Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

O que são as cubas padrão GN?

Tempo estimado para leitura: 2 minutos

Você sabe o significado da sigla GN nas cubas gastronômicas?

O que são as Cubas Padrão GN?

As cubas padrão GN ou Gastronorm são recipientes de dimensões mundialmente padronizadas pela norma europeia EN-631, que estabelece os materiais e artigos que podem estar em contato com os alimentos e as medidas para os recipientes utilizados no serviço de manipulação, conservação, cocção e distribuição de alimentos.

Sua aplicação em cozinhas profissionais proporciona grandes benefícios na preparação e confecção dos alimentos, pois reduz a necessidade de trocar os ingredientes de recipientes, diminuindo a mão-de-obra, otimizando processos, facilitando a higienização e melhorando o nível de segurança alimentar.

Gastronorm pan combinations

Tamanhos e profundidades

Também conhecida como GN, possui uma dimensão padrão de comprimento e largura de 530x325mm – estabelecida mundialmente como 1/1 (lê-se “um barra um”). Sempre com base no padrão 1/1, há recipientes múltiplos (2/1) e submúltiplos (1/2, 1/3, 1/4, 1/6, etc), possibilitando composições personalizadas dentro do espaço 1/1.

A profundidade da cuba padrão GN pode variar de fabricante para fabricante, e vai de 20 a 200 mm.

Para facilitar a higienização, suportar baixas e altas temperaturas e resistir a operações bruscas com grande durabilidade, os materiais mais comumente utilizados são o aço inox e o policarbonato, porém há também cubas padrão GN de outros materiais igualmente adequados aos processos.

As GNS de aço inox podem ser lisas ou perfuradas, podem ter ou não alças de apoio e também podem ter tampas de aço inox ou de outros materiais.

Cuba Gastronômica Perfurada Aço Inox
Cuba Gastronômica Aço Inox

Os modelos perfurados são utilizados em casos de alimentos onde não se deseja a retenção de líquidos no preparo.

Benefícios do uso

Além dos benefícios já citados, o uso destes acessórios de cozinha permite uma maior facilidade de transporte, melhor e maior aproveitamento do espaço na cozinha, não geram lixo se comparadas às embalagens descartáveis e facilitam o retorno de alimentos que não chegam a ser utilizados, diminuindo a perda ou desperdício e proporcionando uma maior rentabilidade.

Considerações Finais

Esperamos que com esse artigo você possa levar em consideração os vários pontos positivos de se utilizar réchauds em buffets e com isso possa tomar a decisão mais acertada para o seu negócio. Se quiser entender melhor a compatibilidade de cubas acesse o link https://www.lojabrazil.com.br/compatibilidade-cubas

E caso você tenha mais alguma dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo, não hesite em nos questionar nos comentários. 🙂