Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Equipamentos de padaria: saiba quais são os essenciais

Veja quais são os principais equipamentos de padaria para se adquirir e ter um bom funcionamento do estabelecimento. Nunca abra mão da qualidade!

Montar uma padaria no Brasil pode ser um ótimo investimento para quem está pensando em abrir o próprio negócio. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, já são mais de 70.500 padarias em todo o Brasil.

Esse número é apenas um reflexo da importância do pão no dia a dia do brasileiro. Para se ter uma ideia, somente na cidade de São Paulo são vendidos 15 milhões de unidades por dia. E tem mais: o pãozinho de padaria está presente em 84% dos lares no país.

Nesse contexto, fica claro que há uma enorme demanda a ser suprida. Porém, em meio a tanta concorrência, é preciso oferecer produtos de qualidade aos clientes – e isso passa, é claro, pela escolha dos melhores equipamentos para padaria.

Por isso, uma das etapas mais importantes ao abrir o próprio negócio é saber quais materiais devem ser comprados para iniciar o seu funcionamento. Apesar de não existir uma lista específica, há uma grande variedade que deve ser adquirida para assegurar o funcionamento de um estabelecimento e garantir a qualidade dos produtos.

Neste post, veja o que levar em consideração antes de abrir o seu negócio, conheça os melhores equipamentos de padaria e saiba como fazer a melhor escolha. Acompanhe!

A etapa mais importante antes de começar o seu próprio negócio é o planejamento. Afinal, ter um plano de negócio bem definido é fundamental para garantir o sucesso e a longevidade do estabelecimento.

Dentre os passos mais importantes, estão:

1. Conhecer o seu público

Qual é o perfil do público-alvo que você pretende atender? Qual o poder aquisitivo dessas pessoas? O que elas costumam comprar? O que elas buscam em uma empresa do tipo?

Mas não é só isso: será que você irá atender somente moradores do bairro ou a sua padaria está em um lugar de grande movimentação e passagem de trabalhadores e estudantes?

Responder a essas perguntas é fundamental para saber de fato com quem você está lidando. Para ajudar, analise a concorrência mais próxima, veja o que eles oferecem e identifique aqueles estabelecimentos que fazem mais sucesso entre a clientela.

2. Escolher o modelo de negócio ideal

Sabemos que não existe apenas um modelo de padaria. Do pequeno negócio familiar do bairro às grandes boutiques, existem diferentes modelos a serem seguidos.

Essa escolha vai impactar todo o seu planejamento, do público-alvo ao tipo e valor dos produtos que serão oferecidos. Para isso, no entanto, é preciso levar em consideração fatores como o local em que o estabelecimento será instalado e o perfil da clientela levantado no tópico anterior.

3. Determinar a localidade

A escolha do ponto em que funcionará sua padaria também influenciará em diferentes fatores do seu planejamento. Se você pretende abrir o seu negócio em um local frequentado majoritariamente por trabalhadores e estudantes universitários, por exemplo, não faz sentido abrir uma boutique gourmet.

Outros aspectos importantes são a segurança e a infraestrutura oferecida pelo bairro e pelo imóvel em si. Existe estacionamento próximo? O local é seguro? Até que horas as pessoas costumam circular pela região?

4. Contratar profissionais competentes

Embora a tecnologia continue evoluindo, não existem equipamentos de padaria que consigam substituir a boa mão do padeiro como fator fundamental para a qualidade do produto final. Por isso, seja criterioso nessa escolha.

Atente-se também à contratação de garçons e atendentes. Afinal, o atendimento também é um diferencial importante.

Se ou quando necessário, ofereça treinamentos e atualizações, garantindo que a equipe seja capaz de alcançar o padrão de qualidade que você pretende oferecer.

Como escolher os melhores equipamentos de padaria

Após ter o plano de negócio bem definido, é hora de escolher quais equipamentos para padaria devem ser comprados. Nessa fase, é importante focar na qualidade, pois, sem ela, não há negócio que prospere.

Independentemente do tipo de padaria escolhida, alguns materiais são essenciais para o seu funcionamento. Confira alguns equipamentos de padaria que não podem faltar no seu estabelecimento:

1. Forno

O principal equipamento para o funcionamento de uma padaria é o forno. O ideal é que seja um modelo industrial, com especificações para padaria.

Existem diversos modelos no mercado, como os fornos de convecção e os fornos de lastro, modelos profissionais que contam com tecnologias que garantem uma qualidade superior ao produto final.

2. Amassadeira

A utilização de amassadeiras de pão com tina, com capacidade de 12 a 200 quilos para farinha, diminuem o trabalho manual do padeiro e aumentam a rapidez na produção dos pães.

Trata-se de um dos equipamentos para padaria mais importantes, uma vez que é ela que garante a homogeneização dos ingredientes e deixa a massa no ponto ideal de hidratação e consistência.

3. Divisora

A divisora ajuda a dividir a massa em porções iguais, garantindo o padrão de qualidade e a agilidade na produção, além de facilitar os cálculos de rendimento dos ingredientes e a conversão precisa de quilos em unidades.

4. Modeladora

A modeladora é responsável por comprimir a massa que foi cortada na divisora e modelar cada pão no formato correto, antes de ser colocado na assadeira e levado ao forno. Além de agilizar a produção, ela também ajuda na padronização do produto final.

5. Câmara fria

As câmaras frias são utilizadas para o descanso da massa, com o objetivo de desacelerar o processo de fermentação e evitar que o fermento morra. Elas são especialmente importantes para as padarias que trabalham com pães de fermentação natural ou com produtos que precisam passar a noite no descanso.

6. Estufa

Seu papel é oposto ao da câmera fria, garantindo a manutenção da temperatura e da umidade necessárias para que a massa cresça com qualidade e de forma uniforme.

7. Refrigerador

Não existe a possibilidade de manter a cozinha de uma padaria sem refrigeradores. Eles são essenciais para o armazenamento de produtos prontos e ingredientes. Existem diversas opções no mercado, sendo mais recomendado optar por pelo menos dois modelos, um horizontal e um vertical com divisão, para garantir a separação apropriada dos alimentos.

8. Balança

Fazer receitas em grandes quantidades exige muita precisão e qualquer alteração na receita pode prejudicar a qualidade do produto. Para facilitar o trabalho e garantir bons resultados, as balanças também são equipamentos de padaria que se fazem necessárias para o bom funcionamento do estabelecimento.

9. Batedeira

Apesar de diversos modelos disponíveis, as batedeiras ideais para padarias são as do tipo planetária, com capacidade entre 10 a 140 litros de balde. Com esse tipo de batedeira é possível fazer massas leves e pesadas, além de ser muito útil tanto para receitas doces quanto para salgadas.

Outros equipamentos para padaria indispensáveis para o seu negócio são:

Como garantir a melhor escolha dos equipamentos para padaria

Agora que você conhece os principais equipamentos de padaria, é preciso saber como escolhê-los. Afinal, trata-se de um investimento considerável e é preciso garantir a qualidade dos materiais.

Por isso, separamos algumas dicas rápidas de como você pode checar a credibilidade dos fornecedores e avaliar o custo-benefício do maquinário. Confira:

  • Certifique-se de que a marca é autoridade no mercado e tem experiência na área;
  • Leia, pesquise e ouça a opinião de outras pessoas que são clientes da mesma marca e que utilizam o mesmo equipamento;
  • Saiba se há necessidade de treinamento para manusear o equipamento;
  • Tire suas dúvidas sobre atendimento, suporte e assistência técnica;
  • Utilize os diferentes canais de atendimento da empresa e avalie o atendimento e como é feita a interação com os clientes;
  • Verifique as condições e o prazo de garantia.

Gostou do conteúdo? Então confira a linha completa de equipamentos para padaria disponíveis na Loja Brazil, que irão deixar seu estabelecimento pronto para o sucesso!