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Indicadores de Desempenho para Restaurantes: Quais são eles?

Os indicadores de desempenho nada mais são do que métricas que permitem avaliar a performance de um restaurante em relação aos seus objetivos.

Os indicadores de desempenho nada mais são do que métricas que permitem avaliar a performance de um restaurante em relação aos seus objetivos.

Assim, eles possuem um importante papel estratégico:

  • Ajudam a identificar possíveis problemas;
  • Auxiliam nas tomadas de decisões;
  • Facilitam a (re)definição de metas, promoções e ações junto aos clientes.

Pensando nisso, elencamos alguns dos principais indicadores de desempenho para restaurantes. E como o fato de monitorá-los pode ajudar a criar uma empresa mais bem administrada e ciente de todos os seus processos.

6 Indicadores de Desempenho para Restaurantes

1. Indicadores de Lucratividade

Aumentar o lucro, com certeza é a principal meta de proprietários de restaurantes. Afinal, é isso que garante a saúde financeira do empreendimento. Além disso, com mais lucro, é possível investir em melhorias e no crescimento do estabelecimento.

É preciso buscar indicadores que mostrem se os resultados têm sido, de fato, positivos e se o estabelecimento tem gerado lucro ao seus proprietários e investidores.

Nesse sentido, calcular o percentual de lucro sobre o faturamento da casa é fundamental para que se consiga identificar o caminho que foi seguido até então e, se for o caso, quais medidas devem ser tomadas e que estratégias devem ser repensadas para melhorar os resultados.

2. Ticket Médio

O ticket médio de um restaurante é um importante indicador de desempenho, que permite acompanhar o comportamento do consumidor e, a partir do crescimento ou encolhimento do valor, elaborar estratégias para melhorá-lo.

Ao acompanhá-lo periodicamente, é possível determinar o que está funcionando e o que precisa de ajustes no estabelecimento, tanto do ponto de vista administrativo quanto dos produtos oferecidos ao cliente.

Uma das principais vantagens de acompanhar o ticket médio é ter referências mais concretas para embasar as entradas e saídas, proporcionando ao restaurante adequar-se à sua realidade financeira.

3. Nível de Entregabilidade

Este indicador é importante para que se tenha uma noção mais exata de uma das operações diárias do restaurante mais observadas pelos clientes: o tempo de entrega dos pratos.

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Afinal, a demora no serviço está diretamente ligada aos índices de insatisfação do cliente.

Sendo assim, essa análise é importante para, entre outras coisas, entender o desempenho de cada área do estabelecimento e, assim, poder realizar as alterações que forem necessárias para agilizar o processo.

4. Satisfação do Cliente

A satisfação do cliente é um dos principais termômetros do sucesso do estabelecimento. Entender o que seu público pensa do seu serviço e aprender a conhecê-lo é essencial para que os bons resultados do seu negócio permaneçam.

Lançar mão de ferramentas organizadas e que tornem possíveis medir a satisfação do cliente é hoje uma necessidade de mercado que todo empreendimento deve acompanhar.

5. Índice de Turnover de Funcionários

Não são apenas questões relacionadas à clientela que importam. Fatores internos da empresa também devem passar por uma análise.

Desse modo, analisar o grau de rotatividade dos colaboradores é fundamental para encontrar e entender possíveis focos de crise.

Taxas de turnover elevadas podem indicar problemas, como má gestão, ambiente de trabalho negativo, falta de valorização dos profissionais, entre outros.

Ter em mãos índices como esses são importantes para sanar quaisquer problemas o mais rapidamente possível, uma vez que assuntos internos refletem diretamente na qualidade do serviço prestado ao cliente.

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Por isso, cabe ao gestor fazer com que todos se sintam valorizados e saibam que são parte essencial no dia a dia do restaurante, sabendo reconhecer seus esforços e méritos.

6. Indicadores Relacionados à Segurança Alimentar

Trabalhar com alimentos diariamente não é brincadeira. É indispensável se atentar aos cuidados com o fornecimento, armazenagem e manuseio com a comida, para evitar doenças.

Sendo assim, para evitar problemas e garantir a segurança dos alimentos, alguns indicadores de desempenho são essenciais. São eles:

  • Documentos da Vigilância Sanitária: a Anvisa preconiza uma série de normas e exige uma extensa documentação que devem ser cumpridas por todo o tipo de estabelecimento que sirva comidas e bebidas. Por isso, é fundamental pesquisar e se informar sobre quais os documentos necessários para o correto funcionamento do restaurante.
  • Registros de Temperatura e Higiene: dentre as regras que devem ser seguidas, é preciso registrar, diariamente, a temperatura dos alimentos e dos equipamentos, bem como a higienização do ambiente de trabalho. Manter essas informações bem guardadas é importante para que o estabelecimento não só cumpra a legislação, mas para saber se há algum erro em alguma das etapas.
  • Manutenção dos Equipamentos: cada maquinário e eletrodoméstico dentro de um restaurante deve passar por manutenções periódicas. Eventualmente, esses equipamentos também precisarão de consertos e reparos. Sendo assim, é preciso manter registradas essas informações, uma vez que elas auxiliam na tomada de decisões que podem trazer economia para a empresa, além de facilitar a previsibilidade de gastos futuros.

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