Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Guia do Chef: A escolha das Facas

Você já se pegou pensando qual é a utilidade daquelas facas que ganhou de presente?

Você já se pegou pensando qual é a utilidade daquelas facas que ganhou de presente? Ou como o chef daquele restaurante que você gosta faz cortes tão precisos? Ou, ainda, por que a faca que você está utilizando não está fazendo o serviço direito?

Utilizar a faca adequada facilita o corte e oferece maior precisão. Além disso, ao ser utilizada adequadamente, sua vida útil é prolongada, a limpeza é facilitada e a afiação se mantém por mais tempo.

Facas são realmente essenciais para o dia a dia e cada uma possui sua particularidade. A seguir listamos as mais comuns e suas funções e este artigo irá responder dúvidas e ainda te dar dicas interessantes.

       1 Partes da faca

  • Ponta: Parte fundamental utilizada para perfurar.
  • Dorso: É a parte superior da, oposta ao fio de corte. Pode ser segurada com os dedos para maior estabilidade.
  • Punho: Deve ser firme e confortável, com boa empunhadura, pode ser feito em diversos materiais, como madeira e plástico.
  • Pomo / Talão: Proporciona mais controle na empunhadura. Em alguns casos, pode servir para amassar alho, por exemplo.
  • Fio / Gume: É a parte responsável por cortar os alimentos.
  • Apoio: É a parte mais pesada, fica próxima ao punho. Ao ser utilizada com bastante pressão, corta alimentos mais duros e pesados.
  • Gavião: Parte inferior, chamada também de guarda mão. É responsável por unir o cabo e a lâmina, além de garantir segurança à sua mão.

    2 Tipos de faca

Faca de Pão
Ideal para cortar pães, seu fio ondulado proporciona maior aderência e facilita o corte, enquanto a ponta voltada para baixo oferece segurança ao operar o utensílio com as duas mãos. Muito adequada para cortar alimentos mais duros sem amassar o interior. Além do pão, também pode cortar frutas, tortas e bolos. Seu tamanho permite que toda a superfície do pão seja cortada simultaneamente, o que garante um corte mais preciso. Geralmente tem cerca de 20 cm de comprimento e, por não ser lisa, não precisa ser afiada, mas deve ser substituída quando perder o corte.

Faca do Chefe / Mestre
É a mais utilizada pelo chef, já que pode ser utilizada para diversas funções, como fatiar cebola, picar temperos, destrinchar, cortar carne e legumes. Com lâmina larga, é ideal para ser utilizada sobre tábua. A faca de 8 polegadas é a mais apropriada, porém existem também as facas de mestre em 6 e 10 polegadas. Esta é uma faca muito versátil com uma lâmina plana e uma ponta ligeiramente curva, geralmente entre 15 cm e 30 cm de tamanho.

Faca para Trinchar
Foram projetadas para enfrentar qualquer desafio na tábua de cortar. Com lâmina pontiaguda, é apropriada para trinchar carnes assadas, assim como legumes e frutas. Os cabos ergonômicos e o design equilibrado permitem fatiar carnes facilmente. As lâminas são finas e afiadas e geralmente possuem 19cm.

Faca para Desossar e Filetar
É necessário que esteja sempre muito bem afiada, para garantir sua precisão. A lâmina é curva, estreita e flexível, seu corte é liso e fino. Como o nome sugere, essa faca pode remover ossos de carne e frango, nervos, pele, fiapos e até mesmo espinha de peixe.

Faca Cutelo
É bastante pesada e grande, quanto maior, melhor. Apropriada para o preparo de carnes, peixes e legumes. Sua angulação é de 90º, com afiação de 45º de cada lado da lâmina. O cutelo é uma faca indicada para quem deseja cortar ossos ou fazer serragem precisa. Devido ao seu formato retangular e orifício na extremidade, o lado cego pode ser usado para amaciar a carne e até mesmo amassar o alho.

Faca Utilitária
A mais versátil das facas, serve para variados usos, embora seja limitada. Seu tamanho é intermediário, menor que a de mestre e maior que a de legumes. É uma faca bastante empregada para o corte de carnes e aves. De uso geral aplicada para uso no churrasco ou na cozinha.

Faca para Legumes
Possui lâmina rígida, curta, estreita e lisa, adapta-se muito bem ao contorno da mão. Esta é uma faca menor, entre 8 cm ou 12 cm de tamanho. É usado principalmente para cortar, descascar e picar alimentos frágeis, como vegetais ou frutas, também pode ser usado para preparar temperos porque é menor e, portanto, mais fácil de manusear.

Faca Mezzaluna
Possui duas alças ou pegador de formato anatômico. A lâmina tem forma de arco e é amplamente utilizada para cortar ervas ou pizza. Por ser muito afiada, pode garantir o preparo mais rápido de temperos ou chás.

Chaira
Tem por função realinhar o fio quando se passa a borda da lâmina corretamente em sua haste. A chaira não amola a faca, mas assenta o fio, o que faz o utensílio ter uma vida útil maior, aumentando o intervalo entre uma amolação e outra.

3 Cortes para aprender e testar

Corte palito: Muito utilizado para batata frita, seu formato é comprido, em bastõezinhos.
Chiffonnade: Ideal para folhas, são fatias finas feitas em folha enroladas, comumente feito na couve.
Julienne: Corte em forma de tiras de 4 a 5 cm de comprimento, ideal para cenoura.
Mirepoix: Os legumes são cortados em forma de pequenos cubos de 8 mm de lado. Comum no preparo de arroz, carnes e molhos.
Brunoise: Parecido com o Julienne, os legumes são cortados em forma de cubos minúsculos de 4 a 5 mm de lado. Muito usado em sopas, recheios, molhos e salpicões.

          4 Conservação e uso

Lave e seque imediatamente após o uso, nunca deixe resíduos de comida sobre a lâmina por longo tempo e evite o uso de produtos abrasivos. Mantenha afiação em dia com um afiador de boa qualidade. Não utilize as facas de alimento para outras atividades, como na manutenção de objetos, pois isso pode danificar seriamente o seu equipamento.

Existem muitos tipos de facas no mercado, e a finalidade de cada uma delas nem sempre é conhecida. Algumas são usadas ​​para vários propósitos, enquanto outras são dedicadas a algum tipo de corte, o que pode economizar muito tempo para aqueles que precisam realizar tarefas repetidamente.

Leia também:

Utensilios 1024x418 - Guia do Chef: A escolha das Facas

Gostou do conteúdo? Nos siga também nas redes sociais para mais informações sobre o universo da gastronomia! Loja Brazil