Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Informações nutricionais: ajude o seu cliente a fazer escolhas mais saudáveis

A informação nutricional dos alimentos nos permite ter maior consciência daquilo que de fato estamos consumindo.

A informação nutricional dos alimentos nos permite ter maior consciência daquilo que de fato estamos consumindo. Muito além da quantidade de calorias, as informações nutricionais consistem em detalhes precisos sobre os ingredientes utilizados no momento do preparo e o percentual correspondente a carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar, sódio, presença de glúten e lactose, ou insumos que possam causar alergias e intolerâncias. Necessário informar também a data de fabricação, validade máxima para o consumo e orientações de conservação.

Na lista de ingredientes vale ressaltar que, necessariamente, é preciso respeitar uma ordem decrescente, sendo os primeiros ingredientes listados aqueles que possuem maior quantidade.

Outro ponto bastante importante de ser observado pelos estabelecimentos e produtores de alimentos, é a classificação do tamanho da porção a ser ingerida. Essa informação é primordial para quem faz dietas rigorosas e precisa seguir à risca a quantidade de gramas ou milímetros por refeição.

A tabela nutricional não é apenas uma opção, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determinou como obrigatória a discriminação de tais informações. Tal decisão visa promover mais saúde ao consumidor final e possibilitar que ele escolha aquilo que julgar mais saudável para o seu estilo de vida, uma vez que ele estará ciente de tudo que foi utilizado para a preparação da opção escolhida.

A importância de se levar a sério a elaboração do rótulo completo dos alimentos e bebidas, pelos empreendedores do ramo alimentício, além de os regularizar perante as leis e normas específicas, trará mais transparência e confiança na relação empresa-cliente, o que certamente fidelizará os consumidores e, com isso, criará uma relação duradoura com eles. Em um mercado competitivo e exigente como o nosso, estabelecer esse vínculo com o público se torna extremamente primordial e traz uma ótima vantagem competitiva.
Muitos empresários se perdem nessa hora, por essa razão contar com a ajuda de nutricionistas, profissionais da saúde ou empresas especializadas na criação de fichas técnicas, pode facilitar e otimizar o trabalho, garantido mais segurança e fidelidade na discriminação das informações.

A tabela nutricional completa e visível representa mais do que a identidade do produto. Representa um gesto de responsabilidade, amor e cuidado por quem vai comprar e consumir o mesmo. Então vale apostar também na aparência da sua embalagem e do seu rótulo, abusando da criatividade e escolhendo cada detalhe da apresentação. Grande parte das pessoas julgam a embalagem como mais importante até mesmo que a própria lista de ingredientes contidos nela. Capriche no design, se atente as cores, teste a facilidade de manuseio da mesma e tente conciliar economia e sustentabilidade neste momento.

Ter em mente a quantidade exata de cada item utilizado na preparação ajudará a empresa a calcular melhor o custo de sua produção, consequentemente, dará mais assertividade na hora de precificar o valor final.

Pensando nisso, nós desenvolvemos uma Super Planilha para o cálculo de custos e informações nutricionais dos seus pratos. Confira:

Baixar Planilha

Fique à vontade para deixar suas dúvidas ou sugestões na seção de comentários abaixo e nos seguir nas redes sociais! Loja Brazil 🙂