Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Dicas para manter o negócio atrativo o ano todo

Ter o seu estabelecimento sempre cheio não é tarefa fácil, mas estar atento às demandas do mercado e saber transformar os desafios em oportunidades pode ser o que faltava para tornar seu negócio sucesso de vendas durante todo o ano. Quando se pensa nisso, a sazonalidade é um dos principais desafios enfrentados ...

Manter seu negócio atrativo o ano todo não é tarefa fácil, mas estar atento às demandas do mercado e saber transformar os desafios em oportunidades pode ser o que faltava para tornar seu negócio sucesso de vendas durante todo o ano. Quando se pensa nisso, a sazonalidade é um dos principais desafios enfrentados: se por um lado as festas comemorativas de fim ano e a temporada de verão são um período de alta para o setor alimentício, o inverno pode se mostrar um grande desafio, por outro. Por mais que nessa estação as pessoas tendam a sair menos, é possível usar esse dado a seu favor e transformar o melhor de cada época do ano como um grande aliado no seu empreendimento: investir em pratos quentes no frio e em produtos refrescantes no verão e incluir no cardápio receitas criativas que explorem ingredientes da estação, deixando claro a sazonalidade daquele cardápio, é uma excelente opção – a informação de que aquele produto estará disponível por tempo determinado servirá de motivação para os clientes apreciarem aquela comida o quanto antes.

Ainda nesse sentido, adequar o cardápio e criar um ambiente temático e acolhedor de acordo com as festividades da época também pode alavancar as vendas: decoração intimista no dia dos namorados, promoções especiais no dia dos pais, iguarias e decoração típicas na festa junina e assim por diante. Incrementar na carta de vinhos e reforçar o serviço delivery, especialmente em períodos de frio e chuva, também pode garantir o sucesso de vendas de seu negócio: seus clientes preferirem ficar em casa não necessariamente é um problema, desde que ir até eles seja a solução. Para isso, abuse em promoções exclusivas para pessoas que optem por consumir produtos nessa modalidade.

Outra importante dica é conhecer suas qualidades e saber vendê-las. Avalie no que seu estabelecimento é referência e use essa informação como sua aliada – se por exemplo seu restaurante funciona 24 horas em uma cidade onde esse tipo de serviço é raro, não deixe de usar esse dado a seu favor. Além disso, ofereça conforto ao seu cliente e faça com que ele se sinta em casa ao estar no seu estabelecimento: garanta que ele tenha onde estacionar, ofereça um bom sinal Wi-Fi, dê a ele mantas e cobertores em épocas de frio e ofereça opções de entretenimento para seus filhos, por exemplo. Mas lembre-se sempre: tão importante quanto oferecer todos esses diferenciais, é saber divulgá-los: não deixe de usar as redes sociais a seu favor, seja criando conteúdo, dando publicidade a seus serviços, investindo no marketing de relacionamento com os clientes, aumentando os mecanismos de pedidos on-line e, principalmente, criando proximidade e identidade entre o estabelecimento e a clientela. A boa divulgação de todo conforto e qualidade no serviço oferecido ao cliente certamente fará com que ele queira conhecer seu estabelecimento. E, depois de convence-lo a ir, o próximo passo é conquistá-lo com mecanismos que o faça querer sempre voltar: para isso, uma importante ferramenta é a utilização de clubes de benefícios e compras coletivas e a criação de um programa de pontos. Assim, quanto mais o cliente consumir, mais pontos ele acumulará e mais probabilidade dele querer voltar para trocá-los por benefícios que podem variar entre descontos ou cortesias.

E, acima de tudo isso, busque sempre personalizar e garantir a qualidade de seu atendimento, buscando sempre conhecer seu cliente e suas principais demandas, criando um verdadeiro canal de relacionamento com ele. Criatividade na atualização e divulgação dos serviços e qualidade na sua prestação são sucesso de vendas em qualquer época do ano.

Se você achou essas dicas relevantes para o seu negócio, continue no acompanhando!

Equipe da Loja Brazil