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Qual o ramo alimentício que mais cresce atualmente no Brasil?

Seja investindo em novidades e tendências ou apostando por negócios mais tradicionais e consolidados, existem inúmeras opções para empreender e conquistar o público!

A crise econômica e a lenta recuperação do país fizeram com que o número de empreendedores aumentasse no Brasil.

Para fugir dos altos índices de desemprego, muitos brasileiros optaram por abrir seus próprios negócios e tentar a sorte em um mercado que ainda tenta se recuperar do baque sofrido nos últimos anos.

Nesse cenário, alguns setores se mostraram resilientes à crise e surgiram como boas alternativas para quem deseja empreender. Entre eles, podemos destacar a alimentação.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, as pequenas empresas do ramo alimentício estão entre as mais promissoras do país, apresentando altas taxas de aberturas de novos negócios e de expansão no mercado interno.

Em um cenário econômico que começa a se recuperar, áreas como o serviço ambulante de alimentos, fornecimento de comidas prontas e outros empreendimentos tradicionais do ramo de alimentação e bebidas conseguiram manter boas taxas de crescimento.

Sendo assim, quem pensa em investir nesse segmento conta com opções seguras e garantias quase certas de retorno. No entanto, para que o negócio dê certo, é fundamental estar bem informado, observando as tendências do mercado para definir em qual ramo alimentício investir.

Neste post, veja por que o ramo alimentício é uma escolha certeira para quem deseja começar o seu negócio e quais as melhores opções dentro desse mercado para 2020. Acompanhe!

 

Segmentos que mais crescem no Brasil

Como comentamos, o setor alimentício é muito menos suscetível aos efeitos das crises. Mesmo com a forte retração da economia do país em anos recentes, a alimentação ainda representa o segundo maior gasto do brasileiro, atrás apenas de habitação.

Não à toa, dentre os segmentos que mais crescem no Brasil, muitos estão relacionados à alimentação. De acordo com o IBGE, a alimentação fora de casa consome, em média, 31,1% do total de gastos das famílias brasileiras. Ou seja, empreender no ramo de alimentos e bebidas ainda é uma boa alternativa para quem busca ter um negócio bem sucedido.

No que empreender no ramo alimentício: conheça as melhores opções para 2020

Seja investindo em tendências e novidades no ramo alimentício ou apostando por negócios mais tradicionais e consolidados, existem inúmeras opções para empreender e conquistar o público. As principais são:

Fast foods

No Brasil, as grandes redes de refeições rápidas têm muito apelo junto ao consumidor e seguem em pleno crescimento. Para se ter uma ideia, estudos recentes mostram que, mesmo abalado pela crise, o número de restaurantes desse setor aumentou em 11%.

Além do constante crescimento, as frequentes renovações no cardápio, o apelo comercial e a grande variedade do público atendido fazem das redes de fast food uma alternativa interessante de investimento.

Alimentação alternativa

Antes pouco contemplados, o mercado percebeu nos veganos, vegetarianos e pessoas com restrições alimentares, como intolerância à lactose e ao glúten, uma grande fatia a ser explorada e atendida.

Para perceber isso, basta observar como grandes empresas do setor vêm ampliando a gama de produtos destinados a esses consumidores. Sendo assim, trata-se de um segmento que cresce mais a cada ano e que, desde 2015, já era destacado pelo Sebrae como um dos negócios mais promissores do país.

Alimentação saudável

Em oposição aos fast foods e alinhados com a tendência mundial de uma alimentação mais equilibrada, empreendimentos com foco em alimentos saudáveis e orgânicos também apresentam crescimento interessante para quem deseja investir no seu próprio negócio.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os restaurantes desse segmento chegam a crescer mais de 20% ao ano. Lojas de produtos naturais, armazéns e empórios especializados também são opções rentáveis para explorar o segmento.

Microcervejarias

Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma verdadeira explosão no número de cervejarias artesanais e o consequente aumento no consumo desse tipo de produto. De fato, os hábitos do consumidor passam por uma importante mudança, em que o brasileiro reduz a quantidade consumida em prol de mais qualidade.

Além do aumento da demanda por cervejas diferenciadas, as microcervejarias se encaixam na lista de negócios que podem optar pelo Simples Nacional, regime tributário simplificado, mais um importante estímulo para investimentos na área.

Comidas gourmet

A cada ano surge uma novidade no setor de alimentação gourmet. De picolés a hambúrgueres, esse tipo de estabelecimento cresce ao atender uma fatia importante do público, especialmente das classes A e B, que contam com pessoas que buscam alimentos diferenciados e de maior qualidade.

Em seus estudos, o Sebrae aponta que os empreendimentos que inovam na oferta de alimentos se encontram entre aqueles com maior potencial de crescimento de demanda no mercado consumidor.

Cafés

O Brasil é o maior produtor mundial de café e um dos países que mais consomem a bebida no mundo. Além disso, somos reconhecidos pela qualidade dos nossos grãos.

A isso devemos somar o aumento no consumo de cafés especiais e a recente mudanças nas diretrizes do setor, que determinam que parte da produção desses cafés especiais seja destinada ao mercado consumidor interno.

A flexibilidade também é um ponto positivo, uma vez que esses estabelecimentos podem ser instalados tanto em lojas de rua quanto em shoppings e aeroportos, mudando a proposta e o público atendido.

Comidas Prontas

A venda de refeições prontas é outra opção para empreender no ramo alimentício. É crescente o número de consumidores que optam pela praticidade de ter à sua disposição pratos diferentes todos os dias sem passar pelo trabalho de prepará-los.

Além disso, essa é uma opção para quem busca alternativas mais saudáveis às refeições industrializadas congeladas. Tudo isso ajuda a justificar a oferta cada vez maior de empresas que disponibilizam planos mensais de refeições prontas para todos os tipos de dieta (low-carb, orgânica, comida caseira etc.) e ainda fazem a entrega na residência ou no trabalho do assinante.

Distribuidora de bebidas

Não é só de comida que vive o ramo alimentício. O comércio de bebidas é responsável por boa parte do sucesso do setor.

Nesse sentido, é cada vez maior o número de consumidores que buscam distribuidores de bebidas por conta dos preços mais competitivos e atrativos que essas empresas conseguem oferecer. Outro diferencial é a oferta de produtos diferenciados e atendimento especializado.

Food trucks

Os food trucks (ainda) estão entre as opções de negócios mais promissores do Brasil. A versatilidade, o baixo investimento inicial e o baixo custo de manutenção da estrutura são os grandes atrativos para quem deseja empreender no ramo alimentício.

Outra grande vantagem desse modelo de negócio é a possibilidade de se deslocar para eventos e se instalar em food parks, aumentando a visibilidade da empresa.

Comece a planejar 2020 agora mesmo

Recentemente, o governo elevou a previsão de crescimento do PIB para 2020. Isso deve dar um novo fôlego para o empreendedorismo em todo o país, e no setor alimentício isso não deve ser diferente.

Para aproveitar essa onda, no entanto, é preciso começar a se preparar desde já para 2020. E, como não poderia ser diferente, o primeiro passo é o planejamento do seu novo negócio.

Abaixo, listamos os principais passos para ajudar você a se planejar para o próximo ano:

  • Definição de modelo de negócio: pesquisar quais são os negócios que estão em alta e definir em qual deles você deseja investir para o próximo ano.
  • Pesquisa de mercado: conhecer o mercado em que deseja se inserir, identificando concorrentes, melhores práticas, fornecedores, mercado consumidor e o que é necessário para abrir a sua empresa.
  • Estudo de viabilidade: avaliar sua capacidade financeira para colocar a ideia em prática, analisando o público-alvo, o investimento inicial necessário e traçando uma previsão de gastos e ganhos mensais.
  • Diferencial: se você identificou que há clientes interessados na sua proposta e que há espaço para a sua empresa crescer no mercado, é importante pensar qual será seu diferencial competitivo e como você se posicionará no mercado para se destacar da concorrência.

Agora que você conhece qual o tipo de negócio que mais cresce no Brasil, que tal ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia? Acesse o site da Loja Brazil e assine nossa newsletter!