Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como Organizar os Equipamentos em sua Cozinha

A cozinha industrial requer muito planejamento para elaborar seu layout. Neste blog você vai saber como organizar os equipamentos em sua cozinha. Acompanhe!

Atividades voltadas ao fornecimento de refeições, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, o que por sua vez, tem atraído muitos investimentos neste setor. No entanto, para que o estabelecimento alcance o sucesso, é preciso planejar o projeto de cozinha industrial corretamente.

O espaço destinado aos processos de fornecimento de refeições, precisa comportar grandes equipamentos, como refrigeradores, fornos, fogões, mesas, estantes, pias, coifas entre outros.

Órgãos sanitários nacionais e internacionais, indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável, por oferecerem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de maior durabilidade e facilidade na limpeza.

Fluxo de trabalho e suas etapas

Ao começar a montar a planta ou o layout de uma cozinha industrial, é preciso pensar no fluxo de trabalho e suas etapas:

  • 1 Recebimento dos produtos: local destinado exclusivamente à entrega e conferência das matérias-primas pelos fornecedores. Bem como, onde deve ser feita a triagem e a pré-higienização dos alimentos.
  • 2 Estoque e armazenamento: utilizado para armazenar todas as matérias-primas, sempre em temperaturas adequadas a cada tipo e controlar a saída de estoque. É nele que devem ficar equipamentos como freezers, geladeiras, câmaras frias, armários para armazenamento a seco, estantes e prateleiras.
  • 3 Preparo e cocção: primeiras etapas de manipulação, onde os produtos são descascados, cortados e os temperos produzidos para então serem preparados, até a finalização. Local onde ficam mesas, bancadas de manipulação e os fogões industriais.
  • 4 Distribuição e apresentação: local destinado aos pratos já finalizados, para então serem distribuídos. Ideal para bancadas e passa pratos.
  • 5 Limpeza e manutenção do ambiente: área de higienização de panelas, louças e utensílios utilizados.

Para ter bons resultados, é imprescindível saber como organizar a cozinha do restaurante. Isso é fundamental para manter a ordem, qualidade e evitar problemas. Devido ao material não poroso, o aço inox se encaixa perfeitamente em ambientes onde exigem cuidados maiores quanto a higienização, que é o caso das cozinhas industriais.

A cozinha industrial, é um ambiente delicado que requer muito planejamento, é comum faltar espaço e sobrar utensílios, por falta de organização. Aliado a tudo isso, existem soluções tanto em equipamentos quanto em acessórios capazes de resolver esses problemas. Tudo muito simples e eficiente.

Prateleiras e Estantes

Uma ótima maneira de armazenar os produtos na cozinha de um restaurante é por meio de estantes ou prateleiras. Vale ressaltar, que o aço inoxidável para este segmento é o que proporciona maior eficácia.

imagem blog organizar equipamentos cozinha 793 x 305 px - Como Organizar os Equipamentos em sua Cozinha

É possível armazenar os itens por categorias diferentes, para cada segmento. É importante respeitar a temperatura de armazenamento indicada para cada produto. Outro diferencial do aço inox, por se tratar de um material que não altera sabor, aroma e nem cor dos alimentos e suportando tanto baixas quanto elevadas temperaturas.

Dicas para organizar a cozinha do restaurante

Saiba como manter tudo organizado dentro da cozinha e assim aumentar a produtividade de sua equipe:

  • Ter espaço adequado para o fluxo da equipe e dos equipamentos na cozinha;
  • Especificar os cargos de cada um com suas respectivas funções;
  • Ter alguém que fique responsável por auxiliar na organização das bancadas;
  • Atribuir ordem a estação de trabalho, sendo cada um responsável pela limpeza e organização do seu espaço;
  • Separar os ingredientes com latas rotuladas, contendo nome, prazo de validade e data de fabricação, a fim de agilizar o processo;
  • Organizar os depósitos e geladeiras por categorias de alimentos, assim como os utensílios de cozinha, e colocá-los em um local conveniente e acessível;
  • Ao utilizar os ingredientes, os mesmos devem ser postos de volta no lugar;
  • Determinar rotinas de fluxo no processo de pedido e preparação;
  • Os pedidos podem ser feitos no balcão do estabelecimento ou por aplicativo móvel, a cozinha receberá todas as informações necessárias para o fornecimento dos pratos.

Como todos sabemos, em uma cozinha profissional, é fundamental equipamentos diversos e outros utensílios industriais. Porém, é necessário investir em equipamentos mais duráveis para um melhor desempenho, sendo o aço inoxidável o mais recomendado.

Os equipamentos encontrados dentro das cozinhas industriais também são projetados para receber um grande volume de ingredientes. Os maquinários devem ter boa procedência e atender as exigências necessárias para garantir refeições saudáveis e com padrão de qualidade.

Se você está pensando em equipar sua cozinha com produtos de qualidade, a Loja Brazil, atua há mais de 10 anos no segmento, oferecendo as melhores soluções em Aço Inox para o seu Negócio. Clique no botão abaixo e conheça nossos produtos!

Site Loja Brazil