Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Fluxo de caixa em restaurantes, como organizar?

Dentre as várias responsabilidades que envolvem gerenciar um estabelecimento, a organização financeira é, sem dúvida, um dos maiores desafios.

Dentre as várias responsabilidades que envolvem gerenciar um estabelecimento, a organização financeira é, sem dúvida, um dos maiores desafios. Ter um empreendimento financeiramente bem administrado é essencial para o sucesso da sua empresa, por essa razão hoje vamos falar sobre a importância do fluxo de caixa no seu restaurante, que, como o próprio nome sugere, nada mais é do que a gestão do fluxo de dinheiro no caixa do seu empreendimento – isto é, o controle da movimentação de dinheiro do seu negócio, o que inclui montantes recebidos e gastos em determinado período – essa periodicidade pode ser diária, semanal, mensal ou mesmo anual. O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas para controle financeiro, sendo um instrumento de gestão que permite projetar para períodos futuros todas as entradas e saídas de recursos financeiros do restaurante, além de ser um excelente indicador da saúde financeira do estabelecimento, uma vez que permite, continuamente, gerar receitas e possibilita que se invista sempre na melhoria do seu negócio.

A elaboração de um fluxo de caixa demanda apenas algumas horas, e atualizá-lo é ainda mais simples, sobretudo se essas atualizações forem feitas diariamente. Dessa maneira, além de saber precisamente os números obtidos em determinado período, através desse controle é possível verificar os dias de maior movimentação de seu estabelecimento, além de outras métricas interessantes para entender melhor como seu negócio funciona. O fluxo de caixa pode ser feito de maneira manual, em um caderno, por exemplo, ou por meio de planilhas e softwares disponíveis para essa finalidade – independente de qual seja o meio escolhido, é importante seguir alguns passos. Vamos a eles?

1- SALDO INICIAL: quando se quer criar um fluxo de caixa, é imprescindível que antes seja feito um levantamento em que se contabilize todo dinheiro que se tem em caixa – seja em espécie ou na conta bancária, pois é a partir desse valor que seu fluxo de caixa começará a ser criado.

2- CRIE VARIÁVEIS: depois de ter claro qual é seu saldo inicial, é necessário categorizar as entradas e saídas do seu restaurante, de maneira completa e detalhada. As entradas incluem todo o recurso financeiro recebido por seu restaurante e podem ser classificadas, por exemplo, em subcategorias, como valor arrecado com os clientes, vendas de ativos, entre outros. Já as saídas de caixa dizem respeito a todos os gastos do restaurante, e podem ser igualmente divididas em categorias, como pagamento de fornecedores, despesas imprevistas e custos operacionais, por exemplo – estes envolvem todos os elementos necessários para a manutenção do seu estabelecimento, tais como remuneração de funcionários, compras de estoque, aluguel, etc.

3- ESTABELEÇA A PERIODICIDADE: para saber o resultado de determinado período, basta realizar a soma de todas as entradas e subtrair pelo total de saídas daquele mesmo período. Dessa maneira, é possível saber quanto seu empreendimento fatura em um dia, uma semana, no mês e no ano. Ao se fazer um saldo diário, é possível fazer uma análise mais minuciosa e perceber os dias que seu estabelecimento lucra mais, por exemplo.

4- PROJEÇÕES FUTURAS: uma vez que você tem um controle detalhado de tudo que entra e sai no seu restaurante, por meio de receitas e gastos regulares e registrados, é possível projetar entradas e saídas futuras, o que minimiza as chances de surgirem gastos surpresas. Nesse sentido, é interessante criar uma categoria em seu fluxo de caixa de despesas ainda não lançadas, como contas, salários e impostos futuros, por exemplo, bem como de “valores a receber”.

Um fluxo de caixa detalhado e constantemente atualizado garante segurança na resolução de problemas e na tomada de decisões, além de atrair mais investidores para seu negócio e aumentar a chance de conseguir empréstimos e outros produtos junto às instituições financeiras, uma vez que existe transparência e organização na análise financeira da sua empresa. O que está esperando para elaborar seu fluxo de caixa hoje mesmo?

 

Para acompanhar mais conteúdos sobre gestão do segmento gastronômico, siga a Loja Brazil nas Redes Sociais.