Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Consequências de uma alimentação do tipo fast food

Dentre as consequências de uma alimentação do tipo fast food estão algumas doenças. Acompanhe nosso blog e entenda como evitar isso:

Cuidar melhor do que consumimos todos os dias, deve ser uma questão de preocupação crescente, especialmente se tivermos consciência que a má alimentação é responsável por inúmeras doenças e mortes em todo o mundo.

A alimentação do estilo fast food, é caracterizada por alimentos ricos em carboidratos simples, sal, gordura e conservantes artificiais. Após a ingestão desses alimentos, o organismo passa por um estado de êxtase pelo efeito do açúcar no cérebro e em seguida sofre consequências mais graves como hipertensão, doenças cardíacas e obesidade.

Os segmentos de fast food ocupam uma grande posição e estão no topo dos mais consumidos em todo o mundo, isso se dá ao custo e a praticidade das refeições que alinhado a rotina dos consumidores, torna-se a maneira mais viável. A principal característica desse tipo de alimentação é seu valor calórico – compostos por alimentos como sanduíches, hambúrgueres, pizzas, batatas fritas, milk shakes e sorvete.

Consequências da comida fast food

Para mostrar que algo está errado, o corpo geralmente envia vários sinais de alerta. Isso geralmente acontece quando comemos algo que não é saudável e podemos sentir um estômago pesado e um certo desconforto. A alimentação inadequada pode levar ao desenvolvimento de doenças e agravantes à saúde, tais como:

  • Obesidade e sobrepeso: devido ao excessivo consumo de gorduras, açúcares e proteína;
  • Fadiga: por excesso de carboidratos;
  • Doenças cardiovasculares: resultante ao excesso de sal e sódio na comida;
  • Aumento no colesterol: devido as gorduras trans;
  • Espinhas: com o aumento do açúcar no sangue podem surgir acnes;
  • Inchaço: o excesso de sal causa retenção de líquidos;
  • Câncer: consequência do excesso de gordura no organismo produzindo hormônios em excesso que provocam danos às células;
  • Diabetes tipo 2: exagero em comidas doces e com muita farinha.

imagem blog alimentacao fast food 1 793 x 305 px - Consequências de uma alimentação do tipo fast food

O consumo frequente de fast food traz muitos prejuízos à saúde a longo prazo, sendo importante melhorar os hábitos alimentares e ter uma rotina de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividade física.

Reações ao ingerir fast food

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin – Tua Saúde (2021), o nosso organismo passa por uma série de reações no período de 1 hora após consumir fast food – hambúrguer.

  • Euforia (10 minutos): a caloria presente no alimento, causa uma sensação de segurança no cérebro. Isso porque, nosso cérebro foi feito de forma a pensar que quanto mais caloria tiver para armazenar, mais segurança poderá dar ao organismo em possíveis tempos de escassez de alimentos.
  • Pico de glicemia (20 minutos): os pães de fast foods contém xarope de frutose, esse tipo de açúcar entra rapidamente na corrente sanguínea e eleva a glicemia. Esse pico de glicemia no sangue leva à produção do neurotransmissor dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem estar.
  • Pico de pressão (30 minutos): geralmente os alimentos fast food são ricos em sódio. O sódio estará em excesso na corrente sanguínea e os rins irão ter que eliminar mais água para reduzir esse excesso. Isso causa desidratação, que muitas vezes é confundida com fome e uma nova vontade de comer mais fast food.
  • Vontade de comer mais (40 minutos): sempre que o açúcar no sangue baixa, ocorre o disparo de sinais que indicam que o organismo está com fome, pois seus níveis de açúcar precisam ser repostos com mais comida. Logo após a ingestão do sanduíche, a glicemia aumenta e o organismo é obrigado a liberar hormônios que fazem o açúcar no sangue baixar, a fim de controlar o pico de açúcar que houve.
  • Digestão Lenta (60 minutos): normalmente, o corpo demora de 1 a 3 dias para digerir completamente uma refeição. Já no que diz respeito a fast food, por ser rico em gordura, conservantes e gorduras trans, a digestão leva mais de 3 dias, e a gordura trans contida nele pode demorar até 50 dias para ser processada. Esse tipo de gordura é o mais relacionado a problemas cardíacos, obesidade, câncer e diabetes.

5 dicas para uma vida mais saudável

Para ter uma melhor qualidade de vida, o mais importante é desenvolver hábitos alimentares saudáveis, tornando o consumo de alimentos industrializados, com excesso de açúcar, sódio ou gordura, uma exceção. Conheça 5 dicas para ter uma vida mais saudável:

infografico teste blog - Consequências de uma alimentação do tipo fast food

Ter uma boa alimentação e combiná-la com a prática regular de atividades físicas, aumenta a qualidade de vida e o seu bem estar, contribuindo na prevenção de diversas doenças.

A alimentação é a principal fonte dos nutrientes necessários para o correto funcionamento do organismo. A escolha do que colocamos no prato, faz toda a diferença para o sistema de defesa.

Continue acompanhando nosso Blog e fique sempre por dentro das principais tendências gastronômicas do setor. Confira nossas redes sociais e conheça os melhores equipamentos em aço inoxidável, clicando no botão abaixo:

Equipamentos em Aço Inox