O domingo de Páscoa, é uma data bem importante para os cristãos, pois é comemorada a ressureição de Jesus Cristo. Sendo assim, como a maioria dos brasileiros é adepto à crença, esse é um momento relevante para muita gente.
O almoço de domingo, deve ser o momento para reunir todas as pessoas queridas e comemorar a Páscoa. Caprichar no almoço de Páscoa, significa escolher pratos que agradam o paladar dos convidados. Além disso, também vale a pena valorizar as principais tradições da data.
Pensando nisso, preparamos uma lista de opções deliciosas e variadas para o seu cardápio. Saiba o que comer na Páscoa:
Carnes
O bacalhau foi disseminado pelos portugueses na época do descobrimento, o hábito de comer esse peixe se espalhou pelo Brasil. Por ser uma comida considerada fria (não de sangue quente) e, portanto, permitida durante o período de jejum, o prato ganhou espaço nas mesas e virou tradição no país durante esse período. Tradicionalmente, costuma vir acompanhado de batatas, ovos, azeitonas, cebolas e temperos.
Mesmo o bacalhau sendo o protagonista da Páscoa, outras carnes estão bastante presentes na mesa dos brasileiros nesta data, algumas opções de receitas são:
- Filé mignon ao molho de gorgonzola;
- Frango xadrez;
- Pernil assado;
- Costelinha de porco na pressão;
- Costela ao barbecue;
- Cordeiro assado;
- Salmão crocante.
Acompanhamentos
- Batata gratinada;
- Risoto de frango com gengibre;
- Arroz de forno;
- Escondidinho de carne-seca;
- Polenta com queijo e ervas;
- Salada de grão-de-bico com bacalhau;
- Ratatouille de forno;
- Risoto primavera
Massas
- Lasanha de berinjela vegetariana;
- Lasanha bolonhesa ao molho branco;
- Macarrão gratinado;
- Macarrão de forno cremoso.
Receitas disponíveis em 50 receitas para Páscoa práticas, deliciosas e surpreendentes
Ovos de Chocolates
Comer ovos feitos de chocolates na Páscoa, é uma tradição secular vinda da França, onde ovos de galinha eram esvaziados, preenchidos com o creme de cacau e decorados por fora. Com o passar dos anos, o chocolate chegou à Europa, e os franceses tiveram a brilhante ideia de substituir os ovos não comestíveis por ovos de chocolate, e assim apresentá-los à sociedade.
Essa tradição se espalhou pelo mundo, e hoje, está presente em diversos países. Entretanto, o Brasil tem destaque especial na lista de maiores consumidores. Simbolizando afeto, muitas pessoas costumam presentear parentes ou amigos queridos com ovos de chocolate. O ovo é associado ao nascimento, uma nova fase de vida, recomeços.
Comidas típicas da Páscoa ao redor do mundo
Além de uma celebração religiosa, a Páscoa é uma data em que famílias do mundo todo se reúnem em torno de suas mesas para compartilhar pratos tradicionais desse período. Porém, o que muitos desconhecem, é que a culinária dessa festividade, muda de um lugar para outro.
Alemanha – na celebração da Páscoa Alemã, alguns pratos têm presença garantida: o Osterbraten é um assado de carne servido juntamente com o delicado Osterlamm que significa cordeiro da Páscoa, porém, é uma massa assada em formato do animal.
Itália – o cardápio, conta com o famoso abbacchio italiano, carne de um cordeiro novo criado apenas com leite, e na tradicional Colomba Pascal. A Colomba Pascal é um pão doce, por ter frutas cristalizadas e uvas passas no recheio, ela leva amêndoas e glacê na cobertura.
Portugal – para os portugueses essa é a receita para a tradicional comemoração pascal: o Folar, um pão à base de água, sal, ovos e farinha, que pode ser doce ou salgado e que leva ovos no topo. Além dele, é possível encontrar também muitas opções de amêndoas. As receitas variam também nas coberturas, que podem ser de chocolate, açúcar ou canela.
Tradições de Páscoa pelo mundo
- Estados Unidos: são realizados desfiles e também a caça aos ovos em jardins ou praças;
- Índia: é realizada a festa Holi, de origem hindu, em comemoração ao deus Khrishna;
- Suécia: as crianças saem nas ruas para pedir dinheiro ou doces, principalmente chocolate, e em troca devolvem aos moradores cartões decorados;
- Bulgária: há uma tradição de pintar ovos cozidos, abençoá-los e presentear uma pessoa. Originalmente, aquele que guarda o ovo intacto terá um ano de sorte. Além disso, na quinta-feira santa são feitos os pães pascais;
- China: é realizado o Ching Ming, uma festa onde os chineses fazem oferendas para levar aos túmulos dos mortos;
- Espanha: ocorrem procissões e teatros sobre Cristo;
- México: são realizadas encenações da Paixão de Cristo.
Símbolos da Páscoa
- Peixe: o peixe é um símbolo pois, houveram algumas de suas aparições com fatos relacionados à peixes;
- Cordeiro: Cristo seria o cordeiro que foi morto para redimir os pecados do povo;
- Ramos: relembrar a chegada de Jesus em Jerusalém, onde o povo o recebeu com folhas de palmeira;
- Cruz: a cruz além de ser um símbolo da Páscoa, tornou-se o símbolo oficial do cristianismo;
- Pão: significa o corpo de Jesus que foi oferecido para os discípulos na ceia final;
- Vinho: o vinho representa o sangue de Cristo que foi servido para os discípulos na última ceia;
- Círio Pascal: é a grande vela que se acende na Páscoa e quer dizer que Cristo é a luz de todos;
- Coelho da Páscoa: traz o significado de fertilidade e também esperança. Foram incluídos como símbolo no final do século XVII, no Brasil, uma tradição alemã;
- Ovo de Páscoa: o ovo significa nascimento e em outros locais a alegria de uma nova vida – ressurreição.
Receita de Bacalhau Tradicional de Forno
Ingredientes:
- Bacalhau do Porto
- Meio quilo de batata
- 1 dente de alho
- 1 copo de azeite
- 2 cebolas
- Sal, salsinha e pimenta do reino branca à gosto
- 150 gramas de azeitona preta
Modo de Preparo:
- Deixe o bacalhau de molho com água por no mínimo 2 dias;
- Ferva e depois limpe o peixe. Corte-o em pedaços;
- Coloque a batata para cozinhar, na água do bacalhau;
- Depois os ovos, em panela separada, cozinhe os ovos deixando por no mínimo dez minutos após ferver. Corte os ovos em rodelas e reserve;
- Refogue a cebola e o alho em 1/3 de azeite e depois de dourar, reserve;
- Separe um refratário, unte-o com manteiga e coloque as batatas, o bacalhau e os ovos. Após isso, regue com as cebolas e a azeitona. Use o sal e a pimenta para temperar e depois coloque o que sobrou do azeite e deixe no forno por aproximadamente 20 minutos;
- Salpique salsa e sirva em seguida.
Fonte: Receitas Típicas
Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre gastronomia, continue nos acompanhando. Confira também nossas redes sociais e conheça nossos equipamentos acessando: www.lojabrazil.com.br