Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Guia do Chef: Utensílios Básicos

Os utensílios de cozinha são a principal ferramenta para preparar o almoço e o jantar, sendo tão importantes quanto os eletrodomésticos.

É possível fazer pratos dignos de restaurantes na cozinha de casa. O segredo passa pela técnica, bons ingredientes e pelo uso de utensílios básicos para chef de cozinha na hora do preparo.

Os utensílios de chef de cozinha são a principal ferramenta para preparar o almoço e o jantar, sendo tão importantes quanto os eletrodomésticos e as panelas.

Eles são úteis para cortar e mexer qualquer tipo de alimento, basta entender a função de cada um.

1. Utensílios básicos para cozinha:

Confira alguns utensílios básicos :

  • Batedor: ajuda a misturar todos os ingredientes com mais facilidade e chegar ao ponto certo em poucos minutos, principalmente ovos e bolos caseiros.
  • Pegador: ele é importante no momento de servir a salada, carnes e macarrão. Além disso, o pegador é o utensílio multifuncional, ele pode ajudar em qualquer prato.
  • Colher de pau: sempre está presente, sendo muito utilizada para mexer os alimentos dentro da panela, para auxiliar nas receitas e para decorar o ambiente. É um dos poucos utensílios da cozinha resistente a altas temperaturas, não é caro e é fácil de conseguir em qualquer loja de decoração e cozinha ou mercados.
  • Espátula: pode ser utilizada para levantar e tirar o restante de bolo que fica grudado na forma. Além disso, é ótima para evitar que as panelas fiquem riscadas.
  • Escorredor: utensílio perfeito para algumas receitas simples e muito conhecidas, como o preparo de arroz, macarrão e vegetais.
  • Xícaras e medidores: possuem um papel fundamental na cozinha dos imóveis, uma vez que servem para calcular as medidas certas nos bolos e no arroz.
  • Tigelas e assadeiras: são realmente muito úteis para preparar aquela receita maravilhosa. Lembrando que, elas possuem várias funcionalidades, sendo perfeitas para guardar frutas na geladeira, assar um pedaço de carne, separar fatias de bolo e para colocar alimentos de molho.
  • Processador: ajuda em muitas ocasiões, seja para moer, fazer pastas ou picar legumes.
  • Liquidificador: do suco ao bolo, é um item indispensável em uma cozinha brasileira. Sua função básica é transformar em líquido alguns tipos de alimentos.
  • Mixer: pode ser considerado o utensílio mais coringa da cozinha: é perfeito para fazer cremes, emulsões e ganaches.
  • Descascador de Legumes: podem ajudar muito na preparação e otimização do tempo de suas receitas.
  • Balança de precisão: copos e colheres medidores ajudam a executar as receitas com perfeição.

2. Tipos de panelas e suas indicações:

Não adianta falar de tantos assuntos sobre cozinhas e não falar de uma das protagonistas no preparo de alimentos: as panelas .

A diversidade de opções é grande, incluindo tamanhos e materiais. Sem dúvidas, saber sobre o material é importante, pois diz respeito ao tempo de preparo dos alimentos e à durabilidade das panelas.

Não existe uma panela melhor do que a outra, mas sim a ideal para cada ocasião. A seguir, alguns modelos com vantagens e desvantagens de cada material. Confira:

Principais tipos de panelas:

    • Alumínio: as panelas de alumínio servem para preparar vários tipos de alimentos. São leves, práticas e resistentes, por isso fáceis de serem transportadas para vários lugares.
    • Antiaderente: os modelos antiaderentes são verdadeiras paixões de quem adora cozinhar. A facilidade para lavar também é uma vantagem devido à sua superfície diferenciada além de leves e de fácil manuseio.
    • Aço Inox: os vários tipos de panelas fabricados com aço inox não liberam resíduos nocivos à saúde nos alimentos. São panelas bonitas, porém mais pesadas, com um pouco mais de dificuldade no manuseio. Elas duram por bastante tempo por não oxidarem, são excelentes em qualidade e de fácil higienização.
    • Barro: as panelas de barro são duráveis, dão um charme à cozinha, ótimas para manter o alimento quente por bastante tempo e resultam em um sabor especial à comida. Feitas de argila, são muito comuns no nordeste brasileiro.
    • Ferro: o ferro é um material muito usado na confecção de utensílios de cozinha devido às propriedades desse mineral. Além desse tipo de panela distribuir muito bem o aquecimento, evitando que o alimento queime, ela transfere ferro à comida, sendo boa no combate à anemia.
    • Cerâmica: as panelas de cerâmica são um charme, a maioria sendo estilizada e colorida por fora. Por ser de matéria prima natural, não há risco de contaminação, o que faz deste tipo de panela muito seguro.
    • Vidro: consideradas bonitas e práticas. Além disso, possuem utilidade tanto para preparar quanto para servir os alimentos. O vidro é um material extremamente fácil de limpar. Por isso, não há cuidados especiais a se tomar referente a manutenção, apenas redobrar a atenção para não quebrá-la.

imagem blog guia chef utensilios 1 793 x 305 px - Guia do Chef: Utensílios Básicos

3. Escolha das facas:

Utilizar a faca adequada facilita o corte e oferece maior precisão. Além disso, ao ser utilizada adequadamente, sua vida útil é prolongada, a limpeza é facilitada e a afiação se mantém por mais tempo.

Facas são realmente essenciais para o dia a dia e cada uma possui sua particularidade. A seguir listamos as mais comuns e suas funções e este artigo irá responder dúvidas e ainda te dar dicas interessantes.

Partes da Faca

  • Ponta: Parte fundamental utilizada para perfurar.
  • Dorso: É a parte superior da, oposta ao fio de corte. Pode ser segurada com os dedos para maior estabilidade.
  • Punho: Deve ser firme e confortável, com boa empunhadura, pode ser feito em diversos materiais, como madeira e plástico.
  • Pomo / Talão: Proporciona mais controle na empunhadura. Em alguns casos, pode servir para amassar alho, por exemplo.
  • Fio/ Gume: É a parte responsável por cortar os alimentos.
  • Apoio: É a parte mais pesada, fica próxima ao punho. Quando se utiliza com bastante pressão, corta alimentos mais duros e pesados.
  • Gavião: Parte inferior, chamada também de guarda mão. É responsável por unir o cabo e a lâmina, além de garantir segurança à sua mão.

Tipos de faca:

    • Faca de Pão: Ideal para cortar pães, seu fio ondulado proporciona maior aderência e facilita o corte, enquanto a ponta voltada para baixo oferece segurança ao operar o utensílio com as duas mãos. Muito adequada para cortar alimentos mais duros sem amassar o interior.
    • Faca do Chef / Mestre: É a mais utilizada pelo chef, já que pode ser utilizada para diversas funções, como fatiar cebola, picar temperos, destrinchar, cortar carne e legumes.
    • Faca para Trinchar: Com este tipo de faca é possível enfrentar qualquer desafio na tábua de cortar. Possui uma lâmina pontiaguda, é ideal para trinchar carnes assadas, assim como legumes e frutas.
    • Faca para Desossar e Filetar: É necessário que esteja sempre muito bem afiada, para garantir sua precisão. A lâmina é curva, estreita e flexível, seu corte é liso e fino. Como o nome sugere, essa faca pode remover ossos de carne e frango, nervos, pele, fiapos e até mesmo espinha de peixe.
    • Faca Cutelo: É bastante pesada e grande, quanto maior, melhor. Apropriada para o preparo de carnes, peixes e legumes. O cutelo é uma faca indicada para quem deseja cortar ossos ou fazer serragem precisa.
    • Faca Utilitária: A mais versátil das facas, serve para variados usos, embora seja limitada. Seu tamanho é intermediário, menos que a de mestre e maior que a de legumes. É uma faca bastante empregada para o corte de carnes e aves. De uso geral aplicada para uso no churrasco ou na cozinha.
    • Faca para Legumes: Possui lâmina rígida, curta, estreita e lisa, adapta-se muito bem ao contorno da mão. Serve principalmente para cortar, descascar e picar alimentos frágeis, como vegetais ou frutas, também pode ser útil no preparo de temperos porque é menor e, portanto, mais fácil de manusear.
    • Faca Mezzaluna: Possui duas alças ou pegador de formato anatômico. A lâmina tem forma de arco e é amplamente eficaz para cortar ervas ou pizzas. Por ser muito afiada, pode garantir o preparo mais rápido de temperos ou chás.

imagem blog guia chef utensilios 2 793 x 305 px - Guia do Chef: Utensílios Básicos

Existem muitos tipos de facas no mercado, e a finalidade de cada uma delas nem sempre é conhecida. Algumas são usadas para vários propósitos, enquanto outras são dedicadas a algum tipo de corte.

Para os apaixonados por gastronomia, seja um chef em restaurante ou em casa, cada refeição é única, pois trabalha com aquilo que é essencial ao ser humano – a alimentação.

Transformar receitas em verdadeiras obras de arte ao nosso paladar é muito satisfatório e contar com equipamentos e utensílios necessários ao seu dispor é ainda melhor.

Gostou? Para ficar por dentro das nossas novidades e ter acesso a mais conteúdos como esse, não deixe de seguir a Loja Brazil nas redes sociais!