco de frutas natural e xarope são alguns dos ingredientes mais comuns nas receitas de coquetéis sem álcool, então não deixe que faltem em seu bar.
1 Drink de Morango com Mang
Ingredientes
½ Manga (picada)
1 xícara (chá) de Morangos (picados)
1 colher (sopa) de Mel
½ xícara (chá) de Suco de Laranja Natural
1 litro de Refrigerante de Limão
Modo de Preparo
No liquidificador adicione ½ manga picada, 1 xícara (chá) de morangos picado, 1 colher (sopa) de mel, ½ xícara (chá) de suco de laranja e bata bem e leve para gelar.
Em um copo com gelo adicione ⅓ de suco e complete com refrigerante de limão (ou água com gás) e aproveite.
2 Coquetel de Pêssego
Ingredientes
1 lata de pêssego em calda
1 caixa de leite condensado (395 g)
1 garrafa de vinho espumante (pode ser champanhe, frisante, prosecco, etc…)
Modo de Preparo
Retire a calda do pêssego e reserve.
Coloque os pêssegos sem a calda, o leite condensado e o espumante no liquidificador e bata bem.
Experimente, se o espumante não for muito doce, acrescente um pouco da calda dos pêssegos para adoçar um pouco e bata novamente.
Sirva bem gelado.
Dicas
Deixe todos os ingredientes bem gelados, fica muito mais gostoso.
Se quiser reservar uma metade de pêssego e cortar em fatias para enfeitar os copos fica muito bonito.
Ou enfeite a borda do copo com uma cereja em calda, também fica bonito.
Sirva imediatamente.
3 Soda Italiana de Melancia
Ingredientes
1 xícara de chá de melancia
4 pedras de gelo
soda ou água com gás
Modo de Preparo
Adicione no liquidificador 1 Xícara chá de Melancia picada sem semente, 4 pedras de gelo e bata bem até virar um suco.
Adicione metade do suco em uma taça de 250ml, e preencha o restante com soda limonada ou água com gás.
Enfeite com um pedaço de melancia, um canudo e aproveite.
4 Coquetel de Frutas
Ingredientes
10 Morangos (lavados e picados)
500ml de Suco de Abacaxi (pode ser polpa)
250ml de Suco de Laranja (natural)
Modo de Preparo
Encha os copos com gelo picado e reserve.
Faça um purê de morango com ajuda de um garfo ou no liquidificador e acomode um porção no fundo dos copos.
Adicione o suco abacaxi e depois o de laranja adoce se precisar decore com uma rodela de laranja e sirva bem gelado.
5 Drink de Abacaxi com Coco
Ingredientes
1 Xícara (chá) de Abacaxi (picado)
½ Xícara (chá) de Água
½ Xícara (chá) de Leite de Coco
3 Colheres (sopa) de Leite Condensado
½ Xícara de (chá) de Soda Limonada
Modo de Preparo
Em um liquidificador adicione o gelo, 1 xícara (chá) Abacaxi picado, ½ xícara (chá) de água, ½ xícara de chá de leite de coco, 3 colheres (sopa) de leite condensado e bata bem.
Junte ½ xícara (chá) de soda limonada e bata rapidamente, sirva ainda gelado e aproveite.
6 Batida de abacaxi com morango
Ingredientes
200 gramas de abacaxi picado
100 gramas de morangos congelados
1 xícara de chá de sorvete de creme
½ xícara de chá de água
1 litro de refrigerante de limão
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque o abacaxi picado, os morangos, o sorvete de creme, a água e bata tudo até que fique homogêneo.
Para servir, coloque ¼ da batida e 200 ml do refrigerante de limão.
Agora é só se frescar. Bom apetite.
7 Drink de verão
Ingredientes
250ml de água de coco
250ml de suco de laranja
250ml de schweppes citrus
Suco de cranberry
Hortelã a gosto
Modo de preparo
Coloque o suco de cranberry em formas de gelo.
O sabor do cranberry é forte, portanto a ideia é apenas dar um toque.
Misture a água de coco com o suco de laranja e schweppes.
Adicione o hortelã quando for servir. Sirva com as pedras de gelo de cranberry.
8 Drink Colorido
Ingredientes
1 Caixinha de Morango Picado
1 Caxinha de Leite Condensado
300 ml de Água
10 Cubos de Gelo para cada taça
Suco de uma Laranja
Corante Líquido na cor desejada
Modo de preparo
Bata o gelo no liquidificador até formar uma raspadinha e reserve em uma taça. Ainda no liquidificador, acrescente os morangos, o suco da laranja, o leite condensado e a água. Bata até ficar homogêneo.
Coloque sobre o gelo na taça e acrescente o corante na cor desejada. Mexa bem e aproveite!
9 Drink de Gengibre
Ingredientes
250 ml (1 xícara) de água
50 g de gengibre
suco de meio limão
2 colheres de açúcar
Modo de preparo
Descasque o gengibre usando uma colher. Rale-o em um ralo fino. Coloque em uma panelinha junto da água, do açúcar e do suco de limão. Ferva. Desligue, tampe e deixe repousar por uma hora. Coe tudo e guarde numa garrafa tampada. Pode ficar até 2 semanas na geladeira.
10 Mojito
Ingredientes
gelo
3 colheres de sopa de açúcar cristal
3 morangos picados
1 limão taiti pequeno
folhas de hortelã fresco
refrigerante de limão
Modo de preparo
Coloque o limão num copo da boca larga e acrescente os morangos picados ao meio. Com o socador amasse os morangos. Agora coloque 3 partes do limão (picado em 4 partes com casca) e um punhado de folhas de hortelã e amasse também. Encha o copo com gelo até a boca e complete com o refrigerante de limão. Jogue mais algumas folhas frescas de hortelã por cima e sirva.
Utensílios indispensáveis para preparar coquetéis (com ou sem álcool)
Para preparar esses e outros coquetéis de forma adequada, você precisará de alguns utensílios básicos, listados a seguir:
Abridor de garrafas ou saca-rolhas;
Biqueiras para dosar quantidade de bebida das garrafas;
Coador;
Colher tipo bailarina;
Coqueteleira;
Descascador de frutas;
Dosador;
Faca e tábua de corte;
Liquidificador ou mixer;
Pinça de gelo;
Socador.
E então, gostou das nossas dicas e receitas? Se quiser ver mais conteúdos sobre o ramo gastronômico, siga as páginas da Loja Brazil nas redes sociais!