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Definindo o Público Alvo do seu restaurante.

Você conhece bem, quem é seu consumidor? Hoje vamos falar sobre a importância da identificação do público-alvo do seu restaurante, te mostrando algumas ferramentas poderosas para alcançá-lo. 🕵️‍♂️

Para que seu negócio seja bem sucedido, tão importante quanto se preocupar com a excelência do produto e serviço oferecidos, a qualidade da equipe, o atendimento ao cliente, a identidade da marca, a filosofia do restaurante, entre todos, é entender quem é seu consumidor. É essencial que todo restaurante tenha o entendimento sobre seus clientes atuais e sobre àqueles que deseja atrair, sendo esse um elemento essencial no planejamento e sucesso do seu empreendimento. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre a importância da identificação do público-alvo do seu restaurante, te mostrando algumas ferramentas poderosas para alcançá-lo. 💁‍♂️

Um erro bastante comum dos restaurantes é tentar atrair todo tipo de público. Assim como explicamos no nosso artigo sobre restaurante de nichos, na semana passada, tão importante quanto especializar o produto oferecido, é definir de maneira personalizada o público que deseja ter no seu estabelecimento. Veja bem, essa estratégia nada tem a ver com discriminação ou acepção de pessoas, senão que diz respeito apenas ao perfil consumidor majoritário que seu estabelecimento deseja atender para que, dessa maneira, os resultados sejam potencializados. Vamos conhecer algumas estratégias que podem facilitar a escolha do seu público-alvo:

1️⃣ LOCALIZAÇÃO: o endereço que seu restaurante está situado pode ser determinante para a definição do público que o visita. Por exemplo, se você tem um estabelecimento na região de shows e boates da cidade, uma boa pedida é definir seu público-alvo como os jovens e adolescentes. Oferecer um ambiente informal, aliado à proximidade das baladas que esse público normalmente frequenta aos finais de semana, tornará muito mais simples a tarefa de atraí-los, antes ou depois desses eventos.
2️⃣ CARDÁPIO E PREÇOS: quando se estabelece o menu do restaurante e os preços que serão praticados, a escolha do público-alvo torna-se quase que uma consequência natural. Por exemplo, restaurantes sofisticados que sirvam comidas gourmet e com preços mais elevados provavelmente serão mais atrativos para consumidores cujo perfil seja de casais mais velhos e famílias, e não de adolescentes, como no exemplo anterior.
3️⃣ FILOSOFIA DO NEGÓCIO: outro importante fator que pode facilitar consideravelmente a definição do público-alvo do seu estabelecimento é entender, de forma clara e objetiva, a filosofia que seu negócio emana e a mensagem que ele deseja transmitir: um restaurante especializado em comidas naturais e que investe em alimentação saudável e que atenda a demanda de pessoas com restrições alimentares provavelmente terá como seu público mais fiel essas pessoas, além de vegetarianos, veganos e naturistas, por exemplo.

4️⃣ Depois de refletir sobre os três elementos anteriores, faça os seguintes questionamentos: “que tipo de público eu desejo verdadeiramente atingir?” “que perfil de cliente eu desejo atender?” e veja se as respostas estão alinhadas com o serviço que você já realiza.

Cada resposta influenciará uma diferente abordagem e posicionamento da sua parte, pois cada público demanda uma comunicação e estratégias próprias. Mas independentemente de qual seja seu público-alvo escolhido, lembre-se sempre da importância de valorizar seu cliente e criar um relacionamento aberto e personalizado com ele, pois o segredo para o sucesso de qualquer empreendimento está na maneira como você se comunica e atende seu consumidor: poucas coisas são tão importantes para seu estabelecimento quanto a satisfação do seu cliente com o serviço prestado pelo seu negócio.

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