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Confira o passo a passo de como abrir uma hamburgueria

Neste artigo vamos apresentar um passo a passo de como abrir uma hamburgueria e conquistar o sucesso para o seu negócio. Acompanhe!

Um hambúrguer de carne moída entre dois pães e com alguns temperos, uma ideia tão simples quanto genial e deliciosa. Por isso, é impossível definir quem criou o primeiro hambúrguer moderno como o conhecemos hoje.

Hambúrguer no Brasil

As hamburguerias têm crescido muito no Brasil. O hambúrguer não demorou para chegar ao nosso país. Ele veio juntamente com essa tendência completamente nova de um estilo de vida acelerado, sem deixar o sabor de lado.

Foi graças à primeira franquia de lanchonetes – Bob’s, que o sanduíche se tornou amado por aqui. Uma curiosidade interessante é que o Bob’s, foi criado em 1952, pelo campeão de tênis Robert Falkenburg, que viu no burger uma oportunidade de ser o primeiro no país.

A primeira loja foi no Rio de Janeiro, e logo se espalhou pelo Brasil inteiro, bem como suas concorrentes internacionais. Hoje conhecemos também a versão do sanduíche artesanal, gourmet e vegetariana.

Para criar uma hamburgueria, o investimento pode ser bem variado dependendo do tipo que deseja investir. Nesse post, elencamos os passos de como abrir uma hamburgueria e conquistar o sucesso para o seu estabelecimento. Acompanhe!

Passo a passo de como abrir uma hamburgueria

1 Estude o mercado e monte um planejamento

Qualquer negócio exige conhecimento e domínio do mercado. Busque informações a respeito, analise a concorrência e a atuação das hamburguerias que já existem e estude outros temas relacionados. Nessa etapa, entram a definição do público-alvo e dos diferenciais. Algumas dicas:

  • Alinhe sua motivação e propósito com o objetivo do negócio;
  • Visite hamburguerias para se inspirar;
  • Liste o que mais agrada e desagrada nesses estabelecimentos;
  • Pesquise e avalie os nichos de mercado;
  • Faça pesquisa com seu público-alvo para compreender as necessidades ainda não atendidas e o que eles mais valorizam;
  • Preste atenção a outros modelos de negócios que possam ser adaptados ao seu;
  • A partir disso, monte um plano de negócios e um planejamento financeiro para implementar sua hamburgueria.

Para se ter uma ideia, conforme estimativa do Sebrae, uma hamburgueria em uma área de 35 a 50m² pode exigir um investimento inicial médio de R$ 160 mil. Uma dica é buscar ajuda de consultorias especializadas ou usar modelos de planilhas do Sebrae.

2 Hamburgueria Gourmet vs. Hamburgueria Delivery

Se optar por uma hamburgueria gourmet, saiba que terá que vender hambúrgueres refinados, com ingredientes de alta cozinha e elaboração sofisticada. Provavelmente você gastará mais com mão de obra e insumos, mas poderá cobrar mais pelo seu produto.

Já uma hamburgueria delivery possibilita fazer um produto mais simples, com ingredientes mais básicos. Nesse caso, você provavelmente não precisará investir tanto em mão de obra e matérias-primas, mas não poderá cobrar tão caro se quiser ser competitivo.

Os dois tipos têm infra estruturas diferentes: a hamburgueria gourmet exige atendimento na mesa e suporte para os clientes; a delivery precisa de local para embalar as encomendas, entregador ou serviço de entregas etc.

Há ainda outros tipos de hamburguerias: algumas investem em sanduíches elaborados, mas com menos requinte e preços mais acessíveis. Outras apostam em hambúrgueres mais simples, focando em ingredientes básicos de qualidade. E há também as que misturam conceitos, levando o gourmet para o delivery.

Não há certo ou errado: para saber qual abordagem gera mais chances de sucesso para seu caso, estude sua audiência e faça experimentos. Atente-se à resposta dos clientes, e não tenha medo de mudar se precisar.

3 Busque uma equipe

A quantidade de funcionários deve variar segundo o porte do estabelecimento. Geralmente, para iniciar a hamburgueria será preciso:

  • Administrativo/estoque (atividades administrativas);
  • Auxiliar de cozinha (suporte ao chapeiro);
  • Auxiliar de limpeza (limpeza do local);
  • Caixa (contas dos clientes);
  • Chapeiro (cozinha e monta o sanduíche);
  • Expedição (recebe pedidos e organiza a saída dos produtos);
  • Garçom (atendimento ao cliente);
  • Lembre-se de que os salários dos colaboradores são regulados pelos sindicatos relacionados às categorias dos funcionários.

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4 Defina seu ponto de venda

A escolha do ponto de venda depende do que você definiu no planejamento e se terá uma hamburgueria gourmet, delivery ou ainda outro tipo. Por exemplo, hamburguerias caseiras podem ter sua infraestrutura em uma food bike, food truck ou garagem. Já as hamburguerias gourmet, exigem um ponto mais valorizado.

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Além da localização, o layout e a planta precisam ser pensados para favorecer e suportar a operação. Lembre-se de analisar junto à prefeitura e órgãos específicos quais licenças você precisa.

Escolha locais que não precisem de tantas reformas e possam ser inaugurados em pouco tempo. Reformas e obras são indicados para locais próprios ou para negócios já em expansão. No começo, vale buscar lugares mais baratos e “prontos”. Alguns insights:

  • Determine qual seria o lugar ideal para a sua hamburgueria;
  • Veja se os locais disponíveis atendem às suas necessidades operacionais ou precisam de reforma;
  • Valide seu conceito, marca e produtos com soft opening, uma forma mais econômica e rápida para testar a viabilidade do seu negócio.

5 Determine cardápio e preços

Variedade é sempre um bom chamariz para uma hamburgueria. Mesmo que muitos clientes preferem os tradicionais, ter mais alternativas é bom para garantir novas experiências. Aposte em sabores únicos e veja como seus clientes vão reagir.

Também vale investir em quem tem restrições alimentares, como vegetarianos, veganos ou pessoas alérgicas a ingredientes como glúten ou lactose. Tenha sempre opções para essa audiência, pois isso atrai e fideliza clientes que podem ser estratégicos.

Já os preços dependerão do seu planejamento, mas o valor deve ser calculado com base no custo + margem de lucro. Serviços com alto valor agregado justificam preços mais caros, mas precisam corresponder às expectativas do público.

6 Invista em marketing

Um marketing bem feito é fundamental para a sobrevivência do estabelecimento. Assim, divulgue sua hamburgueria em redes sociais como Facebook e Instagram, publique fotos dos seus produtos, imagens dos clientes na loja e dicas sobre hambúrgueres e acompanhamentos. O mais importante é que seus clientes devem lembrar da sua marca sempre que a fome bater.

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Veja também este infográfico do Sebrae sobre como abrir uma hamburgueria:

Equipamentos necessários

Outro ponto que demanda bastante investimento são os equipamentos que, por sua vez, influenciam no fluxo de atendimento e capacidade de produção. Alguns equipamentos necessários são:

  • Chapa;
  • Fogões industriais;
  • Coifa;
  • Cortadores;
  • Freezers comerciais;
  • Fritadeiras comerciais;
  • Grelhas;
  • Mesa de preparação;
  • Móveis;
  • Panelas;
  • Refrigeradores;
  • Utensílios domésticos como liquidificador e processador.

Para mais detalhes, confira aqui a lista completa de equipamentos para hamburgueria gourmet

Agora que você já sabe como abrir uma hamburgueria, visite o site da Loja Brazil e se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia. Acompanhe também as nossas Redes Sociais.