Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Consequências de uma Má Alimentação

Você sabia que a alimentação inadequada é uma das principais causas de morte no mundo?

A alimentação inadequada é uma das principais causas de morte no mundo. Além disso, também está relacionada ao desenvolvimento de doenças e problemas de saúde, como obesidade e sobrepeso, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

Cuidar melhor do que consumimos todos os dias deve ser uma questão de preocupação crescente, especialmente depois de provar que a má alimentação é responsável por inúmeras mortes em todo o mundo.

Quais os principais sinais e sintomas da má alimentação?

Para mostrar que algo está errado, o corpo geralmente envia vários sinais de alerta. Isso geralmente acontece quando comemos algo que não é saudável e podemos sentir um estômago pesado e um certo desconforto.

A alimentação inadequada pode levar ao desenvolvimento de doenças e agravantes à saúde, tais como:

  • Obesidade e sobrepeso: devido ao excessivo consumo de gorduras, açúcares e proteína;
  • Doenças cardiovasculares: resultante ao excesso de sal e sódio na comida;
  • Câncer: consequência do excesso de gordura no organismo produzindo hormônios em excesso que provocam danos às células;
  • Diabetes tipo 2: exagero em comidas doces e com muita farinha.

Por outro lado, não comer alimentos suficientes também pode ter um impacto negativo à saúde. Com o tempo, uma dieta pouco saudável se tornará aparente por meio de sinais e sintomas, sendo: mau hálito, queda de cabelo, baixa imunidade, constipação, mal-estar, cansaço, diarreia, irritabilidade entre outros.

Em relação ao consumo de gorduras e açúcares, conclui-se que são extremamente prejudiciais à saude, porém, não são os princiapais causadores de doenças. O que é mais determinante para o aumento dos casos de morte por alimentação inadequada é a falta dos alimentos saudáveis para o corpo.

Uma má alimentação resulta em uma dieta desequilibrada carente em ingestão daquilo que o nosso corpo realmente necessita – frutas, verduras, legumes, cereais e grãos, além de ter o consumo excessivo das chamadas gorduras ruins, sódio e açúcares.

O mais importante é desenvolver hábitos alimentares saudáveis para mudar de vida, tornando o consumo de alimentos industrializados, com excesso de açúcar, sódio ou gordura, uma exceção.

Conheça 5 dicas para ter uma vida mais saudável:

  • Consumir cinco porções por dia entre frutas, verduras e legumes;
  • Deixar o prato, o mais colorido possível;
  • Beber bastante água ao longo do dia;
  • Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos industrializados;
  • Fazer exercícios físicos.

Ter uma boa alimentação e combiná-la com a prática regular de atividades físicas, aumenta a qualidade de vida e o seu bem estar, contribuindo na prevenção de diversas doenças.

 

Continue acompanhando nosso Blog e fique sempre por dentro das principais tendências gastronômicas do setor!