Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

Originalmente, a comida do Brasil foi criada pelos indígenas nativos, com a chegada dos portugueses os pratos se difundiram e posterior houve a contribuição dos africanos que chegaram durante a escravidão.

 

A culinária brasileira é o resultado de uma combinação de tradições e heranças culturais de diferentes povos, resultando em uma culinária única. Originalmente, a comida do Brasil foi criada pelos indígenas nativos, com a chegada dos portugueses os pratos se difundiram e posterior houve a contribuição dos africanos que chegaram durante a escravidão.

Quando falamos da culinária brasileira, pensamos em várias comidas típicas, como pão de queijo, churrasco, feijoada, brigadeiro, açaí etc. Essas comidas típicas estão intimamente relacionadas ao nosso país. Para melhor entender, listamos algumas curiosidades sobre esses famosos alimentos.

Pão de Queijo

7 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

O pão de queijo é um alimento inventado no Brasil, faz muito sucesso e já foi exportado para outros países. Alguns lugares estão inventando seu próprio pão de queijo, geralmente mudam o formato, mas a essência continua a mesma.

O pão de queijo é preparado com polvilho azedo ou doce, ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de textura macia e elástica. O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponibilidade, sendo dada preferência aos queijos com sabores mais fortes. Os mais usados são Canastra, Muçarela, Parmesão e Minas Frescal. O queijo tem o sabor típico do pão de queijo, daí o nome.

Churrasco

1 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

Embora cada país use métodos diferentes para assar carne, desde o corte aos acompanhamentos, algumas coisas permanecem iguais, o tamanho da carne, a velocidade lenta no preparo e a textura são os mais apreciados.

No Brasil, o corte costuma ser feito com picanha e alcatra. Como tempero é utilizado sal grosso, depois grelhado perfeitamente na grelha e espetos no carvão ou lenha. Também são utilizados linguiça, queijo e coração de frango para dividir o espaço da churrasqueira.

Feijoada

5 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

A feijoada é um dos poucos pratos consumidos em todo o Brasil, é uma saudável caldeirada de feijão preto, linguiça e vários pedaços de cortes de porco, tradicionalmente orelhas, cauda e pés entram na mistura.

A feijoada é geralmente considerada um símbolo da culinária brasileira, porque combina a culinária europeia com a africana. Há controvérsias sobre a origem do prato, mas muito provavelmente ela apareceu aleatoriamente por acaso.

Brigadeiro

4 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

O brigadeiro é um dos doces mais saborosos e bem conhecidos do nosso país. Feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, costuma estar presente em todas as festas e eventos, inclusive nos recheios de bolos, tortas e outras sobremesas.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o brigadeiro foi inventado em circunstâncias muito incomuns. Em 1946, durante a campanha presidencial, um grupo de mulheres de São Paulo começou a preparar esse doce para apoiar a campanha do candidato Brigadeiro Eduardo Gomez. Foi por causa desse comandante de brigada que originou o nome.

Açaí

2 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

As tribos indígenas a usam como fonte de energia, a fruta roxa também é usada como condimento na culinária amazônica para combinar com o peixe. Substituto do sorvete, servido com granola e banana, ou misturado com suco, podendo ser encontrado em todos os cafés, padarias, bares e supermercados do país.

Segundo uma lenda, a fruta tem esse nome, em memória a Iaçã, filha de um cacique. Em algum momento, os alimentos tornaram-se escassos devido à grande população que vivia na aldeia. Por isso, o cacique Itaki ordenou que todas as crianças nascidas ali fossem executadas.

Naquela época, sua filha Iaçã engravidou e deu à luz uma menina, que foi sacrificada logo após o nascimento. Iaçã passou vários dias em sua tenda desolada e em uma miragem vendo sua filha, abraçou uma palmeira, quando notou que não era real, pôs novamente a chorar morrendo de desgosto.

No dia seguinte, seu pai e todos na aldeia descobriram que seu corpo estava fortemente abraçado em uma palmeira. Os olhos escuros da índia se voltaram para o topo da árvore, e foi assim que todos perceberam a existência de frutas escuras. O cacique então pediu que recolhessem todas as frutas, que passaram a alimentar toda a aldeia. O açaí, seria o nome contrário de Iaçã.

Mandioca

6 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

Alimento cultivado e consumido pelos índios, a mandioca foi o primeiro produto da terra que os portugueses conheceram. Essas tribos cultivavam mandioca e aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa.

A mandioca também é moída e misturada com migalhas de pão, dando origem a farinha de rosca. A farofa é cozida em óleo e manteiga, e depois polvilhada sobre peixes, carnes, feijão e arroz. Atualmente essa farinha é mais utilizada na Bahia, usada para fazer bolos, pães e biscoitos.

Comida Nordestina

8 300x120 - Curiosidades sobre a comida brasileira que valem a pena conhecer

A comida do Nordeste do Brasil é fortemente influenciada pela culinária africana. O dendê foi introduzido na América a partir do século XVI, coincidindo com o início do tráfico negreiro para o Brasil. É um óleo indispensável na cozinha afro-brasileira, utilizado em pratos de origem africana como o vatapá e o acarajé.

O vatapá é uma pasta cremosa feita de pão, camarão, leite de coco, amendoim moído e óleo de palma. Já o acarajé, apesar do alto valor calórico, é uma das deliciosas comidas de rua do Brasil, é uma torta de feijão preto frito originário do estado da Bahia, onde o sabor vem da culinária africana, podendo também ser servido com um pouco de molho de pimenta.

Nossas influências passam por culturas europeias, indígenas e africanas resultando em pratos com sabores e aromas totalmente originais e saborosos.

Fique por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia. Para saber mais visite o site da Loja Brazil, siga nas redes sociais e se inscreva na newsletter!