Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como montar uma loja de produtos naturais? 5 passos para o sucesso!

Cerca de 80% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais se o alimento tiver maior valor nutricional. Então, que tal investir nesse setor?

No Brasil cada vez mais pessoas se preocupam com sua saúde e alimentação. O consumidor está mais atento aos produtos que estão na mesa, repensando seus hábitos alimentares e optando por pratos saudáveis.

A busca por melhor qualidade de vida está presente no cotidiano das pessoas, sendo a alimentação uma das principais formas para atingir este objetivo.

Para comprovar isso, basta olhar os espaços para alimentos naturais nas gôndolas dos supermercados ou lojas especializadas nesse nicho, o que nos faz perceber o aumento do número de adeptos a estilos de vida mais saudáveis.

O que diferencia uma loja de produtos naturais de outras lojas são seus produtos vendidos. Alimentos naturais, que podem ser frescos para consumo imediato ou de longa duração ou os empacotados.

Essas lojas vendem grãos, barras de cereais, pães integrais, farinhas, sementes, chás, café, açúcar magro, sal magro, ou seja, apenas produtos saudáveis e a variedade é bem maior que em um supermercado comum.

Uma pesquisa mostra que 80% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais se o alimento tiver maior valor nutricional, o que pode gerar novas oportunidades de negócios e investimentos.

Nos últimos anos, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis cresceu mais de 12% ao ano. Sendo que o setor de alimentos saudáveis movimenta anualmente mais de R$ 35 bilhões, com crescimento médio anual de 20%.

Números como esses levam o Brasil a ser o quarto maior mercado do segmento de alimentação saudável – e o segmento deve continuar crescendo.

Se você é um empreendedor e está pensando em abrir seu próprio negócio, saiba que é necessário um bom plano de negócios e também dedicação. Que tal aproveitar esse nicho e aprender a montar a sua própria loja de produtos naturais?

Como montar uma loja de produtos naturais: passo a passo completo

1. Faça um bom planejamento

Para montar uma loja de produtos naturais, faça um bom e detalhado planejamento. Para desenvolvê-lo, é necessário considerar todos os investimentos de materiais, equipamentos, estabelecimento e pagamentos de funcionários. E saiba também quais são as melhores marcas e conheça sobre as tendências do segmento.

imagem blog loja de produtos naturais 793 x 305 px - Como montar uma loja de produtos naturais? 5 passos para o sucesso!

Certifique-se de conhecer o mercado em que vai atuar. Além disso, deve-se pesquisar o público que irá frequentar seu estabelecimento, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Com isso, você terá insights importantes, aprenderá com os erros e acertos de quem já atua no segmento e encontrará diferenciais competitivos.

2. Estrutura e equipamentos

O primeiro ponto de destaque é a localização em que será montada a sua loja de produtos naturais. Isso porque, a localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento.

O ponto ideal para montar uma loja de produtos naturais é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização, segurança e fácil acesso para os clientes. Outro fator importante é contar com estacionamento facilitado.

Pontos próximos a academias, clubes e clínicas estéticas são uma boa alternativa. Pois são nesses locais que os potenciais clientes se encontram.

Após definir a localização da loja, é necessário pensar na estrutura de vendas e atendimento da loja.

O espaço mínimo ideal para montar uma loja de produtos naturais fica em torno de 60 m². Porém, o tamanho do local pode variar de acordo com a sua necessidade, não há um tamanho preciso.

O mobiliário deve ser disposto de modo a favorecer a circulação dos clientes e a disposição dos produtos, sempre evitando que fiquem muito elevados ou muito baixos.

Em relação aos equipamentos, lojas que atuam somente com produtos secos, como grãos, cereais e farinhas, devem investir em equipamentos para armazenar e expor esses itens.

Já estabelecimentos que trabalham com produtos resfriados e/ou congelados precisam investir em equipamentos diferenciados.

Os principais equipamentos para abrir uma loja de produtos naturais são:

  • Prateleiras;
  • Gôndolas;
  • Mostruários para disposição dos produtos;
  • Balcão;
  • Mesas e cadeiras;
  • Equipamentos para escritório e caixa;
  • Freezers, geladeiras e estandes climatizados.

É importante pensar em itens que remetem à qualidade de vida e à natureza. O ambiente deve ser amplo, arejado e bem iluminado.

3. Tenha uma equipe com bons profissionais e fornecedores

É fundamental contar com profissionais que entendam e conheçam os produtos que são vendidos.

Isso porque, geralmente, eles vão se deparar com dois tipos de clientes: aqueles que sabem bastante e pessoas leigas, que não conhecem todas as propriedades e benefícios do que estão comprando.

Os vendedores devem estar capacitados e treinados para atender bem os consumidores, garantindo que eles se sintam bem e, assim, aumentando as chances de voltarem e recomendarem o local.

Em relação aos fornecedores, devem ser considerados aqueles que baseiam-se na sustentabilidade, priorizando fornecedores locais para que a economia local seja beneficiada.

Como escolher um fornecedor?

  • Distância;
  • Referências;
  • Frete;
  • Qualidade;
  • Capacidade de fornecimento;
  • Preço;
  • Prazo;
  • Formas de pagamento;
  • Entrega.

4. Siga a legislação para lojas de produtos naturais

A legislação que se aplica a lojas de produtos naturais é a mesma que incide sobre outros estabelecimentos que comercializam alimentos.

É preciso que a loja esteja com toda a documentação em dia, incluindo o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, inspeção e certificação da Vigilância Sanitária, todos os registros comerciais necessários (municipais, estaduais e federais), entre outros.

Se faz necessário ficar atento a existência das normas específicas que se aplicam a lojas de produtos naturais e que devem ser consultadas.

Estas normas específicas são : ABNT NBR 15635:2015 e a ABNT NBR 15842:2010, que tratam dos requisitos gerais de boas práticas de higiene e serviço.

5. Esteja preparado para investir

De acordo com o SEBRAE, o investimento inicial necessário para garantir a abertura e o funcionamento de uma loja de produtos naturais de aproximadamente 60 m², fica em torno de R$ 50 mil.

imagem blog loja de produtos naturais 2 793 x 305 px - Como montar uma loja de produtos naturais? 5 passos para o sucesso!

Esse valor inclui desde reformas para adaptação do ponto comercial até a compra de todo o estoque inicial. São eles:

  • Maquinários e equipamentos;
  • Equipamentos de informática;
  • Móveis e utensílios;
  • Investimentos pré-operacionais;
  • Investimentos financeiros.

Vale destacar ainda que é fundamental que seja destinada uma quantia para ações promocionais, marketing e também divulgação do estabelecimento, tanto online quanto em meios físicos.

E você, já está montando ou pretende montar a sua própria loja de produtos naturais?

Então acesse o site www.lojabrazil.com.br e conheça nossa linha completa de produtos e encontre tudo o que você precisa para o seu estabelecimento!

Não esqueça de curtir a Loja Brazil no Facebook para ficar por dentro de novos conteúdos, promoções e dicas.