Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Dicas para fazer fotos de comida

Separamos algumas dicas para fazer fotos de comida que você poderá aplicar no seu negócio e assim irá atrair mais clientes. Acompanhe!

Uma das certezas da era tecnológica que vivemos, é que, a qualquer momento, vamos nos deparar com uma diversidade de fotos de comida ao entrarmos nas redes sociais. Sejam fotos que as pessoas anônimas, celebridades ou estabelecimentos do ramo da alimentação postam.

Embora algumas imagens possam parecer besteira para uns, a fotografia de gastronomia é essencial para outros, enaltecendo assim, muitos estabelecimentos e contribuindo para que mais pessoas sejam alcançadas. Afinal, como diz o ditado popular, “Primeiro, comemos com os olhos!”, não é mesmo?

A imagem tem o poder de captar perfeitamente a essência de um prato, sendo capaz de engrandecer ou arruinar um produto, podendo representar a diferença entre o sucesso e o fracasso total nas vendas.

Mas, não precisa ficar apreensivo e com receio de divulgar as fotos que você tira apenas com seu celular. Pois aqui vamos te mostrar que não é necessário contratar um fotógrafo profissional ou alugar equipamentos caros, basta seguir essas dicas e arrasar na divulgação.

As fotos gastronômicas, para se destacarem, devem seguir quatro elementos básicos:

  • 1 Montagem – disposição do alimento que pretende fotografar no ambiente escolhido.
  • 2 Iluminação – valorizando o melhor ângulo da comida.
  • 3 Composição – enquadramento da foto.
  • 4 Edição – retoque final antes de postar a foto.

1 Montagem

Essa é a primeira etapa, pode parecer inútil se acreditarmos que o sabor do alimento não é afetado pela forma como ele é apresentado, porém, sabemos que não é isso que acontece. A apresentação de um prato, deve transparecer que o alimento ali retratado, é tão delicioso no restaurante quanto ele aparenta ser na fotografia.

Estudos comprovam que, quando os alimentos possuem uma apresentação com um visual pensado, as pessoas são mais propensas a uma avaliação positiva do sabor da comida e o cuidado no preparo. Isso comprova que o ato de comer é uma experiência sensorial mais complexa do que imaginamos.

Antes de começar a montagem, três aspectos fundamentais precisam ser pensados:

  • Estética da foto: o objetivo aqui é encontrar o cenário ideal para fazer fotos de acordo com a característica da refeição. É preciso buscar um equilíbrio entre os tons e a precisão nos contornos de cada alimento que compõem a foto.
  • Superfície ideal: elementos mais rústicos, possuem um forte apelo visual para fotografar refeições mais caseiras, como hambúrguer e batata frita, por exemplo. Já pratos brancos, destacam a cor dos alimentos coloridos. Então, é de suma importância esse equilíbrio entre o alimento e a superfície utilizada.
  • Elementos secundários: colheres, borrifadores, pinças e até pincéis para decorar detalhadamente seus pratos, são elementos criativos que vão compor a sua foto, ou seja, agregar particularidade a cada uma delas.

imagem blog dicas para fazer fotos de comida 1 793 x 305 px - Dicas para fazer fotos de comida

2 Iluminação

O segredo para fazer sobressair as texturas e o equilíbrio de cor nas fotografias é, sem dúvidas, o resultado de uma boa iluminação. É necessário pensar quais as partes da refeição você deseja destacar na foto para escolher a luz ou o flash certo para o clique.

Abaixo, algumas dicas para obter a melhor iluminação para a foto perfeita do seu prato:

  • Iluminação lateral: ideal para gerar sombras e áreas iluminadas em determinadas texturas de comida. Estratégia que deve ser considerada ao clicar um prato de comida que mistura uma variedade de texturas.
  • Iluminação suave e difusa: utilizar iluminações mais leves evitam a geração de sombras duras. Se for fotografar com luz natural, enquadrar a foto próxima a uma janela em um dia nublado, trará ótimos resultados. No caso de fotos em estúdio, experimente usar uma superfície reflexiva para difundir a luz natural ou artificial.
  • Iluminação frontal: evite iluminação por este ângulo, ela cria pontos de luz dura na foto, impedindo o contraste nítido entre diferentes texturas. Esse efeito pode fazer com que o alimento fotografado tenha uma aparência chapada, monótona e sem sabor.

imagem blog dicas para fazer fotos de comida 2 793 x 305 px - Dicas para fazer fotos de comida

3 Composição

Cenário montado, iluminação devidamente ajustada, já é hora de pensar no enquadramento fotográfico. Não existe um parâmetro para seguir fielmente  neste caso, porém, existem alguns macetes fotográficos importantes a se considerar em busca do clique que melhor realça as qualidades de um alimento ou refeição. São eles:

  • Ângulos: indicado para destacar uma parte do alimento. Um sanduíche, por exemplo, o melhor ângulo para destacar sua essência é a lateral, já uma salada, seria por cima. O alimento deve ser visto como o protagonista da foto.
  • Cor: pensar como os tons da fotografia funcionam juntos e se mesclam, e como combinam com a estética da sua foto. Os elementos secundários são interessantes como cores complementares, buscando manter a harmonia cromática da foto.
  • Foco: elemento interessante a se levar em consideração para conseguir boas fotos gastronômicas. A profundidade do campo é a distância entre o alimento enquadrado e a forma como o foco realça suas partes que estão mais próximas da câmera. Brincar com a profundidade de campo é uma ótima estratégia para realçar ainda mais os alimentos texturizados.

imagem blog dicas para fazer fotos de comida 3 793 x 305 px - Dicas para fazer fotos de comida

4 Edição

Depois das fotos tiradas, é chegada a hora da edição. Pequenos retoques podem ser realizados com o auxílio de software de edição de imagens – muitos, disponíveis de forma gratuita. Tome cuidado, para não tirar a originalidade da sua foto, tenha em mente que, algumas alterações pontuais em relação ao equilíbrio de cor e sombreamento, dão uma aparência mais profissional e polida para as suas fotos.

Como editar fotos de comida? Confira como tratar suas próprias imagens:

  • Nitidez: caso tenha fotografado com uma câmera fixa e iluminação clara, a sua foto já é nítida. A nitidez deixa contornos dos elementos mais definidos, facilitando a diferenciação dos aspectos dela.
  • Equilíbrio de branco: é a tonalidade das partes brancas da sua foto. Ao corrigi-lo, é possível aquecer ou resfriar uma imagem, dependendo da quantidade de ajustes.
  • Brilho/contraste: o contraste é a separação entre as áreas mais claras e as áreas mais escuras da sua foto, realçando os detalhes da imagem. Um retoque no brilho e no contraste da sua imagem realçam a diversidade de tonalidades, destaques e sombras que ela tem, deixando-a mais atraente.
  • Saturação: é a intensidade das tonalidades da fotografia. Em fotos de comida, tons mais quentes e saturados tendem a ter uma aparência mais apetitosa.

A fotografia gastronômica é uma ferramenta necessária para a era tecnológica que vivemos. Hoje, muitas pessoas preferem saborear refeições prontas, porém, sem saírem do conforto de seus lares. Utilizar esse “marketing de comida” é essencial para o desenvolvimento do seu estabelecimento.

Ter uma compreensão única do conceito de fotos de comida pode fazer uma grande diferença em suas fotos. Quanto mais criativo você for ao projetar suas imagens, maior a probabilidade de atrair a atenção dos usuários que navegam em seus feeds de mídia social. Afinal, o que importa mesmo é atrair pessoas para o seu negócio e conquistar o paladar delas.


Para mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e acompanhe nossas redes sociais., todos os dias com receitas, dicas e curiosidades do mundo da gastronomia. Conheça nossos equipamentos produzidos em aço inoxidável acessando www.lojabrazil.com.br