Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Mercado de Alimentação Saudável: veja razões para investir!

A alimentação saudável é um nicho que não para de crescer no Brasil e em todo mundo, tendência que veio para ficar. Saiba razões e invista!

O setor alimentício é consideravelmente menos suscetível aos efeitos das crises. Mesmo com a forte retração da economia do país em anos recentes, a alimentação ainda representa o segundo maior gasto do brasileiro, atrás apenas de habitação.

O setor de alimentação saudável é um nicho que não para de crescer no Brasil e em todo mundo, por isso, merece um pouco mais da nossa atenção. Um cardápio mais saudável é tendência e veio para ficar, pois as pessoas entenderam a importância de uma boa alimentação.

Em oposição aos fast foods e alinhados com a tendência mundial de uma alimentação mais equilibrada, empreendimentos com foco em alimentos saudáveis e orgânicos apresentam crescimento interessante para quem deseja investir no seu próprio negócio.

Alimentação no mercado saudável

Uma alimentação saudável é aquela que garante que nosso organismo receba todos os nutrientes que ele necessita. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em:

  • Variedade;
  • Equilíbrio;
  • Quantidade;
  • Segurança alimentar.

A alimentação saudável consiste na moderação de:

  • Açúcares;
  • Corantes;
  • Conservantes;
  • Aditivos químicos;
  • Gorduras nocivas;
  • Sódio.

Entre outros compostos que, quando consumidos em excesso, se tornam nocivos à saúde.

Qual a importância desse nicho de mercado para a economia?

Uma pesquisa mostra que 80% dos brasileiros estão dispostos a gastar mais se o alimento tiver maior valor nutricional, o que pode gerar novas oportunidades de negócios e investimentos.

Nos últimos anos, o mercado de alimentos e bebidas saudáveis cresceu mais de 12% ao ano. Sendo que o setor de alimentos saudáveis movimenta anualmente mais de R$ 35 bilhões. Números como esses, levam o Brasil ao quarto maior mercado do segmento de alimentação saudável – e deve continuar crescendo.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os restaurantes desse segmento chegam a crescer mais de 20% ao ano. Lojas de produtos naturais, armazéns e empórios especializados também são opções rentáveis para explorar o segmento.

Por que o mercado saudável não para de crescer?

1 Preocupação com a saúde

O mercado de alimentação saudável apresenta um crescimento bastante expressivo atualmente devido a preocupação com a saúde. Cada vez mais, as pessoas tomam consciência da importância de uma alimentação adequada e a relação entre uma dieta saudável e um organismo igualmente equilibrado. Os cuidados com o bem-estar, a qualidade de vida e a longevidade são fatores que influenciam nas mudanças de hábitos alimentares.

imagem blog alimentacao saudavel 1 793 x 305 px - Mercado de Alimentação Saudável: veja razões para investir!

2 Acesso às informações

Com as pessoas cada vez mais conectadas, as informações não demoram para chegar de todos os cantos do mundo. A internet possibilita o acesso a uma série de ideias e dicas – basta um clique. Assim, relatos sobre a importância de uma dieta saudável estão chegando a mais pessoas instantaneamente.

3 Divulgação de produtos

Com a crescente do mundo fitness e a busca das pessoas por opções cada vez mais saudáveis, diversos estabelecimentos estão focados em atender e divulgar esse público que visa aliar sabor com segurança. Hoje em dia, dietas restritivas estão cada vez mais em voga, seja por intolerâncias alimentares ou por opção pessoal. Independentemente do motivo, ter uma restrição alimentar não é sinônimo de limitação no paladar. A divulgação dos produtos nas redes sociais tem sido fundamental para o crescimento da lucratividade desse mercado.

4 Mídias sociais e influenciadores

A busca por melhor qualidade de vida está presente no cotidiano das pessoas, sendo a alimentação uma das principais formas para atingir esse objetivo. Boa parte dessa mudança em relação aos hábitos alimentares, dá-se à preocupação estética, devido ao avanço das redes sociais. Os usuários das redes sociais são encorajados a cortar vários grupos de alimentos da sua dieta apenas seguindo instruções de influencers.

imagem blog alimentacao saudavel 793 x 305 px - Mercado de Alimentação Saudável: veja razões para investir!

Quais os motivos para investir nesse nicho?

Atualmente, muito tem se falado a respeito de restrições, alergias e intolerâncias alimentares. Junto a tudo isso, vem crescendo também, a conscientização por uma alimentação mais saudável e balanceada. Aqui, vamos elencar 3 razões pelas quais investir no segmento é uma ótima ideia para o seu negócio.

1 Ótima oportunidade de investimento

A alimentação saudável é uma tendência que só cresce a cada ano. Já é comum vermos pessoas buscando uma alimentação balanceada para contribuir com o bem-estar físico e mental. Essas dietas incluem alimentos mais naturais e com menos açúcar e sódio, a fim de prevenir doenças como diabetes, obesidade e colesterol alto.

2 Seguir as tendências e sair na frente

Se antes era normal não encontrar opções especiais em um cardápio, hoje o estabelecimento que não oferece opções a determinados grupos alimentares, fica para trás na corrida por um posicionamento perante a concorrência. A inovação não se limita aos novos métodos de produção. Os consumidores estão recorrendo também a aplicativos e tecnologias para obter orientação nutricional personalizada e maior compreensão dos alimentos para descobrir novas opções de pratos e restaurantes, e claro, para compras virtuais.

3 Novos nichos de consumidores

Investir em um tipo específico de nicho é uma forma de se adaptar à concorrência de mercado, aproveitando para encontrar novos caminhos e novas soluções. O veganismo e o vegetarianismo tiveram grande impacto no mercado de alimentos, o que tem aberto uma diversidade de possibilidades para o setor.

imagem blog alimentacao saudavel 3 793 x 305 px - Mercado de Alimentação Saudável: veja razões para investir!

Gostou de conhecer a importância do mercado de alimentação saudável nos dias atuais? Muito mais do que apenas o ato de nos alimentarmos, passou a ser um estilo de vida para muitos.

Para mais conteúdos sobre gastronomia, siga-nos nas redes sociais. Acesse www.lojabrazil.com.br e conheça os melhores equipamentos em aço inox para o seu negócio!