Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Panela de ferro fundido, o segredo da comida da vovó

Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Receitas com Panela de Ferro Fundido.

Uhmmm…cheirinho bom de “comida de vovó”

Hoje nosso post será sobre as famosas panelas de ferro fundido e, claro, duas receitinhas deliciosas para fazer nelas.

Panela de Ferro Fundido: Sabor Especial

Aproveite a leitura e coloque em prática seus dotes culinários!

As panelas de ferro fundido têm sido utilizadas há muito tempo. Elas conduzem muito bem e de forma uniforme o calor, podem ir ao fogão e ao forno sem nenhum problema e são muito duráveis.

Além de desses atributos, sua maior qualidade é o sabor especial dado à comida!

A excelente transmissão e retenção de calor do ferro fundido garantem um bom cozimento sem que o alimento perca seus líquidos e propriedades nutritivas. Ao contrário, as receitas são levemente enriquecidas com a transferência do ferro para os alimentos, suprindo 20% das necessidades diárias deste mineral no organismo e ajudando a prevenir ou curar anemias.

A comida feita na panela de ferro fundido também tem um gosto todo especial, quase uma nostalgia aos velhos tempos. Um gosto que lembra a infância, a vovó fazendo aquelas comidinhas no fogão à lenha e a família reunida esperando ficar pronto.

Há ainda muitos restaurantes que passaram a fazer uso das panelas de ferro fundido em suas cozinhas profissionais, pois até mesmo os mais aclamados chefs reconhecem a qualidade do utensílio e o valor agregado ao paladar.

panela ferro fundido 1024x768 - Panela de ferro fundido, o segredo da comida da vovó

Durabilidade e cuidados

Uma panela de ferro fundido é quase indestrutível. Mas tem que se tomar cuidado com a ferrugem. Para as panelas tradicionais o cuidado deve vir antes do primeiro uso, precisa-se tratá-la esfregando-a com uma esponja de aço. Depois de enxaguá-la, secar a panela no fogo do fogão. Quando estiver bem seca, passar uma camada de óleo em toda superfície da panela. Coloque num forno baixo por uma hora. A panela estará pronta de usar.

Precisa-se tratar também a panela depois de cada uso. Existem várias maneiras de cuidá-la. Recomenda-se lavá-la esfregando com uma esponja lisa. Depois secá-la no fogo do fogão. Quando estiver ainda quente, passar óleo e guardar. Não esqueça de tratar a tampa porque também pode enferrujar.

Já para as panelas esmaltadas o cuidado não necessita ser tão severo, pois são mais fáceis de limpar e conservar devido o revestimento que protege o ferro.

Há no mercado diversos modelos disponíveis, que vão de caçarolas às assadeiras, ou mesmo chapas para grelhar carnes.

Como são muito duráveis, algumas passam de geração em geração. Se você ainda não tem uma, vale o investimento para sua cozinha ganhar mais sabor e charme.

Agora, mãos na massa.

Receitas

 

Moqueca de peixe com pirão

Ingrediente para a moqueca:

1 embalagem de 200ml de leite de coco

1kg do peixe de sua preferência cortado em postas (sugestão: tilápia ou badejo)

Sal, alho, suco de limão e pimenta-do-reino a gosto

3 pimentões cortados em rodelas finas (vermelho, amarelo e verde)

1 cebola grande cortada em rodelas

1 xícara de chá de polpa de tomate

4 colheres de sopa de cheiro-verde

4 colheres de sopa de azeite de dendê

Ingredientes para o pirão:

1 cabeça e 1 rabo de peixe

½ litro de água

1 cebola cortada em rodelas grossas

1 tomate

1 maço de cheiro verde

1 xícara de chá farinha de mandioca

1 colher de sopa de azeite de dendê

2 ou 3 ramos de coentro fresco picado

Sal a gosto

Modo de preparo:

Moqueca: Amasse bem o alho; misture o sal, a pimenta-do-reino, o suco de limão e tempere o peixe. Deixe descansar por meia hora.

Numa panela de ferro fundido, monte a moqueca em camadas, alternando os pimentões, a cebola, a polpa de tomate e as postas de peixe; tempere com um pouco de sal, salpicando cada camada com cheiro-verde.

Leve ao fogo médio, com a panela tampada e cozinhe por cerca de meia hora, ou até que o peixe fique macio. Acrescente o leite de coco e o azeite. Deixe levantar fervura por 1 minuto e sirva em seguida, acompanhada de arroz branco e do pirão.

Pirão: Coloque a cabeça e o rabo do peixe numa caçarola funda, acrescente o tomate, a cebola, o cheiro verde, o sal e cubra com a água. Leve ao fogo baixo e cozinhe por cerca de meia hora após levantar fervura.

Passe o caldo por uma peneira e leve de volta à panela em fogo baixo. Despeje aos poucos a farinha de mandioca, mexendo rapidamente com uma colher de pau para não empelotar.

Desligue o fogo, acrescente o azeite e o coentro fresco picado. Sirva em seguida.

Carne de panela com massa fresca

Ingredientes:

1 kg de massa fresca (pode ser fettuccine, linguini ou espaguete)

1,5 kg de carne bovina de sua preferência (pode ser lagarto, coxão duro)

200 gramas de bacon

2 cenouras

2 cebolas

2 talos de salsão

4 dentes de alho

3 tomates sem pele e sem sementes

80 ml de azeite de oliva

200 ml de shoyu

200 ml de vinho tinto

Modo de preparo:

Corte em cubos pequenos as cenouras e as cebolas. Tire as fibras dos talos de salsão e corte em cubos. Lave e escalde os tomates em água quente por 1 minuto e depois coloque em água fria por mais 1 minuto. Tire a pele e as sementes e corte em cubos. Pique finamente o alho. Reserve tudo.

Retire o excesso de gordura da carne, mas sem remover totalmente. Pique-a em cubos médios. Aqueça uma panela de ferro fundido e acrescente o azeite. Quando esquentar, coloque a carne e frite bem até dourar. Reduza um pouco o fogo e acrescente o bacon, a cebola, a cenoura e o salsão. Continue fritando até murchar bem. Acrescente os tomates picados e refogue bem até derreter. Acrescente o vinho e deixe evaporar e reduzir o caldo.

Regule a chama para fogo baixo e comece a colocar água quente aos poucos, deixando cozinhar e reduzir o molho antes de acrescentar água novamente. Repita esta operação durante 2 horas, sempre mantendo a panela tampada. Após este tempo, destampe a panela, acrescente o shoyu e cozinhe por mais 15 minutos até reduzir e engrossar. Desligue o fogo e deixe reservado.

Montagem:

Cozinhe a massa pelo tempo indicado, com água em abundância e sal. Escorra e sirva acompanhada da carne de panela.

Deu água na boca?

Aproveite essas e outras receitas e surpreenda sua família com uma deliciosa comida caseira com gostinho da “comida da vovó”.

Panelas de Ferro Fundido

E caso você queira saber mais alguma receita com panelas de ferro fundido que não tenha sido colocada nesse artigo, não hesite em nos pedir nos comentários. ?