Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

7 tipos de molho incríveis para testar em seus pratos agora mesmo!

Utilizar molhos para compor um prato é uma excelente forma de agregar valor ao cardápio do seu restaurante!

Utilizar molhos para compor um prato é uma excelente forma de agregar valor ao cardápio do seu restaurante, e também uma maneira de tornar a refeição mais atrativa aos olhos do cliente.

Existem diferentes tipos de molho que você pode usar para os mais diversos tipos de prato, e basta saber harmonizá-los da maneira certa para fazer uma combinação deliciosa.

De modo geral, podemos dizer que existem dois tipos de molho: os molhos base, ou molhos mãe, e os molhos compostos, que são criados a partir da receita de um ou mais molhos base, com o acréscimo de outros ingredientes.

A seguir, selecionamos algumas receitas de tipos de molhos incríveis para você testar.

Tenha uma deliciosa leitura!

1. Molho de Tomate

Clássico dos clássicos, o molho de tomate na verdade não possui uma receita única, e há diversas versões dele.

Mas, é claro, alguns elementos são essenciais, como o próprio tomate, alho, azeite, cebola, pimenta-do-reino, sal e uma pitada açúcar para tirar a acidez.

Uma dica para incrementá-lo é acrescentar um buquê garni (talos de vegetais como alho-poró, louro, salsa e tomilho e louro amarrados por um barbante).

É um molho que combina principalmente com massas e pizzas.

2. Molho à Bolonhesa

Muito utilizado em receitas italianas, o molho à bolonhesa vai bem especialmente com massas, tanto as frescas, as secas e as recheadas.

Contém carne moída, cebola, tomate (ou molho de tomate), azeite, sal e pimenta-do-reino, mas é muito comum encontrar variações com cenoura, um pouco de vinho para o cozimento e temperos diversos.

3. Molho Barbecue

Como o próprio nome já indica (barbecue significa churrasco em inglês), o molho barbecue é recomendado para carnes assadas, como asinhas de frango, carne de boi ou costelas de porco.

É um molho um pouco pesado e agridoce, que leva azeite, cebola, molho de tomate, molho inglês, vinagre, açúcar, sal e molho de pimenta (embora haja algumas variações na receita).

4. Molho Bechamel

Outro clássico. Original da cozinha francesa, o molho bechamel combina com quase tudo, mas é ideal para frutos do mar, massas, peixes e como tempero para saladas.

É um pouco encorpado, porque contém em sua composição farinha, leite e manteiga, e é temperado com uma pitada de noz-moscada e sal.

5. Molho de Mostarda e Mel

O molho de mostarda e mel é um dos agridoces mais conhecidos, e combina com muitas coisas, desde cortes de frango e carne e até saladas.

Pode ser considerado um molho relativamente leve, principalmente por não levar derivados de leite. Entre os ingredientes estão mostarda (a mostarda Dijon dá um sabor ainda mais especial à preparação), mel, vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino.

6. Molho Vinagrete

O vinagrete é um tipo de molho muito utilizado com as carnes de churrasco, embora combine bem com saladas.

Levemente ácido, ele é uma emulsão feita de vinagre, azeite, sal e pimenta-do-reino, que leva cebola, pimentão, tomate e cheiro verde.

Também há versões agridoces com frutas, que são mais usadas com saladas.

7. Molho Tártaro

Bem conhecido por acompanhar frutos do mar, peixes e frangos, o molho tártaro é bem fácil de preparar, e utiliza ingredientes muito simples.

Em sua composição, temos alho, cebolinha, creme de leite ou maionese, limão, pepino, salsa, sal e pimenta-do-reino. O gosto de alho e sua leve acidez são suas características mais pronunciadas.

Esperamos que você tenha saboreado nosso conteúdo! Para ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia, visite o site da Loja Brazil e inscreva-se em nossa newsletter!