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Logística para Restaurantes

Transforme a logística do seu restaurante com essas valiosas dicas e ações que irão impulsionar a eficiência e a qualidade dos seus serviços.

Para garantir que os clientes sejam bem atendidos em seu estabelecimento, é necessário prestar um serviço de qualidade tanto no delivery quanto no salão do restaurante.

A implementação de boas práticas pode melhorar a logística e aumentar a eficiência dos fluxos de trabalho dos restaurantes. Isso não apenas descentraliza as responsabilidades dos funcionários, mas também contribui para a satisfação dos clientes e a preservação dos produtos oferecidos.

A seguir, algumas dicas com ações que podem ser implementadas para aprimorar a logística do seu restaurante!

Novas Parcerias

logisticas para restaurantes 01 1 - Logística para Restaurantes

A escolha dos fornecedores é um aspecto crucial para um restaurante. A seleção cuidadosa dos insumos é o que define a qualidade dos pratos. É aconselhável não depender exclusivamente de um único fornecedor para cada tipo de produto.

Variar a quantidade de fornecedores evita o risco de ficar sem matéria-prima e possibilita buscar as opções mais viáveis que resultarão em uma precificação final adequada.

Se necessário, faça visitas aos principais fornecedores para conhecer melhor suas estruturas e garantir que estejam à altura do seu estabelecimento.

Manter um bom relacionamento com os fornecedores e negociar constantemente ajuda a obter os melhores produtos para atender à demanda.

Ao adquirir um restaurante ou bar já em funcionamento, é importante revisar os contratos, negociar novas condições e expandir as possibilidades para garantir que todos os fornecedores sejam de qualidade, ofereçam um bom serviço, cumpram prazos e tragam um bom custo-benefício para sua empresa.

Os fornecedores desempenham um papel fundamental na logística de um restaurante. A falta de ingredientes pode levar ao fracasso no processo de entrega e impedir a preparação dos pratos. Portanto, é importante supervisionar o trabalho dos fornecedores e substituir aqueles que não atendem às exigências necessárias.

Previsões para evitar desperdícios

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Os gastos com a matéria prima das refeições nos restaurantes são considerados a segunda maior despesa do estabelecimento, ficando atrás somente dos gastos com funcionários.

O controle de desperdício é uma questão crítica para os restaurantes, pois pode afetar significativamente seus lucros e impactar negativamente no meio ambiente.

Controlar o estoque do restaurante e evitar o desperdício de alimentos é possível por meio de uma boa logística, evitando que os alimentos cheguem ao prazo de validade antes de serem utilizados. Para isso, faça uma estimativa do fluxo de clientes para cada dia da semana e compre apenas os suprimentos necessários para esse período.

É comum que em datas comemorativas o fluxo de clientes aumente, portanto, os estoques devem ser mais bem abastecidos para evitar a falta de insumos no preparo dos pratos que serão servidos. Um planejamento de estoque inadequado pode resultar em desperdício, prejuízos e insatisfação dos clientes.

Por meio desse planejamento, é possível ter controle sobre a quantidade de insumos disponíveis, a frequência de uso e a quantidade descartada. Além de manter um estoque organizado, é fundamental que o local de armazenamento esteja sempre limpo e desinfetado para evitar o descarte devido à contaminação.

Espaço de armazenamento

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Mais do que interferir diretamente na qualidade dos insumos e do produto final que se oferece ao cliente, saber armazenar corretamente cada alimento é fundamental para evitar problemas relacionados com a segurança alimentar, desperdício de produtos e, claro, atender as exigências dos órgãos regulamentadores.

Uma excelente maneira de armazenar os produtos na cozinha de um restaurante é por meio de estantes e prateleiras. O aço inoxidável é o material mais eficaz para esse fim, pois é fácil de limpar e altamente durável.

O aço inox é conhecido por sua durabilidade e resistência, transmitindo a sensação de que é algo que não se deteriora mesmo em condições adversas. Por isso, é amplamente utilizado na produção de utensílios e equipamentos para cozinhas.

Os itens podem ser armazenados separadamente por categorias. É importante respeitar a temperatura de armazenamento recomendada para cada produto. Outra vantagem do aço inox é que ele não altera o sabor, o aroma nem a cor dos alimentos, além de suportar tanto baixas quanto altas temperaturas.

Integração da equipe

Saber como motivar equipes é uma das maiores preocupações de qualquer empresa. Isso porque a motivação é, comprovadamente, um dos fatores que mais influenciam na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos lucros da empresa.

No restaurante, essa realidade não é diferente. Pois o sucesso de um estabelecimento depende, em grande parte, da equipe que o compõe.

O tratamento igualitário de todos os funcionários é uma parte importante do sucesso do estabelecimento. Favoritismos e inconsistências ao lidar com diferentes membros da equipe geram desequilíbrios e alimentam um sentimento de impotência, que acaba desmotivando e desestruturando o ambiente.

Uma cozinha industrial organizada proporciona agilidade e eficiência ao trabalho. Portanto, é essencial que cada profissional tenha uma função específica e que haja integração entre todos os membros da equipe para que os processos logísticos fluam conforme o esperado.

Os cozinheiros precisam estar bem alinhados para atender aos garçons, que, por sua vez, devem entregar corretamente os pedidos dos clientes.

Um restaurante pode ser visto como uma máquina, e cada funcionário faz parte dessa engrenagem. Se um componente falhar, todos os outros processos também falharão. Portanto, é fundamental manter uma equipe integrada e com boa comunicação, trabalhando em prol do mesmo objetivo.

Atender às necessidades do consumidor

Um cliente fiel é um verdadeiro fã e defensor do seu negócio, sendo um grande aliado para o crescimento saudável da empresa. Além disso, esses clientes estão mais dispostos a experimentar novos serviços e produtos, fornecendo feedbacks sinceros e construtivos.

É crucial entender as necessidades do consumidor e buscar alternativas que facilitem o atendimento. A experiência vivida pelo cliente agrega valor ao momento, sendo que o atendimento é um dos principais fatores considerados nesse contexto.

O cliente é o protagonista do seu negócio, portanto, trate-o da maneira como você gostaria de ser tratado e trabalhe para proporcionar uma experiência única e inesquecível.

O uso das mídias sociais como meio de divulgação, incentivando os usuários a fazerem parte de todo o contexto, é uma ferramenta que tem ganhado cada vez mais importância.

Além de serem canais de relacionamento direto e imediato com o cliente, eles se tornaram essenciais para a realização de ações promocionais que visam atrair e fidelizar os clientes.

Como podemos perceber, essas são dicas essenciais que podem gerar resultados positivos se colocadas em prática. A implementação de uma boa logística otimiza o processo de trabalho e contribui para o sucesso do seu estabelecimento em todos os momentos.

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