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Crie um relacionamento com o seu cliente

Mesmo em uma época onde o marketing digital impera, ainda não há nada mais eficiente do que o boca a boca de clientes reais. Por essa razão, faz-se extremamente necessário saber o que o seu público tem a dizer.

Dizem que o cliente sempre tem razão, mas na verdade, nem sempre ele tem. Independente disso, uma coisa é fato: a voz do seu cliente precisa sempre ser ouvida.
Mesmo em uma época onde o marketing digital impera, ainda não há nada mais eficiente do que o boca a boca de clientes reais. Por essa razão, faz-se extremamente necessário saber o que o seu público tem a dizer.

O primeiro passo é saber quem é seu cliente, do que ele gosta, o que ele faz, em seguida saber os canais que ele mais se comunica para então estabelecer um relacionamento com ele.
Como em qualquer relacionamento, pode ser que nem sempre você vá gostar do que o seu cliente tenha para te dizer, sendo assim, saber ouvir é fundamental para o futuro da relação. Buscar a excelência é um dos principais objetivos de qualquer empreendedor, e saber o que fazer com o feedback recebido pode encurtar, e muito, esse caminho. Um verdadeiro termômetro, a opinião do seu cliente pode tanto levantar como arruinar o seu negócio, portanto aproveite as dicas que seu cliente te dá e dê uma turbinada em sua empresa. A atual facilidade em se comunicar pode ser uma grande aliada para seu estabelecimento, basta usar as ferramentas certas a seu favor, e não precisa ser nenhum gênio do marketing para isso.

Sabendo disso, comece a dar mais atenção não somente ao que seu estabelecimento tem a oferecer, senão que a experiência vivida pelo seu cliente durante sua passagem por lá. Uma boa experiência possibilita a fidelização do cliente, e um cliente fiel percebe e compartilha sua vivência, pois ele percebe o real valor do que está sendo oferecido. Atente-se a maneira que ele é recebido pelos seus funcionários e o tempo que ele aguarda para ser atendido. Use e abuse da pós venda, seja com uma conversa descontraída no momento de pagar a conta, seja através de uma avaliação por escrito ou por meio de recursos de mídias sociais. Saber a opinião do seu cliente pode te antecipar e evitar problemas futuros. Recebeu um comentário negativo? Não se deixe abater, se coloque no lugar dele e avalie seu estabelecimento com uma nova visão. O que te surpreenderia se você estivesse em seu lugar? O que te faria sentir acolhido? O que te faria ter as expectativas superadas? Após análise minuciosa comece a agir da maneira que gostaria de ser tratado. Muitas vezes receber avaliações de clientes possibilita detectar falhas em algum ponto do seu processo e, uma vez detectado onde está o erro, maiores são as chances de consertá-lo. Portanto, comece a ver as críticas negativas como pontos positivos para auxiliar em seu crescimento e desenvolvimento.

Seja grato ao seu cliente, afinal, em um mercado tão competitivo, ele escolheu você. Saiba presentear e valorizar aqueles que são verdadeiros degraus para o seu sucesso. Crie um cartão fidelidade, presenteie com um brinde ou faça uma homenagem a ele em seu perfil, o importante aqui é usar a criatividade e mostrar ao seu cliente a importância que ele tem para você.

Seu cliente deve ser o melhor amigo do seu negócio, portanto, se comunique com ele, crie um relacionamento, desenvolva confiança e valorize essa relação.  Não existe caminho mais certeiro que esse para o sucesso.

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