Você já ouviu falar em “plano de negócio”? No artigo de hoje, vamos abordar este tema que faz grande diferença no momento em que idealizamos investir nosso tempo e dinheiro em um empreendimento.
Segundo dados do Sebrae, um plano de negócio bem elaborado aumenta em até 80% as chances de obter sucesso.
Considerando esse dado, notamos a relevância do tema e a necessidade de disseminar esse conhecimento na busca de sucesso dos nossos leitores.
A partir dessas premissas, vamos desmembrar alguns pontos, com o intuito de sintetizar esse conhecimento e torná-lo mais prático.
Primeiramente devemos entender o conceito de Plano de Negócio, que nada mais é, do que o planejamento de um plano (ideia, desejo) em forma de documento, no qual vai constar uma série de dados que lhe auxiliarão na tomada de decisão:
- Objetivos;
- Riscos;
- Incertezas;
- Concorrentes;
- Clientes;
O Plano de negócio é um dos melhores instrumentos para visualizar um cenário fiel de mercado, do produto e das atitudes do empreendedor e tem a finalidade principal de responder a seguinte pergunta:
“Vale a pena abrir, manter, ampliar o negócio ou é inviável?”
Para darmos início a montagem do nosso plano de negócio, a seguir, indicamos alguns pontos para análise.
1. Missão da Empresa
Aqui o objetivo é entender a missão que o empreendimento vai ter, qual(is) serviço(s) vai prestar para a sociedade e até que ponto a sociedade vai bancar/pagar por ele.
Visualizar quais os resultados o empreendimento vai trazer para o meio em que estará inserido e como integrar-se a ele, ou seja, qual a razão de existir:
- Qual é o seu negócio?
- Qual seu setor de atividade, agronegócio, indústria, serviço, comércio?
- Quem é o consumidor?
- O que é valor para o consumidor?
- O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios e comunidade?
- Você contrataria o seu serviço?
Exemplos:
Ramo alimentício: servir alimentos saborosos e de qualidade, com rapidez e simpatia, promovendo um ambiente descontraído e agradável na experiência com o consumidor, buscando a excelência e se tornando referência em atendimento e qualidade.
Clínica médica: promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando o melhor que a medicina oferece, por meio de uma organização autossustentável.
2 Análise de Mercado
Estudo dos clientes
Definidas as premissas anteriores, vamos analisar o mercado escolhido, realizaremos nesta etapa uma série de questionamentos e sintetizamos ao máximo nosso público alvo, o objetivo aqui é criar uma “persona”, ou seja, aquele personagem padrão que resume a maioria dos nossos clientes, para isso temos 4 passos fundamentais, são eles:
Passo 1 – Características do cliente
Pessoas Físicas
- Qual a faixa etária?
- Na maioria são mulheres ou homens?
- Tem família grande ou pequena?
- Qual é o seu trabalho?
- Quanto ganham em média?
- Qual é a sua escolaridade?
- Onde moram?
Pessoas Jurídicas
- Em que ramo atuam?
- Que tipo de produtos ou serviços oferecem?
- Quantos empregados possuem?
- Há quanto tempo estão no mercado?
- Possuem filial? Onde?
- Qual a capacidade de pagamento?
- Tem uma boa imagem no mercado?
Passo 2 – Interesses e comportamentos dos clientes
- Quais quantidade e com que frequência compram esse tipo de produto ou serviço?
- Onde costumam comprar?
- Qual preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar?
Passo 3 – Identificar o que leva as pessoas a comprar
- O preço?
- Qual a qualidade dos produtos e/ou serviços?
- A marca?
- O prazo de entrega?
- O prazo de pagamento?
- O atendimento da empresa?
Passo 4 – Identificando onde estão os clientes
- Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar?
- É apenas sua rua?
- O seu bairro?
- Sua cidade?
- Todo o Estado?
- O país todo ou outros países?
- Seus clientes encontraram sua empresa com facilidade?
3 Estudo dos concorrentes
Após analisar os possíveis clientes, precisamos entender o que os nossos concorrentes estão oferecendo, procurar identificar quem são, onde estão, fazer uma análise com alguns pontos:
- Qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagens, variedades;
- Preço cobrado;
- Localização;
- Condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados;
- Atendimento prestado;
- Serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele atendimento.
- Garantias.
Com os dados acima em mãos, partiremos para a análise, com o intuito de identificar algumas conclusões:
- Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo?
- O que fará com que os clientes deixem de ir aos concorrentes para comprar na sua empresa?
- Há espaço para todos, incluindo você?
Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas.
4 Estudo dos fornecedores
Tão importante quanto analisar os clientes e concorrentes é estudar os fornecedores, pois eles determinam a qualidade dos seus produtos.
Realizar o levantamento de quem são seus fornecedores para equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matéria-prima, embalagens, mercadorias ou serviços, é fundamental.
5 Plano Financeiro
Nesse momento vamos identificar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar, sejam investimentos fixos, capital de giro ou investimentos pré-operacionais, esses três itens, lhe darão a percepção da necessidade de caixa ou investimento total:
- Investimentos fixos: corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada. Máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos.
- Capital de giro: é o montante de recursos necessários para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento de vendas e o pagamento de despesas (item de extrema relevância para o desenvolvimento da empresa e responsável ou muita falência ou ser negligenciado).
- Investimentos pré-operacionais: compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender. Despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.) ou mesmo as taxas de registro da empresa.
6 Estimativa de Faturamento
Esta talvez seja uma das tarefas mais difíceis para quem ainda não iniciou suas atividades. Uma forma de estimar o quanto a empresa irá faturar por mês é multiplicar a quantidade de produtos a serem oferecidos pelo seu preço de venda, que deve ser baseado em informações de mercado, para isso devemos considerar algumas premissas:
- O preço praticado pelos concorrentes diretos.
- O quanto seus potenciais clientes estão dispostos a pagar.
O Plano de negócio envolve inúmeras análises, pois devemos ter uma percepção de todos os processos e funcionalidades da empresa, buscando sempre prever possíveis acontecimentos que podem influenciar o desenvolvimento do seu negócio, seja por mudança dos concorrentes, clientes e fornecedores.
“Leva tempo para se ter sucesso, por que o sucesso é meramente a recompensa natural de se usar o tempo para se fazer bem qualquer coisa” – Joseph Ross
Assim, finalizamos essa introdução ao plano de negócio, uma vez que ele é o conjunto de várias diretrizes. Continue nos acompanhando e não perca essas dicas, nos siga nas redes sociais e aqui no blog. Visite nosso site e conheça nossos produtos, clicando no botão abaixo. Até a próxima!