Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Crie um Relacionamento com o seu Cliente

Neste blog vamos abordar a importância de criar um relacionamento com o seu cliente e como você pode fazer isso. Acompanhe!

Já ouviu aquele ditado: “O cliente sempre tem razão” ? Na verdade, nem sempre ele tem, independente disso, uma coisa é fato – a voz do seu cliente precisa sempre ser ouvida.

Mesmo em uma época onde o marketing digital impera, não há nada mais eficiente do que o boca a boca de clientes reais. Por essa razão, faz-se extremamente necessário, saber o que o público tem a dizer do seu estabelecimento.

Bom atendimento

Um bom atendimento para a maioria das pessoas, pode limitar-se a agir com respeito e educação perante o cliente. Mas, o verdadeiro atendimento que conquista e fideliza, é aquele que ultrapassa as barreiras da normalidade e prova o seu verdadeiro valor ao público.

Isso acontece quando o estabelecimento se coloca no lugar do consumidor e o trata de maneira justa e empática, sempre ressaltando que cada cliente é único e especial.

Tenha sempre em mente que seu estabelecimento não vende apenas pratos, e sim atendimento, ambiente, produtos, recomendações e principalmente – sensações que a experiência em seu restaurante é capaz de proporcionar aos consumidores.

Como se relacionar com o seu cliente?

O primeiro passo é saber quem é seu cliente, do que ele gosta, o que ele faz, em seguida saber os canais que ele mais se comunica, para então, estabelecer um relacionamento com ele.

Como em qualquer relacionamento, pode ser que nem sempre você vá gostar do que o seu cliente tem a dizer. Sendo assim, saber ouvir é fundamental para o futuro da relação.

Buscar a excelência é um dos principais objetivos de qualquer empreendedor, e saber o que fazer com o feedback recebido pode encurtar, e muito, esse caminho.

Um verdadeiro termômetro, a opinião do seu cliente pode tanto levantar como arruinar o seu negócio. Portanto aproveite as dicas para dar uma turbinada em sua empresa.

A atual facilidade em se comunicar pode ser uma grande aliada para seu estabelecimento, basta usar as ferramentas certas a seu favor, e não precisa ser nenhum gênio do marketing para isso.

Sabendo disso, comece a dar mais atenção não somente ao que seu estabelecimento tem a oferecer, senão que a experiência vivida pelo seu cliente durante sua passagem por lá.

Uma boa experiência possibilita a fidelização do cliente, e um cliente fiel percebe e compartilha sua vivência, pois ele percebe o real valor do que está sendo oferecido.

Atente-se a maneira que ele é recebido pelos seus funcionários e o tempo que ele aguarda para ser atendido. Use e abuse da pós-venda, seja com uma conversa descontraída no momento de pagar a conta, através de uma avaliação por escrito ou por meio de recursos de mídias sociais.

A opinião do cliente

Saber a opinião do seu cliente pode antecipar e evitar problemas futuros para o seu restaurante. Recebeu um comentário negativo? Não se deixe abater, coloque-se no lugar dele e avalie seu estabelecimento com uma nova visão.

Faça as seguintes perguntas:

  • a)O que te surpreenderia se você estivesse em seu lugar?
  • b)O que te faria sentir acolhido?
  • c)O que te faria ter as expectativas superadas?

imagem blog relacionamento com o cliente 793 x 305 px - Crie um Relacionamento com o seu Cliente

Após uma análise minuciosa, comece a agir da maneira que gostaria de ser tratado. Muitas vezes, receber avalições de clientes, possibilita detectar falhas em algum ponto do seu processo e, uma vez detectado, maiores são as chances de consertá-lo.

Portanto, comece a ver as críticas negativas como pontos positivos para auxiliar em seu crescimento e desenvolvimento. Seja grato ao seu cliente, afinal, em um mercado tão competitivo, ele escolheu você.

Valorize o seu cliente

Saiba presentear e valorizar aqueles que são verdadeiros degraus para o seu sucesso. Crie um cartão fidelidade, presenteie com um brinde ou faça uma homenagem a ele em seu perfil, o importante é usar a criatividade e mostrar ao seu cliente a importância que ele tem para você.

imagem blog relacionamento com o cliente 2 793 x 305 px - Crie um Relacionamento com o seu Cliente

Seu cliente deve ser o melhor amigo do seu negócio, portanto, se comunique com ele, crie um relacionamento, desenvolva confiança e valorize essa relação.

Para ficar por dentro das novidades e tendências do setor da gastronomia, assine nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais. Conheça os melhores equipamentos em aço inox:

Melhores Equipamentos em Aço Inox