Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

O que é Foodtech e qual sua relação com restaurantes?

O segmento foodtech pode ajudar a mudar a forma de produção e o relacionamento com o setor de alimentos. Veja como aplicar o foodtech no seu negócio!

Você já ouviu falar em foodtech? Essa é mais uma inovação que merece a atenção especial dos restaurantes. Modalidades como brunch, delivery, fast-food, comida saudável e muitos outros segmentos podem se beneficiar com o uso dessa tecnologia em alimentos.

Afinal, o que é foodtech?

O termo “foodtech” diz respeito à aplicação da tecnologia quando trabalhada com alimentação, ou seja, “food” = comida e “tech” = tecnologia.

Uma empresa de foodtech, tem como objetivo trazer soluções para o setor. Sendo assim, a tecnologia é incorporada em técnicas que acompanham todo o processo, desde o campo, produção, distribuição, venda, consumo, serviço e retorno.

Um dos principais objetivos da tecnologia no setor gastronômico é identificar dores e resolver todos os problemas associados de forma prática, ágil, viável e acessível.

A renovação do setor de alimentos com um todo está diretamente relacionada aos novos métodos de gestão do varejo. Nessa lógica, os consumidores são mais ativos e vistos como protagonistas do processo e responsáveis diretos pela mudança de seus hábitos alimentares.

Impacto do setor de tecnologia de alimentos

Abaixo destacamos os principais exemplos do impacto do setor de tecnologia de alimentos:

  • Intermediários: o conceito farm-to-table que tem como definição “da fazenda para a sua mesa”, remete a um prato feito com ingredientes sustentáveis vindo de pequenos produtores, ou seja, é aquele que conecta a produção de alimentos diretamente ao consumidor final, oferecendo opções mais saudáveis e econômicas.imagem blog foodtech 1 793 x 305 px - O que é Foodtech e qual sua relação com restaurantes?
  • Logística: a logística também ganha ao estudar a comodidade e o conforto das pessoas que recebem alimentação em casa ou no trabalho, dando mais opções aos clientes.
  • Marketplace: é um tipo de plataforma de e-commerce que reúne vários lojistas em um mesmo ambiente virtual de venda, é onde os usuários podem adquirir produtos de diferentes lojas. Esta ferramenta pode ter aplicação para a produção, oferecendo soluções e insumos para o processo.
  • Delivery: ao adquirir os produtos por meio de alguma plataforma, o contato pode ser feito diretamente com o cliente final, principalmente com o crescimento exponencial dos serviços desses aplicativos de entrega, seja para consumo imediato ou não.
  • Alimentos do futuro: com a ajuda da tecnologia, uma variedade de carnes sintéticas, leite geneticamente modificado e a retirada do trigo da dieta podem ser desenvolvidos em laboratórios, por exemplo, para atender consumidores com dietas restritas, levando nutrientes ao organismo de forma mais completa.
  • Biotecnologia: é a união entre tecnologia e sistemas biológicos. Ou seja, trata-se de inovações aplicadas em organismos vivos para desenvolver ou melhorar produtos ou sustâncias. A intenção é sempre aperfeiçoar a maneira como vivemos e aprimorar os recursos que utilizamos.
  • Sustentabilidade: estudos comprovam que, com o grande aumento da população, precisamos de ações para termos alimentos suficientes e, ao mesmo tempo, preservarmos os recursos naturais do planeta. Atitudes como investir em equipamentos mais tecnológicos e econômicos, adotar boas práticas para diminuir o desperdício e realizar o correto descarte dos materiais, também são etapas fundamentais rumo a uma gastronomia cada vez mais sustentável.

Aplicação de foodtech

Até agora, podemos observar como o segmento foodtech pode ajudar a mudar a forma de produção e o relacionamento com o setor de alimentos.

Outras áreas de negócios também estão relacionadas a esse ramo de atividade, como agricultura, logística, distribuição, vendas e gestão em geral. Entre elas:

  • Nutrição individualizada: em um formato de dieta especialmente elaborado de acordo com as necessidades de cada pessoa, um sistema de inteligência artificial coleta informações e cruza dados para criar rotinas alimentares ideais.
  • Alimentos sintéticos e proteínas vegetais: carne cultivada em laboratório pode ser definida como sustentável e alimento do futuro, pois os efeitos causados por ela, têm grandes impactos ambientais, e novas formas de simular sabor e composição são essenciais para a mudança.imagem blog foodtech 2 793 x 305 px - O que é Foodtech e qual sua relação com restaurantes?
  • Rastreabilidade de alimentos: o uso de tecnologias para aumentar a produtividade e agilidade nos processos operacionais possibilita ter uma visão maior da segurança da informação e principalmente da segurança alimentar. Quando pensamos no universo da segurança da informação, a solução que muito se fala ao redor do mundo é o blockchain, que com certeza você já leu ou ouviu falar por causa das criptomoedas. Em princípio, essa tecnologia tem a mesma capacidade da rastreabilidade – registra a origem e o destino de um produto, passando por todos os elos da cadeia de suprimentos, desde a etapa de produção até o consumidor final – apenas de forma imutável.
  • Automação para supermercados e restaurantes: traz diversas vantagens, como maior fluidez na execução dos processos, além de uma redução significativa nas taxas de erro, pois as tarefas repetitivas são menos mediadas por operadores humanos. Em um supermercado é possível comprar sem precisar passar por todo o estabelecimento e levar os produtos para casa de forma automatizada. Já nos restaurantes que encaminham pedidos com cardápio digital e os atualizam em tempo real, tornam o atendimento mais ágil.

Foodtech – tecnologia no seu negócio

A tecnologia é a grande aliada do homem, em todos os setores, Para que possamos utilizá-la de forma adequada, faz-se necessário cada vez mais o conhecimento. Somente através dele, seremos capazes de utilizar de forma correta as tecnologias que estão disponíveis a todo instante.

Para contribuir com a sustentabilidade do planeta e ainda adquirir produtos de qualidade, a Loja Brazil oferece os melhores equipamentos em aço inox, matéria-prima com diversas vantagens e entre elas podemos destacar: material menos suscetível a corrosão com o passar do tempo e 100% reciclável.

Conheça nossa diversidade de opções de Mesas em Aço Inox, Bancadas em Aço Inox, Pias Inox, Estantes e Prateleiras Inox, entre outras, clicando no botão abaixo:

Melhores Equipamentos em Aço Inox