Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como prevenir a ferrugem no aço inoxidável?

O aço inoxidável é resistente, mas não é estático, é a manutenção que garantirá maior durabilidade dos equipamentos.

O aço inoxidável é amplamente utilizado na criação de diversos materiais, inclusive na indústria gastronômica. É um tipo de aço que contém mais de 11% de crômio, responsável por criar uma película protetora contra a corrosão, possibilitando sua resistência à oxidação. No entanto, a manutenção e os cuidados são fundamentais para sua durabilidade.

Quando se refere aos metais, o aço inoxidável é um termo muito comentado e muitas vezes usado para descrever vários tipos diferentes de metais. Os dois metais de aço inoxidável geralmente mais utilizados, são o 201 e o 304.

Além dos demais minérios de cada tipo de aço, o aço inoxidável se baseia na combinação de ferro e crômio. Dependendo de certas condições, como alta temperatura, tempo de exposição a produtos químicos etc., o aço inoxidável ficará mais sujeito à ferrugem. Os substratos podem apresentar pequenos defeitos nas áreas microscópicas expostas ao oxigênio do ar, ou seja, propensos à oxidação.

Foram desenvolvidos diversos tipos de aços inoxidáveis, cada um com características muito especiais, visando desenvolver diversos tipos de equipamentos e produtos, desde utensílios de cozinha até tanques industriais, passando por decoração e equipamentos para a indústria de diversos segmentos.

Os equipamentos produzidos de aço inox, não interferem nas propriedades dos produtos nele manuseados, garantindo assim um alto padrão de qualidade. Uma medida fundamental para garantir a durabilidade destes equipamentos é realizar a limpeza periódica.

Mesmo sob condições adversas de contaminação ou objetos estranhos, a superfície de aço inoxidável pode ser facilmente limpa. No entanto, às vezes, dependendo de sua natureza, certos contaminantes podem ser mais difíceis de remover.

  • O aço inoxidável pode apresentar qualquer tipo de ferrugem, não pela sua qualidade e resistência, mas pelo seu uso impróprio, ou mesmo, métodos de limpeza e manutenção inadequados.

Soluções para limpeza e esterilização

Antes de mais nada, é muito importante alertar para o uso impróprio de produtos. Não utilizar produtos de limpeza abrasivos ou pontiagudos, pois podem arranhar a superfície. Não é aconselhável o uso de esponjas e escovas, visto que, irão ocasionar ranhuras e consequentemente acúmulo de umidades.

Se tiver um acabamento fosco, pode não ser perceptível a área arranhada, diferente de um acabamento polido. É importante se atentar ao tipo de aço adquirido e se necessário perguntar ao fabricante qual produto de limpeza indicado para manutenção.

Em alguns equipamentos de aço inoxidável, usados principalmente na indústria alimentícia, produtos químicos agressivos são usados, por exemplo, uma grande quantidade de cloro. O produto deve ser preparado em concentração suficiente para não causar corrosão, além de ser retirado por completo. Não há dúvidas de que o enxágue é uma parte essencial da limpeza destes equipamentos.

O aço inoxidável é fácil de limpar, normalmente basta usar sabão ou detergente neutro com água fria ou morna, depois enxaguar com água limpa e secar com pano macio e de fácil absorção. Apenas isso será o suficiente para limpar com eficácia o material.

Produtos químicos e ácidos

O ácido e certos produtos químicos são prejudiciais ao aço inoxidável e devem ser evitados. Agentes de branqueamento podem ser usados esporadicamente, desde que sejam diluídos em água fria ou morna.

Embora esse seja o hábito de clarear tudo, aço inoxidável e cloro não se misturam a longo prazo. Portanto, deve-se evitar usar água sanitária para limpeza de equipamentos deste material. É necessário lembrar que a água sanitária pode ser incluída em diversos tipos de produtos de limpeza.

Produtos de limpeza abrasivos, como saponáceos ou polidores, são extremamente prejudiciais ao aço inoxidável, pois removem a película de crômio, ocasionando pontos de oxidação.

Em contato prolongado com o aço inoxidável, até mesmo sal em alta concentração dos alimentos pode danificar a camada de crômio. Ao usar equipamentos de aço inoxidável, evite altas temperaturas.

Contato com o Aço Comum

Equipamentos de aço inoxidável não devem ser mantidos em contato com aço comum por muito tempo, especialmente em ambientes úmidos. Mesmo a lã de aço simples enferruja no aço inoxidável após um contato prolongado. Esses produtos deixam pequenas partículas na superfície do aço e, inevitavelmente, essas partículas começam a corroer e manchar a superfície.

Poeira e sujeira depositadas na superfície do aço inoxidável, especialmente em áreas do litoral ou dentro de indústrias, podem absorver poluentes corrosivos. A evaporação e a concentração podem mostrar manchas de ferrugem.

  • O aço inoxidável é resistente, mas não é estático, é a manutenção que garantirá maior durabilidade dos equipamentos.

Conclusão

O aço inoxidável é um produto versátil com uma combinação perfeita de propriedades mecânicas e de corrosão. Portanto, se a manutenção adequada for realizada, ela durará vários anos.

Além de ser ecologicamente correto, reciclável, higiênico e visualmente atraente, todas essas propriedades significam que é o material ideal para o uso de equipamentos a longo prazo.

O aço inoxidável possui resistência à corrosão, por isso é durável e de baixo custo de manutenção. Nenhum revestimento ou pintura é necessário e a manutenção normalmente requer apenas uma limpeza ocasional.

Ao considerar os custos iniciais, o aço inoxidável nem sempre é o material mais barato. No entanto, a durabilidade e facilidade de manutenção excede o custo de aquisição. Portanto, é a opção mais viável na comparação de custos do ciclo de vida.

A manutenção regular é essencial para garantir a durabilidade de qualquer produto ou equipamento produzido de aço inoxidável. Uma solução de sabão neutro deve ser usada para a limpeza e o equipamento deve ser enxaguado e seco para garantir que não apareçam manchas de ferrugem. Essa recomendação é válida desde tanques de aço inoxidável até equipamentos da indústria química, farmacêutica ou alimentícia.

A secagem após a limpeza é muito importante para ajudar a prevenir a formação de resíduos e as manchas de ferrugem, principalmente em áreas litorâneas onde a salinidade do ar é maior do que no interior.

Referência no comércio eletrônico do segmento de Equipamentos Comerciais e Industriais, a Loja Brazil oferece as melhores opções em Aço Inox.