Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Qual cuba usar para o meu réchaud?

Pequena informação para um mundo de inúmeras possibilidades


Réchauds: Um objeto bastante discutido e amplamente divulgado em nosso blog. Antes de entender quais cubas escolher e quais configurações o teu réchaud poderá adotar convém dar uma olhadinha, ou fazer uma pequena retrospectiva, de alguns assuntos relacionados ao réchaud.

Sanado algumas dúvidas a respeito do réchaud, e quanto ao seu uso, podemos focar nas possíveis configurações que o mesmo poderá adotar.

Comercialmente falando não é fácil encontrar réchauds com configurações que atendam às necessidades e expectativas.

tiposdecuba01jpg - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

Muitas vezes recorremos a adoção de mais de um réchaud de profundidade menores apenas para servir dois tipos de pratos diferentes. Mas será que realmente é necessário? É possível ter um réchaud de 13 litros e servir 9 tipos de pratos diferentes?

Os réchauds retangulares, circulares e ovais

tiposdecuba02 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

Naturalmente vamos tratar de réchauds retangulares. Devido à sua facilidade de fabricação e baixo custo são os mais requisitados.

Isto não impede de os réchauds circulares e/ou ovais terem mais configurações. Entretanto sua dificuldade de fabricação e a perda significativa de aproveitamento de espaço elevam e muito os custos em detrimento dos benefícios.

Os réchauds circulares são mais requisitados para ocasiões requintadas cuja a elegância sobrepõe a otimização.

Os réchauds ovais seguem a mesma linha de raciocínio. Infelizmente estes réchauds, ovais e circulares, comercialmente são oferecidos com apenas os diâmetros e profundidades diferentes.

O desejo de ter mais cubas nestes réchauds obrigará ter um contato direto com a fábrica e, a depender da configuração, será preciso matrizes, punções e/ou ferramentas específicas para a fabricação.

Configurações do réchaud retangular: tipos de cubas

Os réchauds retangulares devem seguir aos padrões normativos estabelecidos pela norma europeia EM-631. Conhecido como padrão GN seu significado já foi tratado em nosso blog. É essencial que o seu réchaud siga estas normas para adotar bem as cubas de padrões GN.

Após a convicção da adoção do réchaud retangular, quer seja por motivos econômicos ou por proporcionar um melhor aproveitamento de espaço, o próximo passo é mensurar quantos litros deseja servir.

tiposdecuba03 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

Comercialmente existem réchauds que possuem capacidades de até 13 litros, como o F433 / JQ533 / W900 / 723 da Brascool comercializado exclusivamente pela Loja Brazil. Estes réchauds aceitam cubas de 20mm, 40mm, 65mm ou 100mm. Ou seja, estes réchauds suportam cubas de até no máximo 100mm de profundidade.

tiposdecuba04 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

Os réchauds de 9 litros e 13 litros são representados por cubas de profundidade 65mm e 100mm respectivamente.

Para facilitar a higienização, suportar baixas e altas temperaturas e resistir a operações bruscas com grande durabilidade, os materiais mais comumente utilizados são o aço inox e o policarbonato, porém há também cubas padrão GN de outros materiais igualmente adequados aos processos.

As cubas podem ser:

  • Lisas
  • blog0001 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

    São as mais comumente conhecidas e usadas para servir diversos tipos de alimentos

  • Perfuradas
  • blog0002 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

    Seu uso é mais restrito e específico a alimentos que não podem ter constante contato com os líquidos.

  • Com tampas
  • blog0003 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

    O uso de tampa pode ser conveniente para evitar o desgaste das dobradiças do réchaud. Caso o réchaud não seja basculante há uma enorme possibilidade de o réchaud permanecer aberto após o uso por descuido (tampa removível).

    Sem mencionar o fato de evitar o contato dos demais alimentos, em outras cubas, no ambiente externo preservando por mais tempo a temperatura cedida pelos fogareiros ou placa elétrica.

    Usados também para defumar alimentos.

  • Alças de apoio
    blog0004 - Escolha a cuba certa para o seu réchaud

    Usado para facilitar a reposição da cuba. Se um determinado alimento tem alta rotatividade, certamente é sábio investir em uma cuba com alça para facilitar o processo de reposição da mesma.

Fim da parte 1

Sim, para facilitar a ingestão do conteúdo resolvi criar duas partes para este artigo. Na próxima parte abordaremos os tipos de layout de cubas que o réchaud retangular pode adotar.

Mas caso a curisidade seja tamanha e não queira esperar esta página fala exatamente disto! Espero que gostem! 😀