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Logística para Restaurantes

Confira algumas dicas com ações que podem ser implementadas para melhorar a logística do seu restaurante!

Para que os clientes sejam bem atendidos em seu estabelecimento, é preciso prestar um bom serviço tanto de delivery quanto no salão do restaurante. Algumas boas práticas podem ser implementadas para melhorar a logística e aumentar a eficiência dos fluxos de trabalho dos restaurantes. Dessa forma, além de descentralizar as responsabilidades dos funcionários, é possível atender melhor os clientes e ainda contribuir na preservação dos produtos oferecidos.

A seguir listamos algumas dicas com ações que podem ser implementadas para melhorar a logística do seu restaurante!

  • Novas parcerias

A escolha dos fornecedores para um restaurante é sem dúvida algo que requer muita atenção. A seleção dos insumos é o que define a qualidade de um prato ao final de sua produção. Saber escolher os ingredientes irá ajudar o seu empreendimento gastronômico a entregar um produto final com muito mais qualidade para os consumidores.

Não é aconselhável se apegar apenas a um fornecedor para cada tipo de produto. Variar a quantidade de fornecedores para que não ocorra o risco de ficar sem matéria-prima e consequentemente buscando as formas mais viáveis que resultarão na precificação final do prato.

Se necessário, fazer visitas com os principais fornecedores para conhecer melhor suas estruturas e saber se eles estão à altura do seu estabelecimento. Portanto é essencial manter esse relacionamento com seus fornecedores e sempre negociar entre eles o melhor produto para sua demanda.

Quando se adquire um restaurante ou bar já em funcionamento, é possível que alguns fornecedores já sejam conhecidos do estabelecimento. É aconselhável conferir os contratos, fazer novas negociações e ampliar as possibilidades para garantir que todos os fornecedores sejam de qualidade, ofereçam um bom serviço, cumpram prazos e tragam um bom custo-benefício para sua empresa.

Os fornecedores têm papel fundamental para a boa logística de um restaurante. Afinal, por falta de ingredientes o estabelecimento falhará com o processo de entrega e o prato não poderá ser preparado. Por isso, é importante supervisionar o trabalho dos fornecedores e substituir aqueles que não atendem as exigências necessárias.

  • Previsões para evitar desperdícios

Controlar o estoque do restaurante e evitar o desperdício de alimentos é possível com a implementação da logística, evitando que alimentos possam chegar ao prazo de validade antes do uso. Para fazer isso, é possível fazer uma estimativa do fluxo de clientes a cada dia da semana e comprar apenas os suprimentos necessários durante esse período.

É normal que em datas comemorativas, o fluxo de clientes no estabelecimento aumente, sendo assim, os estoques também precisam ser mais aprovisionados para que não ocorram a falta de insumos no preparo dos pratos que serão servidos. Um estoque mal planejado pode significar desperdícios, prejuízos e insatisfação dos clientes.

Por meio deste planejamento, é possível ter controle da quantidade de insumos existentes, com que frequência são utilizados e a quantidade descartada. Além do estoque organizado, é fundamental que o local de armazenamento esteja sempre devidamente desinfetado para evitar o descarte por contaminação.

  • Espaço de armazenamento

Uma ótima maneira de armazenar os produtos na cozinha de um restaurante é por meio de estantes ou prateleiras. Vale ressaltar, que o aço inoxidável para este segmento é o que proporciona maior eficácia, pois são de fácil higienização e alta durabilidade.

O aço inox é hoje, sinônimo de material durável e resistente, nos dando sempre a impressão de que é algo que não se deteriora mesmo sob condições adversas. Por conta disso, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios e equipamentos para cozinhas.

É possível armazenar os itens por categorias diferentes. É importante respeitar a temperatura de armazenamento indicada para cada produto. Sendo outro diferencial do aço inox, por se tratar de um material que não altera sabor, aroma e nem cor dos alimentos e suportando tanto baixas quanto elevadas temperaturas.

  • Integração da equipe

Boa parte do sucesso do estabelecimento, refere-se ao tratamento igualitário para com todos os funcionários. Favoritismos e inconsistências ao lidar com diferentes membros da equipe geram desequilíbrios e alimentam um sentimento de impotência que acaba por desmotivar e desestruturar o ambiente.

Uma cozinha industrial organizada, garante mais agilidade e eficiência ao trabalho. Por essa razão, é indispensável cada profissional ter sua função específica e que neste ambiente haja uma integração entre todos, para que os processos logísticos fluam como o esperado. Os cozinheiros precisam estar bem alinhados para atender os garçons, que por sua vez necessitam entregar corretamente as comandas com os pedidos dos clientes.

Um restaurante pode ser visto como uma máquina e cada funcionário faz parte da engrenagem. Se um desses componentes falhar, todos os demais processos falharão. Portanto, é muito importante manter uma equipe integrada e com uma boa comunicação em prol do mesmo objetivo.

  • Necessidades do consumidor

Um cliente fiel é um verdadeiro fã e divulgador do seu negócio, um grande aliado no crescimento saudável de sua empresa, além de estar mais disposto a conhecer e experimentar novos serviços, produtos e a dar feedbacks mais sinceros e construtivos.

É preciso entender as necessidades do consumidor e buscar por alternativas que facilitem melhor atendê-los. A experiência vivida agrega valor ao momento, sendo o atendimento um dos principais fatores levados em consideração neste momento. O cliente é o protagonista do seu negócio, trate-o da maneira que você gostaria de ser tratado e trabalhe para proporcionar uma experiência única e inesquecível.

Utilizar as mídias sociais como meio de divulgação, estimulando os usuários a fazerem parte de todo o contexto é uma ferramenta que tem ganhado cada vez mais espaço. Além de serem canais de relacionamento direto e imediato com o cliente, tornaram-se fundamentais para a realização de ações promocionais que visam a atração e fidelização dos clientes.

Como podemos perceber, são dicas essenciais que possibilitam resultados positivos se colocados em prática. Qualquer implementação de logística, quando bem trabalhada otimiza o processo de trabalho e contribui para que seu estabelecimento aproveite cada momento com êxito.

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