Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como organizar os equipamentos em sua cozinha

A cozinha industrial, é um ambiente delicado que requer muito planejamento, é comum faltar espaço e sobrar utensílios, por falta de organização.

Atividades voltadas ao fornecimento de refeições, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, o que por sua vez, tem atraído muitos investimentos neste setor. No entanto, para que o estabelecimento alcance o sucesso, é preciso planejar o projeto de cozinha industrial corretamente.

O espaço destinado aos processos de fornecimento de refeições, precisa comportar grandes equipamentos, como refrigeradores, fornos, fogões, mesas, estantes, pias, coifas entre outros.

Órgãos sanitários nacionais e internacionais, indicam a utilização de materiais como o aço inoxidável, por oferecerem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de maior durabilidade e facilidade na limpeza.

Ao começar a montar a planta ou o layout de uma cozinha industrial, é preciso pensar no fluxo de trabalho e suas etapas:

• Recebimento dos produtos: local destinado exclusivamente à entrega e conferência das matérias-primas pelos fornecedores. Tal como, onde deve ser feita a triagem e a pré-higienização dos alimentos.
• Estoque e armazenamento: utilizado por armazenar todas as matérias-primas, sempre em temperaturas adequadas a cada tipo, bem como, controlar a saída de estoque. É nele que devem ficar equipamentos como freezers, geladeiras, câmaras frias, armários para armazenamento a seco, estantes e prateleiras.
• Preparo e cocção: primeiras etapas de manipulação, onde os produtos são descascados, cortados, os temperos produzidos para então serem preparados, até a finalização. Local onde ficam mesas, bancadas de manipulação e os fogões industriais.
• Distribuição e apresentação: local destinado aos pratos já finalizados, para então serem distribuídos. Ideal para bancadas e passa pratos.
• Limpeza e manutenção do ambiente: área de higienização de panelas, louças e utensílios utilizados. Devido ao material não poroso, o aço inox se encaixa perfeitamente nos ambientes onde exigem cuidados maiores quanto a higienização, que é o caso das cozinhas industriais.

Para ter bons resultados, é imprescindível saber como organizar a cozinha do restaurante. Isso é fundamental para manter a ordem, qualidade e evitar problemas.

A cozinha industrial, é um ambiente delicado que requer muito planejamento, é comum faltar espaço e sobrar utensílios, por falta de organização. Aliado a tudo isso, existem soluções tanto em equipamentos quanto em acessórios capazes de resolver esses problemas. Tudo muito simples e eficiente.

Prateleiras e Estantes

Uma ótima maneira de armazenar os produtos na cozinha de um restaurante é por meio de estantes ou prateleiras. Vale ressaltar, que o aço inoxidável para este segmento é o que proporciona maior eficácia.

É possível armazenar os itens por categorias diferentes, para cada segmento. É importante respeitar a temperatura de armazenamento indicada para cada produto. Outro diferencial do aço inox, por se tratar de um material que não altera sabor, aroma e nem cor dos alimentos e suportando tanto baixas quanto elevadas temperaturas.

Dicas para organizar a cozinha do restaurante

Saiba como manter tudo organizado dentro da cozinha e assim aumentar a produtividade de sua equipe:

• Ter espaço adequado para o fluxo da equipe e dos equipamentos na cozinha;
• Especificar os cargos de cada um com suas respectivas funções;
• Ter alguém que fique responsável por auxiliar na organização das bancadas;
• Atribuir ordem a estação de trabalho, sendo cada um responsável pela limpeza e organização do seu espaço;
• Separar os ingredientes com latas rotuladas, contendo nome, prazo de validade e data de fabricação, a fim de agilizar o processo;
• Organizar os depósitos e geladeiras por categorias de alimentos, assim como os utensílios de cozinha, e colocá-los em um local conveniente e acessível;
• Ao utilizar os ingredientes, os mesmos devem ser postos de volta no lugar;
• Determinar rotinas de fluxo no processo de pedido e preparação;
• Os pedidos podem ser feitos no balcão do estabelecimento ou por aplicativo móvel, a cozinha receberá todas as informações necessárias para o fornecimento dos pratos.

Como todos sabemos, em uma cozinha profissional, é fundamental equipamentos diversos e outros utensílios industriais. Porém, é necessário investir em equipamentos mais duráveis para um melhor desempenho, sendo o aço inoxidável o mais recomendado.

Os equipamentos encontrados dentro das cozinhas industriais também são projetados para receber um grande volume de ingredientes. Os maquinários devem ter boa procedência e atender as exigências necessárias para garantir refeições saudáveis e com padrão de qualidade.

 

Se você está pensando em equipar sua cozinha com produtos de qualidade, a Loja Brazil atua a mais de 8 anos no segmento, oferecendo as melhores soluções em Aço Inox para o seu Negócio!