Na hora de empreender, o setor gastronômico é um dos que mais atrai pessoas interessadas em começar o seu próprio negócio.
Porém, em uma área tão concorrida, é necessário conhecer bem o mercado e, antes de tudo, ter a certeza de que este é o seu verdadeiro sonho.
Vale lembrar que este é um setor que se mantém forte mesmo em tempos de crise, o que o torna uma excelente opção para quem busca oportunidades de crescer e ser bem sucedido.
No entanto, antes de bater o martelo sobre sua nova empreitada, é importante considerar alguns aspectos.
Em primeiro lugar, é preciso ter claros os motivos que o levaram a tomar essa decisão. Lembre-se de que apenas gostar de cozinhar não é o suficiente.
Trata-se de um mercado que exige muito esforço e dedicação, muito além do preparo de alimentos.
Outro ponto que muitas vezes passa despercebido é a demanda de trabalho.
Atuar no ramo alimentício é, em muitos casos, sinônimo de trabalhar enquanto as outras pessoas descansam.
Questione-se se você está disposto a trabalhar de noite, durante os finais de semana e também nos feriados.
Tenha em mente que o trabalho começa muito antes do estabelecimento abrir as portas e termina muito depois da saída do último cliente.
Por fim, é essencial definir o conceito e o público-alvo do seu negócio. Em um mercado tão populoso, é preciso criar uma marca forte, que tenha apelo e saiba muito bem quem é sua clientela.
Isso vai depender de uma série de fatores, como região em que será aberto o restaurante, tipo de comida e tipo de serviço (à la carte, somente delivery, vendas por internet, etc).
Razões para empreender na gastronomia
São muitos os motivos que levam as pessoas a se aventurar na Gastronomia. Destacamos os principais:
Aumentar sua renda
Infelizmente, no Brasil, ganhar um bom salário é para poucos. Abrir o próprio negócio permite ao empreendedor sonhar mais alto e é parte inerente à vontade de empreender
Afinal, o sucesso do seu estabelecimento está diretamente ligado ao esforço e dedicação que você coloca todos os dias.
Ter mais liberdade
Pessoas com perfil empreendedor compartilham uma certa aversão a uma rotina engessada e pré-definida.
Nesse sentido, embora ser dono do seu próprio negócio traga muitas responsabilidades, isso também proporciona muito mais liberdade.
Além disso, cada dia traz um novo desafio e novas experiências, e, assim, sua rotina nunca será a mesma
Trabalhar para si mesmo
Um dos principais motivos que levam as pessoas a empreender é serem donas do seu próprio destino.
Trata-se, novamente, da ideia de independência e liberdade.
Se abrir um negócio traz uma série de obrigações e desafios, também proporciona a satisfação de direcionar seus esforços, seu tempo e suas ideias para si mesmo, em benefício do seu próprio investimento.
Como começar a empreender na gastronomia?
Como comentamos, para empreender na gastronomia é necessário muito mais do que o simples amor pela cozinha
É preciso ter noções de negócios e saber enxergar as oportunidades no mercado.
Sendo assim, separamos alguns pontos que todo empreendedor precisa saber antes de abrir seu próprio negócio.
Inovação
Já falamos: a área da gastronomia é extremamente concorrida e populosa.
Com isso em mente, fica a questão: como se diferenciar da concorrência?
A resposta é a inovação.
Em um mercado com essas características, quem faz mais do mesmo está fadado a virar mais um estabelecimento qualquer, desses que passam despercebidos.
Lembre-se: esta é uma área em constante renovação.
A cada dia surgem novidades e diferentes técnicas.
Por isso, estude, reinvente-se e veja o que a concorrência está fazendo e como aproveitar as lacunas deixadas por ela para inovar e oferecer algo diferente ao público.
Experiência e atendimento
Hoje em dia, apenas vender comida pode não ser o suficiente para que seu estabelecimento seja bem-sucedido.
Mais do que servir pratos de qualidade, é preciso oferecer ao cliente uma experiência diferenciada, transformando o simples ato de se alimentar em algo único, que o faça se sentir bem.
Para isso, o atendimento tem papel fundamental. Afinal, o primeiro contato do cliente com o seu estabelecimento acontece quando ele é recepcionado pela sua equipe.
Por isso, capacite seus funcionários e forneça treinamentos para que o atendimento seja cada vez melhor. Além disso, sempre que possível, peça o feedback dos seus clientes.
Localização
Antes de abrir o seu negócio, é primordial fazer estudos e escolher com cuidado o local em que ele será aberto.
A localização ideal vai depender de uma série de fatores, como estilo do restaurante (é um bistrô? ou um buffet por quilo convencional?) e o público que deseja atingir.
Se a ideia for atender somente delivery, recebendo pedidos pela internet e telefone, busque uma área central e delimite um raio de atendimento.
Isso ajuda a reduzir os custos com combustível e torna as entregas mais rápidas – o que colabora para experiência e satisfação do cliente.
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