Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Empreendedorismo Digital, conheça esse modelo de negócios!

O empreendedorismo digital possibilita trabalhar de qualquer lugar, gerenciar seu próprio tempo e ser seu próprio chefe. Veja como!

Os profissionais do mercado hoje buscam boas condições de trabalho, comodidade, flexibilidade e uma atividade que lhes permita colher os frutos do tempo e esforço investidos, gerando alegria e satisfação.

Trabalhar de qualquer lugar, gerenciar seu próprio tempo e ser seu próprio patrão é o sonho de muitos, e o empreendedorismo digital possibilita esse modelo de trabalho.

O empreendedorismo no Brasil tem se fortalecido consideravelmente e as pessoas estão encontrando novas formas de guiar o próprio negócio. Mas, para chegar nesse nível é necessário dedicar bastante tempo para estudar todas as possibilidades que a internet tem a oferecer.

Empreendedorismo Digital: o que é?

Empreendedorismo digital nada mais é do que construir um negócio online vendendo serviços ou produtos sem espaço físico. O espaço virtual oferece cada vez mais recursos para que qualquer negócio possa ser executado. Para aqueles que desejam empreender digitalmente, as possibilidades são diversas.

Como começar a empreender online?

Assim como em um empreendimento físico, é necessário muito preparo e planejamento antes de iniciar seu empreendimento digital. Confira os principais passos aos quais você precisa atentar-se antes de começar seu empreendimento:

  • 1. Fazer um planejamento financeiro;
  • 2. Conhecer seus pontos fortes e fracos;
  • 3. Definir seu nicho e produtos;
  • 4. Fazer análise do mercado e concorrentes;
  • 5. Colocar em prática, hora de agir;
  • 6. Divulgar seu negócio;
  • 7. Investir em anúncios e marketing de conteúdo.

Principais motivos para investir no empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital tem se popularizado cada vez mais. Para começar a planejar esse novo método de trabalho, é necessário uma análise de habilidades no segmento no qual você mais se identifica, saber se você teria clientes o suficiente para viver apenas com a renda do seu negócio e identificar quais assuntos são sazonais e quais são os mais procurados. A seguir, os principais motivos para investir no empreendedorismo digital:

  • 1- Crescimento do modelo de trabalho virtual: à medida que a internet continua a expandir e o acesso virtual a partir de dispositivos como smartphones e tablets se torna mais fácil, esse ambiente é propício não apenas para a divulgação de produtos e serviços, mas também para a integração de uma empresa totalmente digital.
  • 2- Negociações dinâmicas: no ambiente virtual é muito mais prático realizar negociações e manter um empreendimento dinâmico. Isso porque é nula a necessidade de encontros presenciais, é tudo mais rápido, simples e essa flexibilidade e dinamicidade beneficiam tanto o empreendedor quanto os clientes, que atualmente procuram por simplicidade e rapidez nas negociações.
  • 3- Facilidade no alcance: com cada vez mais pessoas conectadas, é muito mais fácil fazer com que seu negócio consiga impactar uma grande diversidade de consumidores e ganhar visibilidade a nível nacional e até mundial. As mídias sociais, são a principal ferramenta para quem deseja se destacar por ser a forma rápida e dinâmica de alcance do público. A internet com o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, possibilita que pessoas de diferentes partes conheçam seu negócio e comprem dele.
  • 4- Baixo investimento inicial: o investimento financeiro inicial pode até ser menor, mas é importante que esteja atento ao mercado que pretende atuar, trace estratégias comerciais, de marketing, e que cada passo seja dado de forma inteligente e voltada para gerar lucros ao negócio. Além disso, com um empreendimento digital, custos com algo físico passam a não existir, como aqueles referentes a manutenção da equipe, do espaço, deslocamento entre outros.

Habilidades para se destacar da concorrência

Além do computador e acesso a internet, você precisará desenvolver algumas habilidades que irão te ajudar a se destacar da concorrência. Entre elas estão:

  • 1. Curiosidade: para ser um bom empreendedor digital, é necessário aguçar sua curiosidade e fazer pesquisas sobre o mercado e o comportamento dos consumidores.
  • 2. Constante aprendizado: além das pesquisas básicas da área na qual investiu, é necessário estar sempre em constante aprendizado, se necessário voltar a estudar e sempre buscar se atualizar para conhecer todas as mudanças e evoluções no mundo digital.
  • 3. Estratégias de monetização: seu negócio online também precisa gerar dinheiro, é importante que qualquer empreendimento tenha capacidade de se sustentar sozinho. O empreendedorismo online permite que profissionais possam começar um negócio investindo muito pouco financeiramente e que tenham um rápido retorno a partir dos esforços corretos.

Vantagens em ter um empreendimento digital

Ter um empreendimento online possibilita crescimento muito maior do que um negócio físico. Confira as principais vantagens do empreendedorismo digital:

  • Flexibilidade: você poderá gerir seu negócio de onde estiver. A única condição necessária é ter acesso à internet. Além do mais, você pode definir seus próprios horários, metas e ser o principal responsável pelo sucesso de sua empresa digital.
  • Alcance: pesquisa aponta que 81% dos brasileiros com mais de 10 anos já utilizam a internet. Sendo assim, com uma boa estratégia de marketing, o empreendedor digital tem uma grande oportunidade de fazer com que milhões de pessoas de todo o mundo conheçam seu produto – bem diferente de um negócio físico onde a atuação é limitada por barreiras de mobilidade e geográficas.
  • Vendas: aprender a vender pela internet tornou-se uma necessidade para negócios que buscam expansão. A indústria brasileira de comércio eletrônico se fortalece ano após ano, e essa tendência também é observada em todo o mundo. Quanto mais pessoas conhecem o seu produto ou serviço, mais chances de vendas você tem.

Formas de atuação do empreendedor digital

Abrir um negócio online é para aqueles que desejam sair da monotonia de um empreendimento físico. Hoje o mercado online possibilita diversas possibilidades de atuação, inclusive para quem não tem experiência com vendas na internet. Confira alguns dos principais nichos para quem deseja investir em um negócio digital:

  • Produtor de Conteúdo: são os responsáveis por criarem conteúdo online de diversos formatos, como por exemplo, podcasts, e-books ou videoaulas. Para investir nesta área de atuação, é fundamental ter conhecimento sobre algum assunto que seja útil para as demais pessoas.
  • Portal de cursos: a educação a distância (EAD) está em constante crescimento no mundo inteiro graças ao movimento de troca de conhecimentos proporcionado pela internet. Hoje, podemos observar os mais diversos nichos contemplados pela modalidade e, aos mesmo tempo, ter uma plataforma de cursos online própria se tornou uma opção bastante acessível.
  • E-commerce: neste início de 2022, o consumidor brasileiro acessou cerca de 8 vezes os sites de e-commerces. Em um comparativo com o mês de dezembro, o setor de e-commerce apresentou uma alta de 1,89% em janeiro. Quanto aos canais favoritos, o brasileiro prefere o direto, ou seja, digitar o endereço da loja que quer comprar em sites de buscas. Sendo assim, o canal direto teve 43,6% dos acessos.
  • imagem blog empreendedorismo digital ecommerce793 x 305 px - Empreendedorismo Digital, conheça esse modelo de negócios!

  • Marketplace: é um tipo de plataforma de e-commerce que reúne vários lojistas em um mesmo ambiente virtual de vendas. Podemos dizer que trata-se de um shopping virtual, onde em um só lugar, os usuários podem adquirir produtos de diferentes lojas.
  • Startups: são empresas em estágio inicial com um plano de negócios inovador e enorme potencial de crescimento. As startups podem trabalhar em qualquer campo ou em qualquer tipo de mercado, e muitas vezes são baseados em tecnologia. As startups se destacam em três fatores principais: inovação, escalabilidade e flexibilidade. Hoje, o Brasil tem 14.065 startups distribuídas em diversas cidades.
  • imagem blog empreendedorismo digital statups 793 x 305 px - Empreendedorismo Digital, conheça esse modelo de negócios!

  • Influenciadores digitais: outro segmento bastante característico no empreendedorismo digital nos dias atuais sãos os influenciadores digitais, um modelo de negócio com bastante interação e entretenimento, onde é necessário a criação de um perfil no Instagram, Tik Tok ou canal no Youtube. Não existem limites de idade ou de nichos de atuação e fazer parcerias com empresas que tenham a sua audiência como público-alvo, alavancam a visibilidade do profissional e retornos financeiros.

Ser um empreendedor digital é uma ótima opção para quem quer começar a empreender com baixos custos e possibilidade de ótimos retornos financeiros a longo prazo.

Agora que você já sabe o quão é fácil investir no empreendedorismo digital, usando as ferramentas corretas é claro, visite o site da Loja Brazil e inscreva-se na newsletter para ficar por dentro das novidades e tendências do setor de gastronomia.