Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Ergonomia na cozinha industrial: dicas para um ambiente funcional

Você sabe o que é ergonomia e por que ela é tão importante?

Você sabe o que é ergonomia e por que ela é tão importante?

Ergonomia diz respeito à adequação do trabalho ao homem por meio da criação de um ambiente que proporcione conforto, saúde e eficácia às atividades laborais, resultando em uma série de benefícios, como aumento da produtividade e da qualidade do produto final.

Em uma cozinha industrial, a ergonomia é um aspecto fundamental para proporcionar mais qualidade ao ambiente de trabalho, tornando-o não apenas mais seguro e produtivo, mas também colaborando para a saúde e qualidade de vida da equipe.

Ergonomia aplicada à cozinha industrial

A ergonomia na cozinha industrial passa por uma série de fatores, para os quais nem sempre nos atentamos.

Os principais são:

Altura dos móveis e equipamentos

A altura de bancadas, pias, fogões e outros equipamentos não segue um padrão. Pelo contrário: em projetos residenciais, geralmente baseia-se a altura do mobiliário de acordo com as características dos moradores.

Mas, e em uma cozinha industrial? Devido à diversidade e quantidade de pessoas diferentes que utilizam a estrutura de um ambiente profissional, equipamentos e bancadas devem ser instalados em uma altura média, de modo que todos se sintam confortáveis para realizar as tarefas.

Isso é fundamental para evitar movimentos que podem levar a dores, lesões e outros problemas de saúde e segurança no trabalho, como inclinação excessiva do tronco para utilizar pias e bancadas, posição muito elevada dos braços ou a necessidade de levantar peso a todo instante, por exemplo.

Nesse sentido, considerando a média de altura da população brasileira, o mobiliário e os equipamentos deveriam ficar em uma altura entre 85 e 95 cm do chão, aproximadamente.

Espaço de circulação

Outro fator fundamental para a ergonomia na cozinha é o espaço para circulação da equipe. Mais do que uma medida de conforto, a distância ideal é importante para evitar acidentes de trabalho e proporcionar mais qualidade à execução das tarefas.

Considere questões como a presença de um forno, em que será necessário espaço extra para abrir a porta, a necessidade ou não dos funcionários em se abaixarem e a distribuição planejada dos equipamentos de modo a reduzir os riscos de choques e esbarrões.

O espaço ideal vai variar de acordo com o projeto, mas a distância mínima recomendada para que duas pessoas circulem é de, pelo menos, 120 cm entre uma estrutura e outra.

Distribuição espacial

O projeto de uma cozinha industrial deve seguir padrões rígidos estabelecidos pela Anvisa, especialmente em relação ao posicionamento de cada ambiente. Mesmo assim, é essencial projetar as áreas de trabalho de modo a otimizar a produção de cada funcionário.

Nesse sentido, uma das formas mais utilizadas é o projeto em triângulo, em que a pia, a bancada e o local dos insumos (geladeira ou armários, por exemplo) ficam distribuídos de forma triangular no espaço de trabalho. Essa é uma forma pensada para agilizar as tarefas, criando um fluxo que faça mais sentido e que diminua os deslocamentos laterais.

Outras dicas de ergonomia que você pode aplicar na cozinha industrial

Como dissemos, a ergonomia na cozinha também tem a ver com a qualidade de vida no ambiente de trabalho e com o cuidado com a saúde de cada funcionário.

Um espaço ergonomicamente bem planejado ajuda a evitar doenças relacionadas à repetição exaustiva de atividades, como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Além disso, torna-se também mais humanizado, produtivo e agradável.

Por tudo isso, é preciso pensar também na ergonomia além das questões relacionadas ao espaço e ao projeto que citamos acima. Alguns pontos essenciais a serem levados em consideração em uma cozinha industrial são:

  • Sempre que possível, escolha móveis e equipamentos com altura ajustável;
  • Certifique-se de que, em cada área de trabalho, a equipe tenha tudo o que é essencial ao alcance das mãos;
  • Atente-se à altura correta do mobiliário também no refeitório, garantindo que há espaço sob as mesas para movimentação das pernas e que a altura das cadeiras seja compatível;
  • Estipule pausas durante o expediente, especialmente para funcionários que levantam peso ou executam atividades repetitivas (como descascar e picar);
  • Crie programas de treinamento ou espalhe informativos com dicas, como alongamentos para antes e depois do expediente, postura correta nas bancadas, manuseio adequado dos utensílios etc.

Como vimos, adequar a ergonomia na cozinha aos padrões de um ambiente profissional é fundamental. Para isso, muitas vezes será preciso procurar móveis com medidas diferentes dos padrões oferecidos pelo mercado.

Nesse cenário, uma saída é a confecção de móveis em inox sob medida. Além de serem produzidos no material mais adequado para cozinhas profissionais, eles também garantem a boa ergonomia dos funcionários.

A Loja Brazil conta com uma linha completa de produtos em inox sob medida. Faça um orçamento conosco agora mesmo!

Para conhecer essa e outras linhas, acesse o site da Loja Brazil. Aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades e das tendências do setor de gastronomia.