Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Quais alimentos aumentam a imunidade?

Selecionamos 15 alimentos com excelentes propriedades que são indicados para aumentar o funcionamento do seu sistema imunológico. Acompanhe!

Alguns sintomas são bastante perceptíveis para que possamos identificar que algo não está certo em nosso organismo. Unhas fracas, quedas de cabelo, resfriados e gripes frequentes, por exemplo, são alertas que o corpo manifesta e precisam de atenção.

Saiba que esses sintomas podem estar diretamente relacionados à sua alimentação e podem ser facilmente resolvidos inserindo alguns alimentos no cardápio para aumentar a imunidade.

O que fazer para aumentar a imunidade?

Os alimentos para imunidade, são principalmente as frutas e os vegetais, as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Esses alimentos ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas de saúde, além de ajudar a combater infecções – bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios pelo corpo.

Dessa forma, selecionamos 15 alimentos com excelentes propriedades que são indicados para aumentar o funcionamento do seu sistema imunológico. São eles:

1. Salmão

imagem blog alimentos imunidade salmao793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

Peixe que auxilia na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram a saúde em geral. O salmão é uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, rico em proteínas de alta qualidade, nas quais desempenha papéis importantes ao corpo, inclusive ajudando após lesões, protegendo a saúde dos ossos e mantendo a massa muscular durante a perda de peso e o processo de envelhecimento. Rico em potássio, que ajuda controlar a pressão sanguínea e reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

2. Laranja

imagem blog alimentos imuniodade laranja 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

A fruta ajuda no funcionamento do sistema digestivo – é rica em fibras que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Possui potássio que auxilia no controle da pressão arterial e protege contra doenças cardiovasculares, além de fortalecer o sistema imunológico. Rica em nutrientes importantes como as vitaminas A, B e C, que atuam na produção de glóbulos brancos. É rica em betacaroteno e retarda o envelhecimento. A vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças.

3. Morango

imagem blog alimentos imunidade morango 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

Os morangos são ricos em antioxidantes e vitamina C, ambos excelentes para combater os radicais livres. O antocianinas e ácido elágico, presentes nos morangos, ajudam a combater o envelhecimento da pele, a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações. Além disso, os morangos contêm fibras que combatem a constipação e “zeaxantina”, uma substância importante para a saúde dos olhos. A vitamina C ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, aumentando a produção de células do sistema imune e a resistência a infecções respiratórias e sistêmicas.

4. Abacate

imagem blog alimentos imunidade abacate 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, fibras, vitaminas do complexo B, K e C, além de potássio e cobre. É importante para a saúde do coração, intestino e olhos. O abacate é uma ótima fonte de magnésio e compostos químicos que impedem doenças. A fruta é rica em glutationa, o antioxidante mais potente que existe no corpo humano. A substãncia tem participação no fortalecimento do sistema imunológico.

5. Açaí

imagem blog alimentos imunidade acai 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

É um alimento popularmente conhecido no mundo todo e é excelente para ajudar a aumentar a energia e a proteger o corpo contra a ação dos radicais livres. A fruta é rica em polifenóis que possuem ação antioxidante. O açaí garante vigor físico por possuir alto valor energético e vitaminas do complexo B. Ômega 6, ômega 9, proteínas, carboidratos e minerais, além de fibras, boas para intestino, e ferro, que previne a anemia e ajuda a fortalecer a musculatura.

6. Cenoura

imagem blog alimentos imunidade cenoura 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

A cenoura é rica em sais minerais, como o ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B e possui poucas calorias. Ela ajuda na saúde dos olhos, pele e até do cérebro, além de ter influência positiva no colesterol. O alimento é fonte de vitamina A e possui o importante antioxidante betacaroteno que ajuda na proteção da pele contra os raios UVA e UVB. A falta deste antioxidante pode provocar problemas no sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a infecções.

7. Couve

imagem blog alimentos imunidade couve 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

A couve possui grande quantidade de vitamina C, um antioxidante importante que fortalece o sistema imunológico e auxilia nas defesas do corpo. Além disso, suas folhas têm propriedades anti-inflamatórias que amenizam a irritação das mucosas do estômago, aliviando os sintomas da gastrite. As fibras presentes no alimento ajudam no controle do colesterol LDL, pois elas absorvem parte da gordura das refeições. Esse vegetal pode melhorar o humor por possuir vitamina B6 – nutriente importante na produção de hormônios como a serotonina, que estimula os neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e o prazer.

8. Batata Doce

imagem blog alimentos imunidade batata doce 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

Ela é rica em fibras alimentares e proteínas, vitaminas A, E, C, e K e do complexo B. Em sua composição também são encontrados sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio – compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. A batata doce contém betacaroteno que se transforma em vitamina A no organismo, eliminando os radicais livres. Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove a longevidade saudável.

9. Beterraba

imagem blog alimentos imunidade beterraba793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

Fonte de substâncias que aumentam a produção de óxido nítrico, elemento de ação vasodilatadora que controla a pressão arterial e ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos. Rica em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro, além disso, atua na prevenção de doenças e do envelhecimento dos tecidos. A beterraba tem zinco, que turbina o sistema imunológico, defendendo o organismo de infecções.

10. Feijão

imagem blog alimentos imunidade feijao793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

É uma das melhores fontes de proteína vegetal, essencial para a construção dos tecidos do corpo, melhora da saúde intestinal, controle do colesterol, aumento da saciedade, é rico em cálcio, ferro e zinco, além de proteínas e fibras. Possui substâncias antioxidantes e por conter grande quantidade de fibras, contribui tanto para a melhora do trânsito intestinal quanto da qualidade da microbiota. Previne e controla a anemia, por ser fonte de ferro.

11. Espinafre

imagem blog alimentos imunidade espinafre 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

Uma hortaliça saborosa e cheia de benefícios. Contém folato em sua composição, que ajuda o corpo a produzir novas células e a reparar o DNA. Contém ferro – importante para a oxigenação do sangue, vitaminas (A, B, C, E, K) cálcio, potássio e magnésio, fibras e ajuda a diminuir o açúcar, pois as fibras inibem o aumento da glicemia após refeições com carboidratos.

12. Iogurte Natural

imagem blog alimentos imunidade iogurte natural 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

O iogurte natural é rico com probióticos, que são as bactérias “boas” do intestino, melhorando sua função, pois ajuda a restaurar a flora intestinal e aumenta o nível de bactérias benéficas. Fortalece ossos, músculos e dentes, é fonte de proteína. Rico em vitaminas do complexo B, C e D, ou seja, melhora muito a saúde do coração, melhora o sistema de defesa do organismo e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Pode melhorar a saúde dos sistemas nervoso e imunológico e auxiliar em uma dieta que reduz a gordura corporal.

13. Alho

imagem blog alimentos imunidade alho 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

O alho é um ótimo alimento para aumentar as defesas do organismo, isso porque, possui um composto sulfurado chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Além disso, ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do intestino e regulando e ativando a resposta do sistema imunológico. Ele é capaz de acabar com microorganismos nocivos, inflamações e ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

14. Gengibre

imagem blog alimentos imunidade gengibre 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções – bacterianas, fúngicas e virais. Ajuda a controlar o diabetes, reduz cólicas menstruais, ajuda a emagrecer, melhora a memória, combate infecções, melhora na digestão, alivia sintomas de problemas respiratórios, combate náuseas, reduz dores e melhora sintomas de osteoartrite.

15. Cogumelo

imagem blog alimentos imunidade cogumelo 793 x 305 px - Quais alimentos aumentam a imunidade?

Esse alimento fornece proteínas, fibras, minerais e vitaminas que contribuem para o bem estar do organismo. Entre os benefícios, está o melhor funcionamento do intestino do intestino, aumento da saciedade, melhora da saúde do coração e resistência à insulina. O cogumelo é um alimento rico em fontes de minerais importantes, como selênio, cobre e potássio. O selênio por sua vez, é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que ajuda a eliminar as toxinas do organismo que possam ameaçar o seu bom funcionamento. Além disso, esse alimento é a única fonte de vitamina D de origem não animal.

A alimentação é a principal fonte dos nutrientes necessários para o correto funcionamento do organismo. A escolha do que colocamos no prato, faz toda a diferença para o sistema de defesa. Diante disso, é essencial garantir os nutrientes que são capazes de proteger o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Não perca as próximas postagens, toda semana com assuntos relacionados a gastronomia. Acompanhe-nos nas Redes Sociais e assine nossa Newsletter. Conheça também a variedade de Equipamentos em Aço Inoxidável em nosso site Loja Brazil!