Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Dicas para montar a Cozinha do seu Estabelecimento Gastronômico.

Certamente qualquer empreendedor deseja que o seu empreendimento tenha bons resultados.

Certamente qualquer empreendedor deseja que o seu empreendimento tenha bons resultados. Focar em oferecer serviços de qualidade sem causar grandes impactos econômicos é, e sempre será, um grande desafio. Uma forma de oferecer bons serviços é adquirir produtos que sejam um diferencial em relação à concorrência. No ramo gastronômico isso reflete desde a aquisição de insumos ao planejamento do estabelecimento.

Aqui temos alguns cuidados importantes e dicas para orientar qual o melhor caminho seguir.

  • Louça de casa não é para restaurante

Louça que se usa na cozinha de casa não é a mesma para um restaurante ou cozinha industrial. Estas louças devem ser mais resistentes, pois serão submetidas aos inúmeros e rigorosos processos diários e ainda a constante lavagem automática e/ou manual.

Por terem tais características, estas louças tendem a ser mais caras que as convencionais. Louças como pratos em vidro temperado são as melhores opções, pois o seu processo de fabricação modifica as características moleculares do material como dureza e resistência mecânica. Vale ressaltar a segurança, pois submetido ao impacto brusco, será quebrada, porém sem estilhaços, evitando graves acidentes, diferente da porcelana que não possui a mesma durabilidade.

O cliente, quando se senta e pede a sua refeição, paga pela experiência completa de estar no seu estabelecimento, portanto a louça pode ou não trazer um ar de sofisticação ao seu negócio.

  • Equipamento novo ou usado?

Para compor um ambiente, é fundamental utilizar produtos que agreguem conforto, praticidade e segurança a ele. Por essa razão, devem ser pensados para que supram todas as necessidades. Optar por equipamentos novos ou usados, depende muito do quanto deseja investir e se pode investir.

Ao adquirir equipamentos novos, se pensa no período de vida útil. Mas para um startup pensar em comprar produtos usados ou alugar equipamentos pode ser algo bem mais vantajoso economicamente. Seus móveis podem ser usados contanto que sejam de boa qualidade. Eles serão puxados, arrastados, empurrados e utilizados várias vezes ao dia e ainda precisam estar bem apresentáveis.

Uma cozinha nova não exige produtos novos. Cadeiras, mesas, pratos, talheres e muitos outros utensílios de cozinha podem ser adquiridos de segunda mão. Já os equipamentos maiores e de maior criticidade, principalmente no que diz respeito à resistência como fogões, fornos, bancadas, estantes, prateleiras e unidades de refrigeração, são aconselháveis adquirir como novos e instalados por técnicos qualificados.

  • Decoração & design

Antes de pensar em como decorar o estabelecimento, é necessário definir o conceito e o tipo de culinária a ser servida. É nesta parte, que haverá a maior parte do seu investimento, pois será a forma que o seu estabelecimento será planejado e decorado que atrairá a clientela.

Planeje seu local maximizando o espaço de forma a ter a melhor eficiência possível. Tenha diversas estações, área em que haverá preparo de alimentos e equipamentos estrategicamente posicionados. Planeje seu cardápio com antecedência, mesmo antes de montar o layout da cozinha, pois assim saberá do que precisa e de onde precisa.

Uma boa ambientação também fica a cargo da escolha de toalhas de mesas e guardanapos. Quando passados e dobrados de forma impecável, garantem uma atmosfera diferencial ao local. Mas devem ser analisados com cautela, pois exigem uma manutenção cara e constante. Usar os descartáveis podem ser uma boa solução, mas tudo dependerá do conceito do restaurante.

  • Móveis em Aço Inoxidável

Os equipamentos encontrados dentro das cozinhas industriais são projetados para receber um grande volume de ingredientes. Maquinários como fogões, refrigeradores, bancadas e pias devem ter boa procedência e atender as exigências necessárias para garantir refeições saudáveis e com padrão de qualidade.

Do que adianta ter um restaurante impecável, uma cozinha bem planejada e um cardápio excelente se não houver insumos de ótima qualidade? Órgãos sanitários nacionais e internacionais, indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável, por oferecerem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de maior durabilidade e facilidade na limpeza.

A durabilidade dos equipamentos em aço inox influenciam diretamente em seu custo-benefício, visto que, com os cuidados adequados, podem durar por muitos anos sem perder sua elegância e eficácia. Além de ser ecologicamente correto, reciclável, higiênico e visualmente atraente, todas essas propriedades significam que é o material ideal para o uso de equipamentos no ramo gastronômico.

  • Flexibilidade

Já ouviu aquele velho ditado popular – “enquanto os cães ladram a carroça passa!”? Podemos empregar este ditado neste tema. O restaurante que hoje permanece em pé certamente é flexível. Tenha cuidado ao planejar seu restaurante para não ser o mesmo restaurante amanhã, na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano, nas próximas décadas e, quem sabe, nos próximos séculos.

Sem dúvidas o tradicionalismo eleva e garante o sucesso do restaurante, mas o grande chamariz é a diversidade. Inove, varie o cardápio, mude o layout do seu estabelecimento, modifique sua decoração, amplie seu público-alvo. Instigue a curiosidade dos seus clientes, mas sempre com cautela.

Um velho cliente retorna devido ao tradicionalismo – o que ele já sabe que vai encontrar. Aquilo que faz sucesso nunca deve ser retirado ou substituído, apenas aperfeiçoado. Tenha sempre em mente que seu restaurante não vende apenas refeições, e sim atendimento, ambiente, produtos, recomendações e principalmente, sensações que a experiência em seu estabelecimento é capaz de proporcionar aos consumidores.

Não seja como os cachorros que sempre ladram e nada fazem. Seja como a carroça que leva consigo sua bagagem para frente, rumo ao futuro!

Referência no segmento de Equipamentos Comerciais e Industriais, a Loja Brazil oferece as melhores opções em Aço Inox.