Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Expurgo Hospitalar: para que serve?

Diariamente, hospitais produzem resíduos e materiais que oferecem algum tipo de risco. Nesse sentido, o expurgo hospitalar entra em cena.

Expurgos hospitalares são usados para descarte de resíduos hospitalares, como sangue, secreções, fluidos cirúrgicos ou materiais que oferecem certos tipos de riscos.

Existem grandes variedades de expurgos, cada um com suas características e para diferentes aplicações. No entanto, todos estão fundamentados na norma regulamentadora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

RESÍDUOS HOSPITALARES

Resíduos hospitalares ou de serviços de saúde são os dejetos gerados no atendimento ao paciente ou em qualquer instituição ou unidade de saúde que desenvolva atividades de atendimento médico a humanos e animais. Esses tipos de resíduos também se encontram em locais como centros de pesquisa e laboratórios.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, estabeleceu preceitos nacionais para o acondicionamento e destinação do lixo hospitalar gerado, os quais se aplicam a hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outras instituições médicas.

O objetivo dessa medida é prevenir danos ao meio ambiente e evitar que acidentes afetem os profissionais diretamente envolvidos na coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos.

Tipos de Resíduos

De acordo com a norma, todos os materiais designados como resíduos hospitalares devem ser devidamente manuseados em embalagens específicas para chegar ao destino correto. Esses resíduos são classificados como:

    • Especiais – Incluindo produtos farmacêuticos, materiais químicos e radioativos;
    • Comuns ou gerais – São materiais provenientes de regiões administrativas, como embalagens reutilizáveis e resíduos alimentares;
    • Infecciosos – Incluindo materiais contendo sangue humano, materiais cortantes, resíduos de diagnóstico, biópsia e amputação, resíduos de tratamento (como sondas, drenos e gazes), materiais patológicos, etc.

imagem blog expurgo hospitalar1 793 x 305 px - Expurgo Hospitalar: para que serve?

Os resíduos infecciosos são os maiores riscos ambientais em relação aos resíduos hospitalares. É caracterizado pela presença de agentes biológicos como sangue e seus derivados, secreções e excrementos humanos, tecidos, partes de órgãos, partes anatômicas, resíduos de laboratórios de análises e microbiologia, áreas de isolamento e internação, unidades de terapia intensiva e materiais cortantes.

BIOSSEGURANÇA

A biossegurança hospitalar atua com a aplicação de medidas simples, como a educação dos profissionais sobre higiene e técnicas de assepsia, ou a implantação de equipamentos eficazes para o tratamento de resíduos, como o expurgo hospitalar.

De modo geral, a biossegurança é um conjunto de medidas utilizadas para prevenir, eliminar ou reduzir os riscos relacionados à produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Esses riscos podem prejudicar a qualidade do trabalho executado ou a saúde e o meio ambiente.

A IMPORTÂNCIA DO AÇO INOX NO EXPURGO

Por conter uma superfície não porosa, bactérias e outros microrganismos são de difícil aderência à superfície, reduzindo a ocorrência de proliferação e a formação de biofilmes. Além disso, por ser resistente à corrosão, não enferruja e pode proporcionar anos de vida útil e economia.

Vantagens do Expurgo Hospitalar em Aço Inox

  • Essas ligas suportam temperaturas baixas ou elevadas sem sofrer deformidades;
  • Custo x Benefício;
  • Risco de contaminação diminuída;
  • Baixa taxa de oxidação;
  • Material menos suscetível a corrosão com o passar do tempo;
  • Resistência mecânica considerável;
  • Agrega beleza para o ambiente com aparência higiênica;
  • Fácil manutenção e limpeza, sem que acumule resíduos e umidade;
  • 100% reciclável e design sustentável;
  • Propriedades antibacterianas comprovadas cientificamente;
  • Não magnético, ideal para salas de operações;
  • Mantém sua forma por muitos anos;
  • Higiênico e de superfície não porosa;
  • Material inerte.

Em um expurgo hospitalar a limpeza da superfície é extremamente importante. Por se tratar de uma área com alto risco de contaminação, é de suma importância escolher equipamentos com superfície lisa, lavável e de fácil manutenção.

Eles são ideais para uso em ambientes onde o tamanho geralmente é limitado, e se adequa facilmente a bancadas com cuba de lavagem. É importante que o expurgo hospitalar tenha uma tampa bem vedada para que, quando o lixo for descartado, os contaminantes não se espalhem pelo ar.

O expurgo em aço inoxidável é um produto obrigatório e indispensável em laboratórios e outras áreas da saúde. Pela alta qualidade dos materiais utilizados na sua produção e pelo design diferenciado, atende a todos os requisitos.

Referência em Equipamentos Comerciais e Industriais produzidos em aço inoxidável, a Loja Brazil oferece as melhores opções para o seu negócio. Confira em nosso site www.lojabrazil.com.br