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Ideias de SEO para Restaurantes

Por meio dele, é possível alcançar uma posição melhor nos buscadores online, conseguir mais cliques e dar ênfases especiais a determinadas postagens.

SEO significa Search Engine Optimization – Otimização de sites para mecanismos de buscas. Refere-se ao conjunto de técnicas com o intuito de melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de buscas como o Google, Bing, YouTube, gerando aumento de tráfego orgânico grátis.

Para restaurante, o SEO é um mecanismo de impulso das publicações e da página em si. Por meio dele, é possível alcançar uma posição melhor nos buscadores online, conseguir mais cliques e dar ênfases especiais a determinadas postagens.

Os dois passos básicos que constituem a maneira mais usual de trabalhar para obter mais visualizações na internet, são através de palavras-chave e links.

• Palavras-chave: são utilizadas para fazer com que um site seja facilmente encontrado nos resultados de pesquisas de buscas.
• Links: são necessários para aumentar o acesso ao website entre redes sociais apenas com um click, pois o ideal é direcionar o consumidor diretamente para a página principal do estabelecimento.

O crescimento de acesso à internet tornou o ambiente virtual um elemento indispensável em grande parte dos negócios. Por isso é imprescindível estar informado e utilizar as técnicas de SEO no site de seu restaurante.

A seguir listamos alguns elementos fundamentais que não podem faltar no ambiente virtual do seu negócio.

• Informações básicas: número de telefone, endereço do estabelecimento, cardápio com preços atualizados e fotos atualizadas do local, transmitindo mais segurança e confiabilidade ao consumidor.
• Comentários do público: avaliações são entendidas como verdadeiras. Isso significa que um cliente se preocupa tanto com a imagem do estabelecimento, quanto um funcionário.
• Navegação intuitiva: tornar o acesso virtual facilitado, um dos elementos mais importantes para SEO no site de um restaurante refere-se à usabilidade.
• Opções para smartphones: fator que torna essencial a produção de uma versão especial de seu website. A acessibilidade por celulares conta muito na escala de classificação em buscadores de pesquisas.
• Sites de rápido carregamento: o cliente atual pretende finalizar seus pedidos com rapidez e um site que demora para carregar só fará com que o público busque por outras opções.
• Mapas: link com um mapa é essencial para melhorar a experiência do cliente, que pode obter as coordenadas de seu endereço rapidamente, sem precisar recorrer a uma página secundária.
• Marcação correta: garantir que cada uma das seções do website tenha um título, um subtítulo e uma descrição com palavras-chave.

Os mecanismos de buscas são a origem de tráfego mais frequente para qualquer portal, sendo assim, é fundamental estar bem posicionado na página de resultados.

Os seus clientes vão acessar um site quando estiverem pesquisando assuntos de interesse no momento. Ter o site no topo da página de resultados dos mecanismos de buscas pode ser um fator decisivo.

Como se destacar?

É comum pesquisar endereços, números de telefones e opções de entrega pela internet, quando se trata de restaurantes estar no topo dos buscadores é essencial.

Rankings: posição que algo ocupa numa escala que destaca sua relevância em relação aos demais. A partir de um cruzamento de dados, os mecanismos de buscas ordenam de forma crescente as páginas e as exibem onde farão mais sentido para os usuários.

PageRank: sistema utilizado pelo Google para avaliar a importância que um site tem para ele ou para a internet. O Google ainda prioriza três fatores de maneira geral – a quantidade de links que a página recebe, sua qualidade e o contexto em que estão inseridos.

TrustRank: modo como o Google avalia se o site é autêntico ou não. Quando o Google confia, ele dá prioridade nos rankings.

Em relação a otimização em mecanismos de buscas, é importante entender que existem estratégias específicas que devem ser pensadas de acordo com as intenções de buscas dos usuários.

Aumentar o tráfego: se o site for bem apresentável, com conteúdos atrativos e relevantes, certamente o Google indicará para os usuários que estejam buscando por conteúdos relacionados. Quando a indicação acontece, as pessoas certas serão direcionadas a página, pois há interesse pelo que você tem a oferecer.

Geração de leads: grande parte dos acessos em um site vem dos mecanismos de buscas. Isso significa que um bom posicionamento nessas plataformas irá atrair uma boa quantidade de leads em potencial, ou seja, uma oportunidade de negócio que deve ser captada e cultivada para dar retornos efetivos.

Aumento de vendas: seguindo os passos em SEO, automaticamente terá retorno, as vendas começarão a demonstrar progresso.

Influência na decisão de compra: os brasileiros são mais prováveis a comprar em sites de busca orgânica do que em links patrocinados. Sendo imprescindível que estes estejam bem organizados quando o visitante for direcionado a ele.

Fortalecimento da reputação da marca: as páginas destacadas nos mecanismos de buscas não apareceram por acidente. O Google entende muito bem que, para classificar o conteúdo, vários fatores devem ser considerados. Portanto, é certo que ele avaliará minuciosamente todo esse conteúdo antes de levar o site para o topo.

SEO além do Google

É necessário potencializar ainda mais os resultados, expandir essa estratégia também para outros buscadores, como YouTube, Bing e até nos aplicativos.

Os Google Bots são os robôs do Google, que têm por finalidade, verificar novos conteúdos na web para armazenamento ou atualizações recentes. É um programa de computador desenvolvido pelo Google para rastrear as páginas públicas de toda a web.

Assim como o Google, o YouTube também é um buscador de grande destaque, com um diferencial por ser em formato de vídeos.

O Bing é também um mecanismo de busca, pode ser uma estratégia lucrativa para o seu negócio, pois a concorrência é consideravelmente menor.

Considerações finais

Para ter sucesso nos acessos as páginas virtuais, é necessário mantê-las sempre atualizadas. O principal erro na gestão dessas páginas, diz respeito ao esquecimento, tornando-as apenas um acessório.

O SEO tem por finalidade ajudar a melhorar a eficiência da divulgação online e as vantagens de aparecer no topo dos buscadores. A internet é enorme e abriga as mais diversas propostas, saber como ter êxito e se sobressair fará toda a diferença.

Pesquisar palavras-chave antes de escrever um texto e otimizar o básico, como as tags de título, o uso das palavras-chave e o ajuste da descrição, são passos importantes para destacar a publicação.

Não basta apenas saber o que é SEO, é preciso praticar.

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