Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Réchaud: quais combustíveis usar e como acender?

Quais combustíveis posso usar no fogareiro do réchaud?

Quem trabalha no setor de buffets sabe que manter os pratos quentinhos e saborosos é sempre uma preocupação. Afinal, os clientes de um restaurante ou convidados de uma festa não podem se servir e encontrar comida fria.

Sendo assim, o rechaud é um grande aliado neste momento, pois mantém os pratos devidamente aquecidos. Porém, não é tão simples quanto parece manejá-lo corretamente.

Por isso, neste post vamos ensinar você como acender rechaud, seja ele de inox, pedra ou porcelana.

Antes disso, no entanto, é importante explicar como ele funciona. O rechaud é um dispositivo feito especificamente para manter os pratos aquecidos em banho-maria.

Neste processo, a água do recipiente é aquecida pelo uso de fogareiros, esquentando o recipiente em que está o alimento.

O rechaud é a opção perfeita para quem deseja servir pratos de forma eficiente, prática e elegante.

Como acender rechaud: conheça os tipos de combustíveis

Quando se trata de rechauds, há algumas opções de combustíveis que podem ser utilizadas, como álcool gel, pastilhas de álcool sólido e velas especiais.

O álcool pode ser na forma líquida ou em gel. O ideal é a utilização do álcool gel 70% ou 90% que, devido à sua composição um pouco diferenciada, bem como sua viscosidade, inibe as características inflamáveis típicas do álcool líquido.

Ou seja, trata-se de um produto mais facilmente controlável, que não explode em contato com o fogo, minimizando os riscos de acidentes.

A capacidade de um fogareiro é de aproximadamente 300ml de álcool gel, o suficiente para manter a chama acesa por cerca de 1h30.

Por tudo isso, o álcool gel é o combustível mais indicado para acender rechauds.

O uso do álcool líquido, por sua vez, não é indicado, pois potencializa os riscos de acidentes. Já as pastilhas de álcool sólido, apesar de seguras, têm tempo de queima pequeno, cerca de 7 a 10 minutos.

Com isso, é necessário um trabalho de troca constante do fogareiro, o que não as torna uma solução muito prática.

Há ainda alguns combustíveis para rechaud são menos usados e conhecidos, como é o caso da vela.

Nesse caso, elas são mais indicados para os modelos descartáveis.

A vantagem deste tipo de modalidade é a facilidade, uma vez que as velas possuem uma boa durabilidade.

Por outro lado, elas não possuem a capacidade de esquentar de forma intensa, a menos que mais velas sejam colocadas, posicionadas uma ao lado da outra, o que, dependendo do tamanho do equipamento, pode não ser seguro nem confortável.

Por fim, vale destacar que, seja qual for o tipo de combustível escolhido, deve-se tomar cuidado para não deixar o rechaud posicionado em local com corrente de vento, pois isso reduz o tempo de queima da chama, além de poder apagá-la a qualquer momento, esfriando a comida.

Álcool para rechaud: como utilizar corretamente

Mesmo com características diferenciadas e os riscos de acidentes minimizados, devemos tomar alguns cuidados na hora de acender um rechaud com álcool.

Abaixo, damos algumas dicas de como fazê-lo:

Em primeiro lugar, nunca manipule o álcool para rechaud diretamente sobre a chama ativa: deve-se aguardar que a chama apague completamente para que o fogareiro seja reabastecido.

Se possível, o ideal é utilizar outro que ainda não tenha sido utilizado e que esteja completamente frio e sem chamas.

Também é importante não abastecer com antecedência os fogareiros: o álcool é volátil e, por isso, podem surgir gases que facilitarão explosões durante o acendimento.

O ideal é realizar o abastecimento do fogareiro imediatamente antes do uso.

Não se esqueça ainda de eliminar as chamas com os abafadores antes de retirar os fogareiros acesos/quentes.

Depois, com o auxílio de pinças adequadas ou luvas térmicas, eles devem ser armazenados em local arejado, afastado de chamas ou faíscas.

Por fim, em todas as etapas de manipulação do álcool para rechaud, deve-se ter o cuidado de evitar o contato direto do produto com o corpo, evitando acidentes e queimaduras.

Existe alguma diferença entre acender um rechaud de inox, de pedra ou de porcelana?

Na verdade, não há diferença entre acender um rechaud de inox, de pedra ou de porcelana.

De uma maneira geral, a escolha entre um ou outro é simplesmente uma questão de gosto.

Contudo, equipamentos feitos em inox costumam ser mais duráveis do que os de pedra ou de porcelana, já que são resistentes a impactos e ao choque térmico.

Além disso, o inox é um material facilmente higienizável, o que o torna um dos mais indicados para estabelecimentos, como restaurantes e empresas que trabalham com buffets.

Apenas tome muito cuidado porque, como o inox é um ótimo condutor de calor, o rechaud pode esquentar bastante e, por isso, é preciso usar algum tipo de proteção nas mãos na hora de transportá-lo ou manuseá-lo.

Neste post, falamos sobre como acender rechaud e quais combustíveis usar com esse aparelho.

Mas, se você quiser saber como acender fondue, leia nosso outro post sobre o assunto, no qual ensinamos a acender os fogareiros corretamente e a fazer um delicioso fondue de carne, chocolate ou queijo.

Gostou de nossas dicas? Então siga a página da Loja Brazil no Facebook para saber mais novidades sobre o mundo da gastronomia e do empreendedorismo gastronômico.

Caso permaneça alguma dúvida que não tenha sido respondida neste post, não hesite em nos questionar nos comentários.