Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Cozinha de Restaurante: veja como fazer a limpeza!

Neste artigo veja como fazer a limpeza na cozinha de restaurante. A limpeza é uma das exigências dos órgãos regulamentadores. Pensando nisso listamos 5 dicas para te ajudar a manter a cozinha do seu restaurante limpa e higienizada. Saiba mais!

Certamente qualquer empreendedor deseja que o seu empreendimento tenha bons resultados, não é mesmo? Oferecer serviços de qualidade sempre será um grande desafio e isso pode ser um diferencial em relação à concorrência.

No ramo gastronômico isso reflete desde a aquisição de insumos ao planejamento do estabelecimento e adquirir equipamentos de qualidade é um passo fundamental. O aço inox proporciona inúmeras vantagens em sua aplicação, sendo que uma das mais importantes, diz respeito à limpeza e higienização.

A limpeza da cozinha de um restaurante é um assunto que merece toda a nossa atenção, pois envolve tanto a gestão do estabelecimento quanto questões biológicas – contaminação por bactérias, fungos, parasitas e vírus.

Para evitar situações mais complexas e problemas com os órgãos regulamentadores, é de suma importância seguir algumas regras da cozinha e ter um cronograma de limpeza e o hábito de sempre lavar os utensílios e bancadas após o uso. Diante desse cenário, listamos 5 dicas importantes que irão te ajudar a manter a limpeza da cozinha do seu restaurante sempre em dia. Confira!

1. Limpeza Diária

O primeiro passo é tornar a limpeza da cozinha um hábito e fazer dessa tarefa uma rotina. Desta forma, o mais indicado é criar um planejamento envolvendo toda a equipe e atribuindo responsabilidades a cada um. É necessário – é claro, que seu estabelecimento tenha uma pessoa ou equipe encarregada exclusivamente para a limpeza, contudo para que nenhum deslize, equipamento ou canto passe despercebido é preciso engajar todos os colaboradores.

Antes e depois de cada expediente, é indispensável a higienização de toda a cozinha: como a geladeira, utensílios (talheres, tábuas, bacias, etc), bancadas aço inox, fogões, área do lixo, pias e equipamentos utilizados no dia a dia (fatiadores, fritadeiras e grelhas), além do chão da cozinha. Isso evitará a proliferação de micro-organismos, bem como o aparecimento de pragas. Se seu estabelecimento abre para almoço e jantar, garanta que a limpeza seja feita também entre os dois períodos.

Muitos equipamentos encontrados em uma cozinha industrial são produzidos em aço inox, este material tem muitos benefícios, como por exemplo, durabilidade incrível, elevada resistência, não absorver nada dos alimentos – como odores, coloração e nem gostos – e ser de fácil higienização. Apesar de não aderir à sujeira em geral, é importante saber exatamente como limpar o aço inox.

2. Limpeza Periódica

Além da limpeza diária, é preciso programar limpezas mais minuciosas, periodicamente. Essa tarefa deve se realizar em todas aquelas partes que não são feitas comumente.

Esse tipo de limpeza inclui: arrastar os móveis, limpar dentro dos armários e gavetas, lavar todos os cantos, estoque, utensílios e equipamentos que não se utilizam com frequência, além de, locais que com o tempo, acumulam gordura, como a coifa, partes do fogão e forno.

A dedetização do ambiente com empresas certificadas deve ser feita de tempos em tempos, assim como o lixo deve ser retirado no mínimo duas vezes ao dia, segundo a vigilância sanitária.

imagem blog cozinha de restaurante 3 793 x 305 px - Cozinha de Restaurante: veja como fazer a limpeza!

3. Equipamentos

Os equipamentos encontrados dentro das cozinhas industriais são projetados para receber um grande volume de ingredientes. Maquinários como fogões, refrigeradores, mesas aço inox, estantesprateleiras e pias inox devem ser bem higienizados ou lavados, caso contrário podem acumular microrganismos prejudiciais à saúde.

A limpeza cozinha deve ser feita com produtos que desinfetem, porém que não deixem muito cheiro, visto que há o contato com os alimentos e utensílios. Além disso, é importante inspecionar os equipamentos diariamente, observando se não existem vestígios de ferrugem, peças descascando ou outros fatores considerados de risco.

As superfícies utilizadas nas bancadas de apoio e manipulação não devem ser porosas, precisam ser livres de buracos, fendas e rachaduras, evitando que acumulem resíduos e umidades. Vale ressaltar que investir em equipamentos de aço inox, com a higienização adequada, garantem equipamentos que não enferrujam e são mais fáceis de limpar.

4. Produtos Adequados

Em alguns equipamentos de aço inoxidável, usados principalmente na indústria alimentícia, produtos químicos agressivos são usados, por exemplo, uma grande quantidade de cloro. O produto deve ser preparado em concentração suficiente para não causar corrosão, além de ser retirado por completo. Não há dúvidas de que o enxágue é uma parte essencial da limpeza destes equipamentos.

Use as ferramentas corretas de limpeza: panos de microfibra, esponjas de nylon ou bem suaves, colheres e espátulas de plástico, borracha ou silicone são ideais. Tudo que for mais macio possível para não machucar a superfície dos equipamentos e não causar ranhuras.

imagem blog cozinha de restaurante limpeza 1 793 x 305 px - Cozinha de Restaurante: veja como fazer a limpeza!

Já nas louças e utensílios, após a lavagem e enxágue, o indicado é mergulhá-los em água fervente por 15 minutos, certificando que não haverá mais nenhum resíduo.

Um erro típico que os funcionários cometem ao limpar as cozinhas dos restaurantes é limpar os equipamentos de processamento de alimentos antes de limpar o chão. Embora a limpeza do piso no final possa parecer intuitiva, partículas de sujeira e bactérias no piso da cozinha podem realmente voar e pousar em diversos lugares, como suprimentos de alimentos e equipamentos da cozinha.

5. Legislação

Para quem trabalha na produção de alimentos, sabe que existem uma série de exigências que devem se levar em consideração referente a segurança na cozinha do seu empreendimento.

Se você já investiu ou pretende investir em um estabelecimento comercial gastronômico como: restaurantes, bares, pizzarias, pubs, panificadoras, hotéis entre outros capazes de produzir e/ou comercializar alimentos, deve por lei cadastrar o seu negócio na Vigilância Sanitária do município estabelecido.

Este serviço é de suma importância, pois trata-se de uma regulamentação sanitária concedida através da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que atua rigorosamente nas condições de higienização das instalações, equipamentos e utensílios durante as fases de manipulação, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte, até a fase de exposição dos alimentos à venda, ou seja, todo o processo e caminho percorrido pelo produto até chegar ao consumidor.

Um estabelecimento pode receber a visita de técnicos de inspeção a qualquer momento, inclusive se o local sofrer denúncia, por isso, para evitar multas previstas em lei e adquirir má reputação, mantenha o seu estabelecimento de acordo com as normas da vigilância sanitária.

Cuidar de um negócio nunca é uma situação fácil, é necessário ponderar sobre todas as opções disponíveis e avaliar todos os possíveis cenários. Entender os cuidados essenciais para que o seu ambiente possa manter boa qualidade de higiene e estar dentro das normas de Vigilância Sanitária é garantia de sucesso para seu negócio.

Referência no comércio eletrônico de Equipamentos Comerciais e Industriais em Aço Inoxidável, a Loja Brazil oferece as melhores opções para seu estabelecimento. Siga-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo. Para conhecer nossos produtos, clique no botão abaixo:

Melhores Equipamentos em Aço Inox