O feedback do cliente é fundamental para melhorar a relação com o consumidor e aumentar as vendas do seu restaurante. Afinal, nada melhor do que receber elogios e ver os clientes satisfeitos, ou então receber críticas negativas, porém construtivas e assim agregar no seu negócio.
Tenha sempre em mente que é impossível agradar a todos e a perfeição leva tempo, por isso, é preciso ver os comentários negativos como formas de melhorar seu produto, serviço ou até mesmo atendimento.
O que é Feedback?
O Feedback nada mais é, do que o retorno da informação, aquele famoso comentário do seu cliente sobre seu produto ou serviço. Ou seja, o cliente vivência uma experiência com seu restaurante e a partir dessa experiência, gera opiniões sobre esse processo.
Então, por meio desse feedback serão realizados os planejamentos e implementações de melhorias em seu estabelecimento. Os clientes podem levar diversos fatores em consideração, desde o atendimento, ambiente, alimentação, ou seja, aquilo que achar relevante opinar.
Existem empreendedores que acham que é perda de tempo ouvir o cliente, pois não aceitam, caso ocorram comentários negativos e até mesmo “palpites” de como melhorar seu serviço. Porém, ouvir o cliente é um processo de extrema importância para ter um estabelecimento de sucesso.
Ouça seus clientes – eles dirão tudo sobre seu Restaurante
A experiência do cliente deve ser inesquecível, pois, cliente satisfeito sempre volta e o intuito é fidelizá-lo. Ouvindo o cliente é possível se certificar que todos os serviços e produtos estão adequados e identificar falhas que necessitam de melhorias.
É necessário o compartilhamento do feedback do cliente para todos os colaboradores para o desenvolvimento completo do seu negócio. Pois, todos devem saber o que o cliente deseja para satisfaze-lo de maneira correta.
Pesquisas de satisfação
Muitas vezes o cliente não consegue se expressar, então, você pode fazer perguntas mais direcionadas sobre a experiência que teve eu seu estabelecimento, assim o ajudará a passar a impressão que ele teve.
As avaliações são uma boa forma de obter a opinião do cliente, e são bem práticas. Por exemplo, no delivery, o seu cliente pode avaliar na própria plataforma que o pedido foi efetuado, o tempo de entrega, aparência, bom estado de consumo, entre outros.
Tenha sempre em mente que seu estabelecimento não vende apenas pratos, e sim atendimento, ambiente, produtos, recomendações e principalmente – sensações que a experiência em seu restaurante é capaz de proporcionar aos consumidores.
Mesmo em uma época onde o marketing digital impera, não há nada mais eficiente do que o boca a boca de clientes reais. Por essa razão, faz-se extremamente necessário saber o que o seu público tem a dizer. Por isso, a opinião do cliente tem peso enorme em cima do seu estabelecimento.
Indicamos ler também: A importância em Responder avaliações de clientes.
Redes sociais
As redes sociais são ótimos canais para interagir e manter um relacionamento próximo ao público. Ou seja, ela deve sempre responder os clientes, deve promover enquetes e debates e criar ações que envolvam os consumidores. Muitas pessoas gostam deste sentimento de pertencimento.
É essencial que o atendimento seja sempre de qualidade, com muito respeito e educação. Por exemplo, é importante saber como responder dúvidas, críticas, elogios, sugestões, etc., afinal, esses tipos de comentários são comuns em redes sociais.
Com as redes sociais é possível coletar feedbacks sinceros e espontâneos dos clientes, por meio de comentários ou menções em redes sociais. Pode ser realizada uma pesquisa de satisfação na sua rede social, como o Facebook ou Instagram.
Recomendações
Normalmente para realizar uma compra, as pessoas procuram recomendações. É por meio de comentários e opiniões que a maioria dos clientes escolhem o restaurante, pois procuram por experiências agradáveis além de uma boa alimentação.
Assim como um comentário negativo pode ajudar a melhorar, um comentário positivo pode aumentar suas vendas. Não perca tempo, compartilhe as opiniões dos clientes, tire “print” da tela, salve, mas lembre-se de pedir autorização para publicar em suas mídias sociais caso o comentário tenha sido particular.
Claro, expor pontos negativos é um pouco frustrante, mas ao invés de deletar ou ignorar, mostre ao cliente que você tem interesse em ajudar e já está procurando uma solução para o problema exposto. Sua atenção pode mudar completamente o atendimento ao cliente.
Aproveite esses dados gerados por clientes para vender mais e aprimorar o seu negócio. Seu cliente deve ser o melhor amigo do seu estabelecimento, portanto, se comunique com ele, crie um relacionamento, desenvolva confiança e valorize essa relação. Não existe caminho mais certeiro que esse para o sucesso.
Para ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia, acesse o site da Loja Brazil e nos acompanhe nas redes sociais!