Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Mudanças Permanentes Trazidas pela Covid-19

Após o fim da pandemia, será necessário reter alguns dos hábitos que foram desenvolvidos e as mudanças que foram alcançadas na vida social das pessoas.

Em todo o mundo, empresas de diversos segmentos tiveram que se adaptar às restrições impostas pela Covid-19 em tempo recorde. Após meses de mudanças, desde restaurantes recebendo menos clientes a estabelecimentos com capacidade reduzida, o mundo corporativo terá que se adaptar a uma ideia aparentemente inevitável – muitas das mudanças serão permanentes. As empresas que não entendem essa nova realidade, podem não permanecer no mercado de trabalho em um mundo pós-coronavírus.

Após o fim da pandemia, será necessário reter alguns dos hábitos que foram desenvolvidos e as mudanças que foram alcançadas na vida social das pessoas. Afinal, mesmo depois da população ter sido vacinada, ainda levará algum tempo para se obter dados confiáveis sobre as condições de vida. De acordo com especialistas, a vacina pode evitar que as pessoas adoeçam, mas não está claro se ela pode prevenir a infecção de se espalhar para outra pessoa que não foi vacinada.

O setor de refeições fora de casa é vital para o dia a dia dos brasileiros e para a economia. Gera milhões de empregos e são responsáveis por 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. No entanto, com a Covid-19, provou ser um dos segmentos de mercado mais afetados.

Isso significa que desde o distanciamento físico até o uso de máscaras protetoras ao longo de 2020, devem permanecer. Além disso, outras mudanças que ocorreram nesse período serão permanentes e, acredite, isso é bastante positivo.

  • Refeições fora de casa

Com isolamento social flexível, mudanças ocorreram nos hábitos de consumo e nos procedimentos operacionais para maior segurança em bares e restaurantes que conhecemos hoje. É previsível que, em tempos de grande insegurança, o consumidor opte por não correr riscos e não querer experimentar novos sabores.

Confiança, higiene e limpeza nos restaurantes, serão os principais fatores na escolha. Idealiza-se que, referente a adaptação ao futuro dos bares e restaurantes, os buffets e pratos compartilhados podem desaparecer, os talheres estarão embrulhados, cardápio apenas digital ou descartável, garçons usarão máscaras e luvas, e terá apenas metade das mesas no estabelecimento, sem contar que a temperatura do cliente será medida ao entrar no estabelecimento.

As empresas que desejam sobreviver, devem voltar sua atenção para o ambiente, serviços e produtos. Qualquer movimento a ser realizado, por menor que seja, deve levar em consideração estes fundamentos. Com a implantação do isolamento social, as atividades de algumas empresas, alguns serviços e indústrias foram paralisadas. A nova situação requer não apenas novos ajustes ao trabalho, mas também outros meios de produção, distribuição e comunicação.

Nesse caso, o futuro dos alimentos após a pandemia pode ser impulsionado por novos hábitos, avanços tecnológicos, saneamento e saúde. Para proporcionar às pessoas maior segurança alimentar, sustentabilidade e estabilidade, gradualmente deixa de ser uma decisão de sabor de produto e compra de alimentos, e sim consciência nutricional, rastreabilidade das matérias-primas e métodos de produção.

Os produtos à base de plantas produzidos em laboratório, atingem ou se aproximam dos níveis de sabor e textura de alimentos de origem animal e continuarão em crescimento. Devido à consciência das pessoas sobre epidemias há preferência por proteínas vegetais.

  • Home Office

Durante a pandemia, a tecnologia também contribuiu para que as pessoas que trabalham com computador, não precisassem mais se deslocar até a sede da empresa, e esse novo formato será adotado permanentemente por muitas empresas.

Com a mudança, além de economizar energia elétrica, internet, manutenção e suprimentos, a empresa também pode reduzir custos de infraestrutura renunciando a espaço físico ou até mesmo alugando um espaço menor. Por outro lado, para os funcionários, o home office pode garantir a qualidade de vida sem causar uma jornada trabalhosa, inclusive reduzindo o tempo e os gastos com transporte, alimentação, roupas e aumentando o contato familiar.

A pandemia acelerou a implementação do sistema de trabalho que levaria muitos anos para ser totalmente adotado. As pessoas tinham dúvidas sobre a eficiência do escritório em casa e se conseguiriam manter seu desempenho devido à interferência das rotinas da casa, mas depois de meses, muitas empresas relatam que a produtividade permanece nos níveis pré-pandemia. Portanto, essa mudança que a pandemia trouxe, a partir de agora deve se estabelecer e fazer parte da vida das pessoas.

Por meio dessa nova forma de trabalho, quando não é mais necessário ir para a empresa todos os dias, as pessoas passam a ter maior interesse em viver num ambiente de trabalho mais amplo e ainda viver em harmonia com suas famílias. Sendo prioridade, proporcionar uma vida mais confortável em um local onde o custo de vida seja menor e mais seguro, incompatível com os grandes centros urbanos.

  • Higienização

Especialistas afirmam que mesmo após as vacinas, as pessoas ainda podem ser portadoras e disseminadoras do vírus. Por isso, será necessário usar máscaras e outras medidas de proteção, como lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social, por um longo período. Portanto, produtos com propriedades antibacterianas e antivirais produzidos diante da pandemia devem se tornar uma parte permanente de nossas vidas a partir de agora.

A Covid-19 desencadeou uma nova fase da guerra microbiana, contra doenças virais ou bacterianas, que reaparecem todos os anos cada vez mais resistentes. Com isso em mente, precisamos criar e melhorar as barreiras contra o que é nocivo para a saúde. Quanto mais resolvermos esses problemas, poderemos prevenir novos surtos, pandemias e melhorar a qualidade de vida. Esses são hábitos inevitáveis, principalmente porque quando a epidemia desaparecer, outras doenças virais podem surgir.

 

Fique por dentro do nosso material sobre gastronomia e nos acompanhe nas redes sociais!

Loja Brazil