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Pesquisa de satisfação para restaurante: como criar a sua

A satisfação do cliente é um dos principais termômetros do sucesso do estabelecimento. Entender o que seu público pensa do seu serviço e aprender a conhecê-lo é essencial para que os bons resultados do seu negócio permaneçam.

A satisfação do cliente é um dos principais termômetros do sucesso do estabelecimento. Entender o que seu público pensa do seu serviço e aprender a conhecê-lo é essencial para que os bons resultados do seu negócio permaneçam. Por essa razão, é indispensável a prática da chamada pesquisa de satisfação – ela nada mais é do que a medição da experiência que seu cliente teve com seu produto ou serviço. Dessa forma, esse tipo de pesquisa objetiva que a realidade do serviço oferecido pela sua empresa seja o mais próximo possível da expectativa criada por ele com relação ao seu produto.

Quanto mais próxima for a expectativa da realidade, mais satisfeito seu público estará. Dessa forma, entender como essa ferramenta funciona e como ela pode ser usada a seu favor pode transformar sua empresa – pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você: em primeiro lugar, é importante entender que não existe cartilha quando o assunto é satisfação do cliente – sempre que lidamos com pessoas, estamos lidando também com sentimentos, vontades e expectativas diversas. Por isso, independentemente da estratégia adotada, ter como política a preocupação com a boa experiência que o seu público terá com seu negócio é o primeiro passo para sua satisfação. Mas afinal de contas, qual a maneira mais efetiva de mensurar a satisfação do seu público? Nada melhor do que se dirigindo diretamente a ele. De que forma? Existem diversas métricas e ferramentas de gestão capazes de viabilizar esse canal de comunicação entre empresa-público. Um dos métodos mais eficazes é através do uso da tecnologia – as redes sociais são excelentes aliadas na aquisição de feedbacks. Elas são versáteis, objetivas e, ao propiciar agilidade nas respostas, geram um contato simples e direto entre você e sua clientela. Além disso, plataformas como instagram já permitem o mapeamento de informações e a formação de uma base de conhecimento e dados ao utilizar a rede no modo profissional, permitindo que sejam feitas pesquisas e acompanhamentos estatísticos sobre sua marca. Tão importante quanto estabelecer o canal de comunicação por meio do qual a pesquisa de satisfação será feita, é ter a possibilidade de mensurá-la.

Lançar mão de ferramentas organizadas e que tornem possíveis que a satisfação do cliente seja medida é hoje uma necessidade de mercado que todo empreendimento deve acompanhar. Um dos indicadores mais recomendados, que permite uma visualização clara e precisa, com dados explícitos e informações seguras é o NPS – difundido em todo o mundo, o Net Promoter Score define a porcentagem de clientes satisfeitos com sua empresa a ponto de compartilharem seus serviços com outras pessoas. Ela tem como premissa a simples pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa ou produto para um amigo ou parente?”.  Assim, quanto maior for o NPS, maior será a satisfação. Seja por meio de formulários, enquetes, pessoalmente ou por redes sociais, uma coisa é certa: investir na excelência do serviço, ter uma equipe especializada e empática e apostar no bom atendimento é ter como garantia o resultado da satisfação dos seus clientes que, mais do que consumidores, se tornarão defensores e propagadores da sua marca. Não esqueça de por em prática todo esse conteúdo depois, leia também: Como aproveitar as dicas dos seus clientes?

 

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