Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

7 Dicas para se tornar um bom churrasqueiro

Quer impressionar no churrasco do próximo evento da família ou na reunião com os amigos? Confira as 7 melhores dicas para se tornar um bom churrasqueiro.

O churrasco é sempre uma das melhores formas de reunir pessoas para momentos importantes. E estes momentos importantes podem ser perfeitos, basta seguir algumas recomendações.

Para começar, é importante saber a maneira correta de manusear os alimentos, os utensílios utilizados, os suprimentos e a churrasqueira ideal.

Pensando nisso, preparamos 7 dicas para um churrasco perfeito, que irá lhe ajudar na hora mais esperada da sua confraternização. Confira!

1- Planeje seu churrasco

Planejar com antecedência é sempre a primeira coisa a se fazer, e isso inclui saber a quantidade de convidados, os suprimentos necessários, o que servir e os acompanhamentos.

Comprar a quantidade certa de ingredientes para o churrasco não é uma tarefa fácil, por essa razão, o planejamento trará sucesso ao seu evento.

É necessário fazer as seguintes perguntas: Quais carnes servir? Algum acompanhamento? Quantidade de suprimentos? Quais bebidas servir?

2- Tempero para carnes

Para quem pensa que tempero para churrasco é só sal grosso, está muito enganado. Existem também outros ingredientes que podem dar mais sabor e surpreender o paladar dos convidados.

Porém, não é apenas no sabor que os temperos influenciam, eles podem interferir na maciez da carne também, preservando o gostinho original e toda sua suculência.

3- A escolha dos alimentos

A qualidade do churrasco depende de alguns cuidados na hora de comprar os alimentos.

Existem diversos cortes de carnes e é fundamental conhecer os ideais para a prática. Fique atento à procedência da carne escolhida.

imagem blog 1 793 x 305 px - 7 Dicas para se tornar um bom churrasqueiro

Os principais cortes utilizados em churrasco são:

  • Bovina– alcatra, picanha, fraldinha, maminha e contrafilé.
  • Suína– pernil, lombo, panceta, picanha e costelinha.
  • Frango– coxinha de asa, coração e asa.
  • Também não podemos esquecer as linguiças, salsichões, queijo coalho e pão de alho.

4- Modo de preparo das carnes

Uma das recomendações para fazer um bom churrasco é a distância que a carne deve ficar em relação a brasa.

Para carnes menores o ideal é pelo menos 15 cm de distância da brasa. Ao contrário de uma peça média, que deverá ficar a uma distância de 40 cm. E os cortes maiores a 60 cm.

Se a quantidade de pessoas for menor, opte por cortes mais finos. O tempo de preparo pode ser mais curto e os alimentos possuem um sabor mais agradável.

Escolha peças mais grossas se você deseja pontos mais curtos nas partes internas, porque a tendência é que os alimentos grelhem bem mais por fora.

5- Cuidado com as carnes durante o preparo

Muitas vezes, devido a ansiedade de servir logo o churrasco, é possível que o resultado não seja o esperado. Por esse motivo, uma dica importante é virar as carnes apenas uma vez sempre esperando que o tempero e o líquido das peças comecem a aparecer em maior quantidade na parte superior, essa será a hora ideal de inverter o lado.

Evite furar a peça, isso irá deixar um sabor natural devido a maturação. E os acompanhamentos assados na churrasqueira, como frutas e verduras, também devem seguir essa regra.

6- Acompanhamentos e molhos

Os acompanhamentos tem por função aprimorar o sabor das suas carnes.

Arroz, vinagrete, saladas, conservas, salada de maionese, farofa são os principais acompanhamentos em um churrasco.

imagem blog 2 793 x 305 px - 7 Dicas para se tornar um bom churrasqueiro

Uma outra dica é acrescentar algumas frutas e legumes específicos, que possuem um sabor contrastante com as carnes.

Os molhos acentuam o paladar, combinando perfeitamente com o churrasco que para muitos é considerado uma refeição previsível em que tudo é sempre igual, desde o preparo até o sabor. Existem alguns tipos, entre eles estão os molhos picantes, molhos barbecue, molhos com legumes, molhos agridoces.

7- Churrasqueira perfeita

As churrasqueiras elétricas, a gás ou carvão, são bastante distintas e interferem diretamente no preparo do seu churrasco. Devido a isso é necessário conhecer cada uma delas, para escolher qual se adapta melhor às suas necessidades.

As churrasqueiras movidas a carvão são as preferidas, dão um sabor defumado à carne.

Os modelos à gás são considerados mais ecológicos, consomem pouco combustível e preparam a carne mais rapidamente.

A churrasqueira elétrica é um modelo portátil que funciona ligado à tomada e é usado para preparar assados sem fazer fumaça, o que o torna ideal para espaços pequenos e sem muita ventilação.

imagem blog 3 793 x 305 px - 7 Dicas para se tornar um bom churrasqueiro

Com todas essas dicas ficou mais fácil comandar a churrasqueira e impressionar os convidados, não é mesmo?

Um bom churrasco é feito de pequenos detalhes, os quais devem ser percebidos pelo churrasqueiro.

Para ter um churrasco saboroso é bom seguir as dicas acima, dando atenção para o:

  • preparo;
  • tempero;
  • distância para colocar a peça em relação a brasa;
  • churrasqueira adequada;
  • corte ideal, entre outros detalhes importantes.

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais para saber tudo sobre gastronomia, diariamente com conteúdos relacionados e diversificados!

Acesse nosso site: https://www.lojabrazil.com.br/