Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

O que são as cubas padrão GN? – Blog Loja Brazil

Saiba o que são as cubas padrão GN. Conheça as suas características e diferenças

Você sabe o significado da sigla GN nas cubas gastronômicas?

O que são as Cubas Padrão GN?

As cubas padrão GN ou Gastronorm são recipientes de dimensões mundialmente padronizadas pela norma europeia EN-631, que estabelece os materiais e artigos que podem estar em contato com os alimentos e as medidas para os recipientes utilizados no serviço de manipulação, conservação, cocção e distribuição de alimentos.

Sua aplicação em cozinhas profissionais proporciona grandes benefícios na preparação e confecção dos alimentos, pois reduz a necessidade de trocar os ingredientes de recipientes, diminuindo a mão-de-obra, otimizando processos, facilitando a higienização e melhorando o nível de segurança alimentar.

Tamanhos e profundidades

Também conhecida como GN, possui uma dimensão padrão de comprimento e largura de 530x325mm – estabelecida mundialmente como 1/1 (lê-se “um barra um”). Sempre com base no padrão 1/1, há recipientes múltiplos (2/1) e submúltiplos (1/2, 1/3, 1/4, 1/6, etc), possibilitando composições personalizadas dentro do espaço 1/1.

A profundidade da cuba padrão GN pode variar de fabricante para fabricante, e vai de 20 a 200 mm.

Para facilitar a higienização, suportar baixas e altas temperaturas e resistir a operações bruscas com grande durabilidade, os materiais mais comumente utilizados são o aço inox e o policarbonato, porém há também cubas padrão GN de outros materiais igualmente adequados aos processos.

As GNS de aço inox podem ser lisas ou perfuradas, podem ter ou não alças de apoio e também podem ter tampas de aço inox ou de outros materiais.

Os modelos perfurados são utilizados em casos de alimentos onde não se deseja a retenção de líquidos no preparo.

Benefícios do uso

Além dos benefícios já citados, o uso destes acessórios de cozinha permite uma maior facilidade de transporte, melhor e maior aproveitamento do espaço na cozinha, não geram lixo se comparadas às embalagens descartáveis e facilitam o retorno de alimentos que não chegam a ser utilizados, diminuindo a perda ou desperdício e proporcionando uma maior rentabilidade.

Considerações Finais

Esperamos que com esse artigo você possa levar em consideração os vários pontos positivos de se utilizar réchauds em buffets e com isso possa tomar a decisão mais acertada para o seu negócio. Se quiser entender melhor a compatibilidade de cubas acesse o link https://www.lojabrazil.com.br/compatibilidade-cubas

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. 🙂